Aprovado em 2º lugar no concurso Petrobrás para o cargo de Manutenção - Mecânica - Polo: Sudeste
Concursos Públicos“Não há atalhos ou fórmulas mágicas quando se trata de alcançar o sucesso em concursos ou qualquer outra área da vida; a chave está na disciplina constante.”
Confira nossa entrevista com Ciro de Almeida Teixeira Neto, aprovado em 2º lugar no concurso Petrobras para o cargo de Manutenção – Mecânica – Polo: Sudeste:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Ciro de Almeida Teixeira Neto: Sou formado em engenharia mecânica, tenho 29 anos e sou natural de Campos dos Goytacazes/RJ.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Ciro: Falta de oportunidade na área privada e salários mais altos nos concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Ciro: Sim, trabalho todos os dias durante o horário comercial e também ministro aulas duas ou três vezes por semana à noite. Para garantir um tempo dedicado aos estudos, acordo às 5 horas da manhã para revisar, antes de iniciar a minha jornada de trabalho. Nos dias em que não tenho aula, reservo entre 2 e 3 horas para estudar. Aos finais de semana, intensifico meu tempo de estudo, chegando a uma média de 5 horas líquidas.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Ciro: Obtive a 773ª posição no cadastro de reserva para escrivão da Polícia Federal, o 25º na lista de espera para a Transpetro e conquistei o 2º lugar para técnico em mecânica na Petrobras. Com certeza, pretendo dar continuidade aos estudos para alcançar novos objetivos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Ciro: Sim, geralmente aproveitava para sair no sábado à noite.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Ciro: Sim, sempre apoiaram e acreditaram que um dia eu conseguiria a aprovação.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Ciro: Comecei minha preparação em julho de 2023, inicialmente, visando o concurso da Transpetro, porém, direcionei meu foco especificamente para o concurso da Petrobras quando o edital foi lançado. Para manter a disciplina, costumo visualizar onde desejo estar no futuro e concentro-me em realizar as tarefas necessárias, independentemente de preferências pessoais.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Ciro: Sempre optei por estudar utilizando os PDFs para otimizar o tempo. Os materiais em PDF são bem explicados e oferecem uma variedade de exercícios que contribuem significativamente para a preparação.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ciro: Através de vídeos no Youtube.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Ciro: Principalmente o volume de questões com explicação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Ciro: Meu plano de estudos foi elaborado pelo Raul Suzuki, utilizando a plataforma Estratégia Platinum. As minhas revisões matinais tinham uma média de 30 minutos, enquanto nos dias em que não trabalhava, dedicava entre 2 e 3 horas líquidas de estudo à noite. Aos sábados, costumava estudar, em média, 5 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Ciro: Sempre fiz resumos e foquei na resolução das questões que havia errado ou que apresentavam maior dificuldade para mim.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Ciro: Sem dúvida, a resolução de questões é fundamental. Posso afirmar que resolvi milhares delas ao longo do meu processo de preparação.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Ciro: Tive bastante dificuldade em português, busquei resolver uma grande quantidade de exercícios e compreender o padrão de avaliação adotado pela banca.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Ciro: Certamente, considero que a minha maior conquista foi manter a disciplina e persistir nos estudos, mesmo nos dias em que a motivação era escassa. Em contrapartida, reconheço que um dos meus principais equívocos no início foi não direcionar meu foco para as disciplinas básicas, as quais são fundamentais para o sucesso nos estudos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Ciro: É verdade, manter-se constantemente motivado pode ser desafiador, especialmente após enfrentar a decepção de não passar em uma prova. No entanto, quando o desejo de conquistar algo é genuíno, desistir simplesmente não pode ser uma opção viável. Para mim, a principal fonte de motivação sempre foi o desejo de provar a mim mesmo que eu era capaz de mudar a história da minha vida.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ciro: Acredito firmemente que a disciplina é a pedra angular do sucesso em todas as áreas da vida. Nem sempre estamos predispostos ou motivados, especialmente após um dia exaustivo de trabalho, quando o desejo é relaxar, sair, ir ao shopping, assistir a um filme ou simplesmente conversar. No entanto, se o meu planejamento estabelece que devo estudar, então é isso que farei, mesmo que outras atividades pareçam mais atrativas. É justamente nos dias em que enfrentamos essa resistência que nossa resiliência é fortalecida. Não há atalhos ou fórmulas mágicas quando se trata de alcançar o sucesso em concursos ou qualquer outra área da vida. A chave está na disciplina constante.