Aprovada em 3° lugar no concurso SEPLAG-CE para o cargo de Analista de Gestão Pública - Área de Atuação: Governança e Gestão Corporativa
Concursos Públicos“Além do principal, que é não desistir, acho que também é importante compreender, de fato, o que você quer para a sua vida, os objetivos que você deseja alcançar e se basear nisso para obter a disciplina e a motivação necessária”
Confira a nossa entrevista com Cleidiane Raposo Sousa, aprovada em 3° lugar no concurso SEPLAG-CE para o cargo de Analista de Gestão Pública – Área de Atuação: Governança e Gestão Corporativa:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Cleidiane Raposo Sousa: Sou formada em Administração, tenho 28 anos e sou de Campina Grande/Paraíba. Sou casada e tenho uma filha de 3 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Cleidiane: Entre 2014 e 2021, fiz algumas provas de concursos, mas não estudava e nem me interessava muito sobre esse universo. Fazia apenas por fazer. Porém, após o nascimento da minha filha, em 2020, senti a necessidade de buscar uma melhor qualidade de vida para mim e para a minha família. Comecei a pesquisar algumas atividades que poderia fazer, mas só em 2022 que, efetivamente, comecei a estudar para concursos. Nesse período, lembrei de um professor de Direito Tributário, da Universidade que estudei, que também era Auditor Fiscal da Receita Federal. Fui pesquisar sobre a carreira e o concurso desse cargo e iniciei, de fato, a minha jornada nos concursos em março de 2022 direcionada para o concurso da Receita Federal.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Cleidiane: Durante um período, enquanto estudava para outros concursos, eu trabalhava e estudava. Porém, especialmente na preparação para a Seplag CE, eu, teoricamente, apenas estudei. Entretanto, na realidade, também conciliei com minha vida de mãe, principalmente por ter uma filha ainda tão pequena que não entendia o que eu estava fazendo. Nesse período, eu acordava mais cedo para estudar antes dela acordar e contei com auxílio do meu esposo e familiares que me ajudaram muito em dar atenção para ela e me proporcionar um tempo de estudo maior.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Cleidiane: Fui aprovada em 44ª posição para Técnico de Bens e Suprimentos no PSP 2023.2 da Petrobras e, no momento, estou em 3º lugar para Analista de Gestão Pública – Área de Atuação: Governança e Gestão Corporativa da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (SEPLAG-CE). Caso a minha posição atual no concurso da SEPLAG, que está na fase de títulos, seja mantida, não pretendo mais continuar estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Cleidiane: Sempre busquei um equilíbrio entre os estudos e a vida social. Abri mão de alguns momentos em família e com amigos para estudar, mas nada radical. Acredito que o descanso também faz parte do estudo, pois não é fácil manter a saúde emocional durante essa fase. Então, sempre me programei para cumprir todas as minhas metas nos estudos e conseguir um tempinho para curtir a minha família e amigos no final de semana e datas comemorativas.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Cleidiane: Sim, eles compreendiam o processo que eu estava passando. Grande parte do meu material de estudo foi financiado por familiares que me ajudaram financeiramente para tornar esse sonho em realidade, além do apoio moral e da ajuda que tive com relação a atenção e cuidado com a minha filha, para que eu pudesse estudar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Cleidiane: Para o concurso da SEPLAG-CE, eu foquei desde o mês de maio até a data da prova, em julho. Mas toda a minha base de 2 anos de estudo, foi fundamental para alcançar este resultado. Para manter a disciplina, eu sempre fazia o meu planejamento semanal para que eu já soubesse o que ia estudar e tentava o máximo reduzir as distrações, como o uso excessivo de redes sociais. Além disso, limitei a quantidade de séries que assistia e sempre procurei dormir cedo para estudar com a mente descansada. Acredito que o principal da disciplina é fazer o que precisa ser feito, sem pensar muito se você gosta ou não daquela matéria ou se você está com vontade ou não de estudar.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Cleidiane: Durante a preparação, usei bastante o material em PDF. Apenas em disciplinas da área de exatas, que prefiro as videoaulas. Para mim, a principal diferença é que eu consigo absorver mais lendo do que assistindo, a velocidade com que eu concluo um assunto com o PDF é maior. Entretanto, em disciplinas que envolvem cálculo, eu preciso ver o professor explicando e fazendo os exercícios para entender a matéria.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Cleidiane: Conheci o Estratégia através do Instagram. Na época, estava pesquisando pelo concurso da Receita Federal e apareceu um anúncio. Após pesquisar um pouco, decidi assinar o Estratégia Concursos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Cleidiane: Não, o material do Estratégia foi o primeiro que adquiri.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Cleidiane: O material do Estratégia possui uma qualidade muito boa, além de ser constantemente atualizado. Os professores estão sempre acompanhando as tendências das bancas e dando muitas dicas importantes, que me ajudaram diversas vezes nas provas que fiz.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Cleidiane: Eu montei uma planilha que continha o meu planejamento semanal e meu desempenho nas disciplinas, para que eu pudesse controlar o que eu já tinha estudado e aquelas matérias que eu não estava indo bem. Eu estudava, em média, 6 horas por dia. Agora, no pós edital da SEPLAG-CE, como eu já estava apenas revisando algumas matérias, conseguia estudar 6 ou 7 disciplinas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Cleidiane: Eu fazia revisões por questões e também montei os meus próprios resumos das disciplinas básicas, que não abrangiam completamente a disciplina em si, mas que eram baseados apenas nas questões que eu errava. Também procurava revisar mais os assuntos que tinha mais dificuldade e que tinham maior peso na prova.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Cleidiane: Para mim, a resolução de questões é fundamental e foi a minha principal forma de estudo após concluir a parte teórica, porém, mais importante ainda foi controlar os meus resultados para entender as matérias e assuntos que eu errava mais ou até mesmo aqueles mais cobrados. Na minha trajetória desses 2 anos, fiz em torno de 17 mil questões, especificamente na minha preparação para a SEPLAG-CE foram em torno de 5.600 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Cleidiane: Inicialmente, eu tive muita dificuldade com Português e Administração Financeira e Orçamentária, mas recorrendo as videoaulas e, com muita insistência nas questões e revisões, consegui, aos poucos, melhorar o meu rendimento nessas disciplinas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Cleidiane: Na semana da prova, eu direcionei os meus estudos para a resolução de questões que eu havia errado e que eram de assuntos relevantes, além de recorrer aos meus resumos, da leitura de lei seca para alguns tópicos do edital e do treino para a prova discursiva. No dia pré-prova, eu tentei descansar ao máximo, mas também assisti a Revisão de Véspera do Estratégia, que foi disponibilizada no Youtube.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Cleidiane: A primeira parte da minha preparação foi revisar os tópicos que faltavam dos conteúdos que eram passíveis de cobrança na discursiva. Depois, comecei a treinar, de fato, com temas anteriores da banca, temas sugeridos no curso do Estratégia e também criei temas com base em questões objetivas dos assuntos mais cobrados da banca.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Cleidiane: O meu principal erro, foi não controlar o meu desempenho no início da preparação. Eu não conseguia identificar os assuntos que eu errava mais, pois só anotava o índice de acertos/erros da disciplina de forma geral. Como acertos, eu identifico a forma equilibrada com que lidei com essa caminhada, sem radicalismos, pois apesar de precisar abrir mão de momentos com a família e amigos, eu tentava, sempre que possível, estar presente e curtir a vida fora dos estudos, pois isso também fazia parte do meu desempenho. Levando em consideração, claro, se as minhas metas semanais estavam em dia, para que eu pudesse ter o convívio social, sem consciência pesada.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Cleidiane: Sim, pensei em vários momentos em desistir. Muitas vezes, o cansaço mental é muito grande, mas, na verdade, eu não via uma alternativa melhor para a minha vida. A melhor opção para a minha realidade, era o concurso público. Então, a minha maior motivação era a qualidade de vida tanto para mim, quanto para a minha família, além da sensação de dever cumprido.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Cleidiane: Além do principal, que é não desistir, acho que também é importante compreender, de fato, o que você quer para a sua vida, os objetivos que você deseja alcançar e se basear nisso para obter a disciplina e a motivação necessária, pois não é uma jornada fácil, mas o resultado é incrível. Faça tudo valer a pena!