Aprovado em 17° lugar para Soldado Combatente no concurso PM-PB
Concursos Públicos“[…] Coloque uma meta diária de estudo que você realmente vai conseguir atingir, no meu caso são 4 horas líquidas de estudo […]”
Confira nossa entrevista com Claudio Robson Silva Brito Junior, aprovado em 17° lugar no concurso do PM-PB para o cargo de Soldado Combatente (João Pessoa):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Claudio Robson Silva Brito Junior: Atualmente tenho 27 anos, sou Bacharel em Direito e sou nascido e criado em João Pessoa – Paraíba.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Claudio: Mudança de vida, sempre tive o sonho de se tornar policial, especificamente, Delegado. Comecei a estudar e buscar “concurso escada“, sempre na área policial, na qual eu ganharia experiência e também teria recurso para estudar para meu objetivo final.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Claudio: Já tive épocas de somente estudar, foco era total no estudo e também tive época de trabalhar CLT e estudar. Quando trabalhava e estudava, eu buscava estudar 3 horas diárias, era uma meta que eu realmente conseguia atingir e sempre visava o longo prazo, mais vale estudar 3 horas diárias por um ano, a estudar 6 horas por um mês.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Claudio: Com o material do estratégia fui aprovado em 3 concursos. Primeiro concurso: Polícia Militar do Ceará, cargo Soldado, ano 2021. Passei na posição 93, dentro das vagas.. E acabei reprovando no TAF.
Segundo concurso: Polícia Penal de Pernambuco, prova no ano de 2022, fui aprovado na turma 2. Neste concurso finalizei todas as etapas, inclusive já fiz o curso de formação e atualmente espero a nomeação.
Terceiro concurso: Polícia Militar da Paraíba, cargo Soldado, ano de 2023, na prova objetiva alcancei o 6 lugar, e após a correção da
redação fiquei na posição 17. Neste concurso, estou seguindo as etapas.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Claudio: Durante os estudos para concurso, não costumava sair para beber ou com amigos, sempre fui caseiro, no entanto praticava hobbies que gostava, como jogar futebol, assistia séries e não abria mão de momentos especiais com a família.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Claudio: Minha família sempre apoiou os estudos, tendo em vista que temos concursados na família, que realmente mudaram de vida pelo estudo. Quanto aos amigos, tive que me distanciar de certas “amizades“, visando focar totalmente nos estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Claudio: O último concurso foi para o cargo de soldado da Polícia Militar da Paraíba, eu estudei cerca de 3 meses, porém já possuía uma base bem consolidada. Para manter a disciplina, sempre foquei na organização dos estudos por meio de cronograma e buscava metas diárias de estudo que eu conseguia atingir, o que geralmente eram 4 horas de estudos por dia.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Claudio: Principalmente os PDF’s, creio que a leitura torna um estudo mais ativo e que força mais a mente a absorver o conteúdo. Porém, certas matérias como português eu preferia estudar por videoaula.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Claudio: Na internet, não lembro especificamente o local, porém foi meu primeiro material e único de estudos para concurso.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Claudio: Sempre usei o material do Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Claudio: O estratégia proporciona material de alta qualidade para concurso. Os pdf’s do estratégias são diferenciados, completos e objetivos. O que torna mais fácil alcançar um estudo de alta qualidade.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Claudio: Organizada o estudo por meio de cronograma, 3 a 4 matérias por dia. Buscava atingir o mínimo de 4 horas líquidas de estudo por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Claudio: Revisava por questões, simulados e flashcards.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Claudio: Eu considero a resolução por questão a base do estudo para concursos, sem questões não há aprovação. Hoje, eu gasto mais tempo fazendo questão de estudar teoria. Já devo ter feito mais de 20 mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Claudio: A disciplina que mais tinha dificuldade sempre foi Português. Superei essa dificuldade quando resolvi estudar português todos os dias. Busco estudar de 40 minutos a 1 hora de Português diariamente, como é uma matéria que cai praticamente em todos os concursos, vejo que tenho um grande custo-benefício com isso.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Claudio: Na semana pré-prova eu busquei revisar os conteúdos por meio de questões, fiz em torno de 2500 questões. No dia anterior a prova passei o dia fazendo questões, gosto de estudar até o último minuto, pois vou mais confiante para a prova.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Claudio: Teve a prova discursiva, foi uma parte que realmente negligenciei e me fez perder algumas posições, aconselho não deixar a parte discursiva de lado, pois se eu não tivesse feito uma prova objetiva excepcional, estaria fora das vagas do concurso.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Claudio: Como principal acerto eu enquadro a realização de muitas questões e a revisão por meio de flashcard.
Como principal erro, eu negligenciei a prova discursiva, e isso me fez perder 10 posições.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Claudio: Nunca pensei em desistir, minha principal motivação para seguir é a minha mãe, ser concursado não é apenas meu sonho, também é o sonho dela, e eu jamais irei decepcioná-la.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Claudio: Dica 1: Organize seus estudos por meio de cronograma, caso não saiba montar um cronograma pesquise no youtube como fazer. Dica 2: Busque um material de ótima qualidade, indico o material do Estratégia Concursos.
Dica 3: Coloque uma meta diária de estudo que você realmente vai conseguir atingir, no meu caso são 4 horas líquidas de estudo. Dica 4: FAÇA MUITAS QUESTÕES! (O DIFERENCIAL TA AQUI) Dica 5: NUNCA ABRA MÃO DA REVISÃO, no meu caso eu realizo as revisões por meio de flashcard.
Dica 6: ESTUDE ATÉ A NOMEAÇÃO, só pare de estudar quando seu nome estiver no Diário Oficial, no seu cargo dos sonhos.
Você é capaz, jamais desista!