Aprovado em 11° lugar para Ciências Contábeis no concurso da Prefeitura de São Paulo
Concursos Públicos“O principal conselho que daria para quem está começando agora até já citei. Estude 5 ou 6 disciplinas somente, crie uma base forte nelas […]”
Confira nossa entrevista com Claudio Brandão Miranda, aprovado em 11° lugar para Ciências Contábeis no concurso da Prefeitura de São Paulo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Claudio Brandão Miranda: Sou Cláudio Brandão Miranda, advogado e contador, moro em Teresina-PI e tenho 35 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Claudio: Logo que me formei, passei a trabalhar como advogado no escritório em que eu estagiava e trabalhei um ano aproximadamente até decidir estudar para concurso.
Após esse tempo, percebi que precisava de algo mais certo para que eu pudesse arriscar mais na advocacia. E foi aí que decidi estudar para concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Claudio: Eu tive o privilégio de somente estudar. Porém, isso te coloca mais pressão. Se fosse para voltar no tempo, não sei se faria isso novamente.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Claudio: Fui aprovado no concurso da Prefeitura de São Paulo para o cargo APDO – Ciências Contábeis na 11º colocação.
Fui aprovado também na Prefeitura de Teresina-PI para o cargo de Fiscal de Serviços Públicos na 35º colocação e no Tribunal de Contas de Alagoas na 35º colocação, mas esses foram fora das vagas.
Pretendo continuar estudando, mas a partir de agora irei avaliar os concursos que irei fazer e não prestar todos como antes.
Estratégia: Como era sua vida social durante apreparação para concursos?
Claudio: Nunca fui baladeiro, portanto, essa questão não me atrapalhou. Mas jamais deixei de ter contato com a família e amigos. Eles são importantes para desviar o foco um pouco
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Claudio: Minha família me apoiou bastante e sentia que eles confiavam em mim.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Claudio: Direcionado para o último concurso, estudei somente no pós edital, mas a minha caminhada foi longa até a primeira aprovação dentro das vagas. Foram 8 anos.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Claudio: PDF e video aulas do Reta Final.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Claudio: Através da indicação de outros alunos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Claudio: Claro. O Estratégia Concursos é o melhor curso para concursos do Brasil.
O diferencial que encontrei foi que, além dos PDFs, o Estratégia possui excelentes materiais de revisão, como o Reta final, Passo Estratégico e Trilha Estratégica, que ajudam o aluno a organizar seus estudos e revisar dias antes da prova.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Claudio: Como estudo há um tempo, meu plano de estudos foi dividido em revisão por questões das matérias que já tinha conhecimento e estudo das que não tinha, bem como da legislação.
Estudo entre 3 a 4 matérias por dia e em média 6 horas líquidas por dia.
É preciso manter a constância, e quando eu estudava mais que isso, no outro dia não conseguia render como antes, então decidi fixar esse tempo, até porque, como já disse, estudo há muito tempo e a concentração e foco já não são os mesmos.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Claudio: Revisão sempre por questões e aulas da reta final do Estratégia antes da prova.
Eu tenho resumos de umas matérias. Quando estou fazendo questões e erros, gosto de anotar a explicação e a dica ou bizu, caso tenha, para fixar e não errar mais.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Claudio: Essencial.
Ao longo de 8 anos de estudos, foram 47151 questões resolvidas. Acabei de olhar no site. Nem eu estou acreditando que foram tantas assim.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Claudio: No começo tive grandes dificuldades com matérias que não eram do meu conhecimento, como contabilidade geral e pública. Para sanar tal dificuldade, passei um tempo estudando somente contabilidade com o Professor Silvio Sande, o melhor professor de Contabilidade Geral até adquirir base suficiente.
Depois de um tempo, fiz o curso de Ciências Contábeis, que me ajudou ainda mais.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Claudio: O Estratégia Concursos te dá todas as ferramentas necessárias. A obrigação do aluno é aplicá-las da melhor forma possível.
Na semana que antecede a prova, o estudo se resume a aulas de Reta Final e estudo das leis específicas, como Regimento Interno, Estatuto dos Servidores Públicos e outras leis do concurso.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Claudio: A prova discursiva desse concurso foi uma das mais pesadas que já fiz. Era composta de uma questão discursiva, estudo de caso e uma redação. Ainda hoje não sei como tudo deu certo, mas acredito que com o passar do tempo, o aluno tem muito conhecimento adquirido e tudo ajuda nesse momento.
A redação em si não tenho grandes dificuldades, então confesso que pouco treinei, pois tenho um formato de texto padrão na mente e, caso venha um tema bom, facilita muito.
A questão discursiva também não tem treino, porque é preciso ter base e conhecimento para lá no dia responder corretamente.
Já quanto ao estudo de caso, busquei no site de questões provas anteriores da mesma banca (inclusive do mesmo cargo) e fui respondendo, sempre vendo também o padrão de resposta ou a resposta dos alunos.
Acredito muito nesse tipo de estudo para rever provas anteriores da banca e saber como é o estilo de cobrança.
Particularmente, nunca tive muita dificuldade na produção de texto, mas, para o aluno que tem, o Estratégia Concursos possui cursos que ajudam bastante, inclusive com professores que corrigem.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Claudio: O principal erro que cometi foi estudar sempre no pós prova.
Por exemplo, o primeiro concurso que estudei foi CGE PI em 2015, acredito eu. Então peguei o edital e o curso do Estratégia Concursos e comecei a estudar, o que foi muito errado, porque você quer abarcar tudo e segundo que não se cria uma base nas matérias principais da área foco escolhida.
E depois mudar de área, estudei para área controle e depois fui para área fiscal e voltei novamente para controle. Acho que é um erro bem comum, principalmente, porque nesses 8 anos, os concursos de uma área ficaram escassos, então a tendência é mudar, mas não aconselho.
Se fosse começar hoje os estudos para concursos, criaria a base em 5 ou 6 disciplinas e estudaria somente elas por um tempo, esqueceria que o concurso X saiu o edital. Depois de criar a base, adicionaria outras e manteria a revisão.
E os principais acertos foi resolver grande quantidade de questões. Como disse anteriormente, resolvi mais de 40.000 questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Claudio: Acredito que todos que estão nessa caminhada já pensaram em desistir.
A principal motivação para seguir foi quando se passaram uns anos estudando, percebi que não tinha mais volta, então, tinha conhecimento acumulado e, mesmo sem ter resultados concretos, tive consciência que estaria mais próximo de passar do que se estivesse começando agora.
Então mentalizei isso e segui o caminho.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Claudio: O principal conselho que daria para quem está começando agora até já citei. Estude 5 ou 6 disciplinas somente, crie uma base forte nelas. Se for para controle, por exemplo, estude Constitucional, Administrativo, Contabilidade Geral com Silvio Sande, Contabilidade Pública e AFO.
À medida que terminar uma, adicione outra matéria importante, mas mantendo sempre a revisão. Depois é só seguir.
Estude pelo PDF completo do Estratégia, porque lá geralmente tem as questões das principais bancas.
Procure ajuda para não tomar decisões erradas. Sempre mandava mensagem para os professores, principalmente o Prof Gilmar Possati, a quem agradeço muito.
Por fim, NUNCA DESISTA. A hora chega quando menos se imagina. Eu realmente já estava descrente, mas a hora chegou. Hoje retirei 1 tonelada das costas e vivo mais tranquilo.
Obrigado a todos que ajudaram nessa trajetória. Obrigado também ao Estratégia Concursos por disponibilizar as melhores ferramentas para a aprovação.