Aprovado no concurso ICMBio para os cargos de Analista e Técnico Ambiental
Concursos Públicos
“Foque no seu objetivo criando causas e condições tanto a curto quanto a longo prazo para que possa estudar bem e obter sucesso.”
Confira nossa entrevista com Caio Veiga, aprovado no concurso ICMBio para os cargos de Analista e Técnico Ambiental:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Caio Veiga: Meu nome é Caio Veiga, tenho 25 anos e sou bacharel em Ciências Biológicas. Nasci em Salvador/BA e moro em São Paulo/SP desde 2018.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Caio: A promessa de trabalhar no ICMBio com conservação da natureza e ainda ganhar um salário razoável foi a minha maior motivação.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava?
Caio: Pós-edital eu tirei os 2 meses para estudar em tempo integral.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Caio: Analista Ambiental (7º de 9 vagas) e Técnico Ambiental (9º de 16 vagas) do ICMBio para o Estado de Rondônia. Foi o primeiro concurso que fiz.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Caio: A maior parte do tempo fui radical e me isolei completamente (moro sozinho) para estudar, mas também tirei uma semana de folga dos estudos entre natal e ano novo para relaxar. Nunca abdiquei de usar o Instagram diariamente nos intervalos de descanso.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Caio: Sou solteiro. Minha família aceitou e apoiou meu isolamento, mas ainda cobrou minha atenção no período de festas.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Caio: Em torno de 1 mês e meio depois do edital, sem contar os dias de descanso. Pré-edital apenas me familiarizei com o que cairia na prova lendo o último edital do concurso repetidas vezes. A motivação de mudar de vida e trabalhar no ICMBio me fez manter a disciplina.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?
Caio: Cursos em PDF e videoaulas do Estratégia, além dos simulados na reta final, que me ajudaram muito.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Caio: Internet.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Caio: Não montei um plano, fui estudando o que dava e mudando de conteúdo quando cansava de ler alguma coisa, sempre marcando no edital os tópicos que eu já tinha estudado.
Por 45 dias, estudei em torno de 8h líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Caio: Minhas revisões consistiram basicamente em resolver e depois ler as resoluções das questões dos simulados e do Caderno de Questões do Estratégia. Não fiz resumos até a véspera da prova.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Caio: Próximo de duas mil questões, contando os simulados.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Caio: A única coisa que podemos fazer para superar dificuldades é estudar mais, tentando formas e abordagens diferentes (além do material do Estratégia, livros e sites diversos).
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Caio: A rotina na semana de prova foi idêntica à de semanas anteriores, não consegui revisar tanto quanto queria porque ainda faltou estudar muitos conteúdos. No dia pré-prova, apenas li todas as minhas anotações e assisti à Revisão de Véspera do Estratégia, que foi excepcional para minha aprovação.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Caio: Procurei o melhor formato de resolução das provas discursivas do Cebraspe e estudei muito mais para os Conhecimentos Específicos do edital (pois poderia cair qualquer assunto na discursiva) do que para os Conhecimentos Básicos. No fim, a prova discursiva foi o que separou aprovados e não aprovados, então não me arrependo de ter deixado de lado estudos mais aprofundados dos Conhecimentos Básicos.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.
Caio: Erros: Procrastinação para estudar antes do edital sair, com antecedência; pouca revisão de conteúdos já estudados; não ter feito um planejamento de estudos.
Acertos: Focar nos Conhecimentos Específicos do edital; focar na abrangência (quantidade) de conteúdos estudados antes de especificidades e revisões; já estar atento ao concurso antes do edital sair; me isolar completamente para estudar.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Caio: Sim, quase desisti porque a vaga é para um Estado distante de toda a minha família, amigos e conhecidos. A maior motivação para seguir foi que eles poderão me visitar e eu também poderei tirar férias na Bahia/ São Paulo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Caio: Foque no seu objetivo criando causas e condições tanto a curto quanto a longo prazo para que possa estudar bem e obter sucesso.
Planeje férias do trabalho apenas para estudar, explique para amigos e família que precisa se dedicar, e tenha fortemente enraizado que é possível passar em qualquer concurso público com estudo suficiente! Alecrim e Gingko biloba fazem bons chás fitoterápicos para atenção e memória, tendo inclusive respaldo científico, além do café nosso de todo dia.