Aprovada em 2° lugar no concurso do SESPA para o cargo de Administrador
Concursos Públicos
“Gostaria de dizer, apesar de não ser nada novo, que conquistar aquilo que se quer depende do quanto você se dedica, do tempo que você dispõe para perseguir esse objetivo […]”
Confira nossa entrevista com Cecilia Ribeiro Guimarães, aprovada em 2° lugar no concurso do SESPA para o cargo de Administrador:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Cecilia Ribeiro Guimarães: Sou administradora e contadora, tenho 33 anos e sou de Belém do Pará.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Cecilia: Comecei a comparar o nível de salário e formação entre a iniciativa privada e a área pública. Notei que ter uma boa formação não causava grandes interferências remuneratórias dentro da iniciativa privada. Todos ganhavam salários baixos independente do nível de estudo. E crescer profissionalmente não dependia só de mim, diferentemente de estudar para cargos públicos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Cecilia: Comecei em 2016 e meu filho tinha 4 anos. Trabalhava de home office no início. Ia para o cursinho presencialmente e contava com a minha rede de apoio para conseguir ir avançando nos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Cecilia: Fui aprovada em alguns concursos, mas o que me deram chances mais palpáveis foram Conselho Regional de Administração do Pará – CRA-PA (1º lugar), Universidade Federal do Pará – UFPA (1º lugar), Instituto Federal do Pará – IFPA (11º lugar), Procuradoria Geral do Pará – PGE PA (11º lugar) e Secretaria de Saúde do Pará – SESPA(3º lugar). Pretendo continuar estudando sim pois ainda não alcancei meu objetivo.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Cecilia: Eu me privei bastante de sair, mas não 100%. Gostava de sair para almoços com a família ou outros eventos, mas não vou mentir que quando resolvia sair um pouco mais, me sentia culpada.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Cecilia: Sim, tive total apoio, principalmente com relação à rede de apoio por conta do meu filho. Pedia para meus pais e minha sogra ficarem com ele para que eu pudesse estudar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Cecilia: Construí a minha bagagem ao longo desses anos, mas direcionado deve ter sido por volta de 3 meses. Sempre me mantive ativa nos estudos, entre altos e baixos. Uns períodos mais e outros menos, mas nunca fiquei muito tempo sem estudar. Costumava acordar bem cedo para estudar antes do trabalho ou então depois que chegava em casa. Nos finais de semana também, para compensar os dias que não tinha estudado durante a semana.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Cecilia: No começo eu assistia muito vídeo-aulas e fazia resumos. Gastei bastante tempo nesse período para construir uma base. Depois de um tempo, os resumos já estavam prontos e eu me acostumei a ler os PDFs e somente fazer anotações. Depois que eu já conhecia a teoria, fui somente aparando as arestas e resolvendo exercícios. Resolvi uma infinidade de questões, fiquei meses resolvendo várias questões.
Hoje eu leio a teoria e resolvo questões, não perco mais tempo fazendo resumos.
Eu acredito que até a aprovação você passa por várias fases. Quem começa do zero tem que ir construindo a casinha, tijolo por tijolo e ir entendendo qual a sua melhor forma de aprender.
Na minha opinião, videoaulas são a melhor ferramenta para a introdução à alguma disciplina ou tópico novo, depois disso, tem que subir o nível e ir pro PDF com exercícios. Com relação às aulas presenciais, só indico para que está começando ou na véspera da prova como forma de revisão. O que mais faz efeito é o estudo ativo, sozinho mesmo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Cecilia: Não me lembro muito bem como a conheci, mas acredito que foi em 2016/2017 quando eu comecei a me envolver com o mundo dos concursos lá no meu cursinho presencial.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Cecilia: Já estudei por um breve período em outros cursinhos online, mas confesso que voltei de vez para o Estratégia pois foi o que eu mais gostei no fim das contas. Nos outros, o PDF não era bom, era raso. Ou então eram conteúdos muito extensos e prolixos, outros não tinham uma boa organização dos materiais..
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Cecilia: Confesso que estudando pelo Estratégia eu me senti acolhida, pois através das videoaulas me sentia amiga dos professores ! kkk
Lendo os PDFs também tinha essa percepção.
A leitura sempre foi boa e hoje em dia já estou bastante adaptada.
Gosto bastante dos materiais resumidos pois se encaixa bastante à minha necessidade!
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Cecilia: Costumava estudar por volta de 3 disciplinas por dia, num estudo líquido de 4/5 horas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Cecilia: Fiz resumos de tudo logo no início dos estudos, depois ia só atualizando e fazendo anotações. Nunca gostei muito de fazer simulados, mas fiz muitas questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Cecilia: Na minha plataforma de questões tenho mais de 25 mil questões respondidas. A preparação através de questões é primordial. Inclusive acho que foi decisiva para eu sair do limbo e começar a ir me adequando às bancas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Cecilia: A minha disciplina pé de Aquiles é Direito Constitucional. É a disciplina que eu noto que acerto menos questões pois comumente ela é decoreba e quando trocam as palavras eu acabo me enrolando. Mas já estou focando nisso através de leitura da CF e questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Cecilia: Sempre leio as leis e também assisto a revisão de véspera.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Cecilia: Acho bastante importante fazer redações para destravar. Sempre fiz cursinho especifico para redações.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Cecilia: Acredito que errei quando fugia dos simulados e em alguns momentos das questões quando a disciplina era difícil. Com relação ao acerto, acho que ter a paciência de ir construindo o que eu conquistei hoje fez com que eu nunca desistisse pois sabia que tudo viria com o tempo e a dedicação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Cecilia: Nunca pensei em desistir, mas tive momentos de muita frustração. Passei por diversos lutos depois de resultados ruins, é algo bem pesado no nosso emocional. A minha principal motivação era saber que ter tudo aquilo que eu planejo, depende exclusivamente de mim. Então só penso o quanto quero conquistar um cargo que me dê satisfação e um bom salário para que eu possa dar conforto à minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Cecilia: Gostaria de dizer, apesar de não ser nada novo, que conquistar aquilo que se quer depende do quanto você se dedica, do tempo que você dispõe para perseguir esse objetivo. Então se envolver em concursos é uma escolha de vida e quem opta por este caminho, deve saber que provavelmente você terá que dedicar uns anos da sua vida e o percurso se torna menor quanto maior a dedicação, é inversamente proporcional. E o tesouro com certeza está no fim deste caminho tortuoso, mas VALE MUITO A PENA. Você nunca se arrependerá de ter estudado e conquistado aquilo que dependeu do seu esforço, e tudo isso vem junto com a estabilidade, satisfação profissional e bons salários.