Aprovada em 8° lugar no concurso IBAMA para o cargo de Técnico Ambiental no Mato Grosso
Concursos Públicos
“Estar com a mente saudável, sem preocupações é um segredo para uma boa prova.”
Confira nossa entrevista com Cara Esteves, aprovada em 8° lugar no concurso IBAMA para o cargo de Técnico Ambiental no Mato Grosso:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Carla Esteves: Sou formada em Letras – Licenciatura Plena, Formada em Gestão de Recursos Humanos e especialista em Gestão de projetos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Carla: Eu trabalho o dia todo, então busquei no Youtube aulas nas áreas que eu tenho mais dificuldade como matemática, gostei do conteúdo do estratégia concursos e acabei assistindo várias aulas.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Carla: Sim, eu trabalho em dois serviços, sou funcionaria pública e tenho uma micro empresa, estudo todos os dias porque gosto de ler artigos científicos e estar por dentro das descobertas da ciência. Então para mim é natural. Não me considero concurseira. Faz mais de 5 anos que não presto nenhum concurso. Fiz este agora pois é da minha área de atuação. Além disso, tenho família e outras atividades.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Carla: Já fiz 5 concursos, e fui aprovada em 3…. Fiz para prefeitura de Barra do Garças – MT onde moro e atuo até hoje junto a sec. de meio ambiente. Fiz polícia civil, não passei, fiz Funai, não passei, fiz Secretaria de administração do Estado de mato grosso, passei , porém não assumi pq o salário é inferior ao meu aqui. E agora passei IBAMA!
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Carla: Sim, eu saio com amigos, viajo todo final de semana pra ver a família, me divirto. Tenho um filho de 10 anos, cuido dele. Nunca me abdiquei do convívio social. Um grande segredo para a prova é estar mentalmente BEM.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Carla: Tenho filho, família, eles me apoiaram muito. Estou prestes a me casar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovada? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Carla: Estudei todos os dias durante 1 mês, vendo vídeos no trabalho, estudando as leis (li todas), em casa eu assistia vídeos durante o almoço, às vezes à noite, enfim, nas horas vagas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Carla: Estudava nas horas vagas, resolvia provas que eu encontrava de técnico administrativo e anteriores de analista do IBAMA e etc.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Carla: Simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Carla: Resolvi neste 1 mês umas 20 provas na área administrativa e ambiental.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Carla: Querem saber mesmo?! Viajei para passear, bebi todas, me diverti, esfriei a cabeça, 1 dia antes da prova, entrei na videoaula e fiz uma revisão e só. Estar com a mente saudável, sem preocupações é um segredo para uma boa prova.
Estratégia: (Se não houve prova discursiva, pularemos esta pergunta) No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Carla: Eu sou formada em letras, escrevo com naturalidade, pra mim redação é um prazer.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Carla: Não, desistir esta fora do meu tema. Faço tudo com boa estima e até o fim, tranquilamente. Deus é o caminho pra tudo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Carla: Aconselho o Estratégia concursos que é ótimo, assistam aulas, divirtam-se com as aulas, descanse quando estiver cansado. Mas podem investir. Compensa muito.