Aprovado em 95° lugar no concurso do SERPRO para o cargo de Analista - Especialização: Tecnologia
Concursos Públicos
“Entender como estudar é importante, faça testes, experimente e adapte seus estudos da melhor maneira para você […]”
Confira nossa entrevista com Caio Meireles da Silva Estefaneli, aprovado em 95° lugar no concurso do SERPRO para o cargo de Analista – Especialização: Tecnologia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Caio Meireles da Silva Estefaneli: Meu nome é Caio Estefaneli, tenho 24 anos e nasci na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Cursei o Técnico em Informática durante o meu ensino médio e atualmente sou formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Caio: A oportunidade de iniciar minha carreira ganhando um bom salário na área de TI. Em 2016, quando estava no 3º ano do ensino médio, comecei a estudar para concurso e fui aprovado em 2018.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Caio: Durante a semana, eu acordava às 7h e ia para o trabalho. Quando chegava, por volta das 18h, descansava cerca de 30 minutos e estudava até a hora de ir dormir.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Caio: Minha 1ª aprovação foi em 24º lugar no concurso para Sargento da FAB, onde atuei de 2019 até 2024.
Recentemente, fui aprovado em 95º lugar no concurso para Analista de Tecnologia do SERPRO, entre os titulares. Também fui aprovado em 9º lugar no concurso do DATAPREV, para o Cargo 4: Analista de Tecnologia da Informação e estou no cadastro de reserva.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Caio: Eu costumava sair aos sábados à noite.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Caio: Minha esposa me apoiou e me deu suporte para que eu pudesse dedicar mais horas aos estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Caio: Estudei durante cerca de 6 meses. Entendi que era necessário focar em um concurso e ter consistência nos estudos para alcançar a aprovação.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Caio: Eu gosto de assistir as videoaulas na velocidade 1,25x ou 1,5x. Depois, leio os PDFs enquanto preparo meus flashcards e, por fim, faço exercícios. A desvantagem é que assistir as videoaulas consome mais do meu tempo, porém, consigo compreender melhor os assuntos e com a revisão constante dos flashcards, mantenho o conteúdo das aulas na memória.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Caio: Através da indicação de amigos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Caio: O material do Estratégia foi importante, pois filtra o conteúdo e foca naquilo que realmente é cobrado no concurso, o que me economiza tempo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Caio: Eu revezava meus estudos entre 3 matérias e costumava estudar 1h30 cada matéria. Estudava cerca de 3h líquidas durante semana e de 5 a 6 horas aos fins de semana.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Caio: Através de flashcards.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Caio: É muito importante, pois vai avaliar se o conteúdo que eu estudei foi compreendido. Realizei mais de 1.500 questões nesses 6-7 meses de estudos.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Caio: Tive dificuldades em algumas matérias específicas da área de TI. Tentei estudar uma abordagem mais prática e uma aplicação real do assunto. Depois, mantive a calma e estudei até que as coisas começaram a fazer sentido e comecei a ter um bom desempenho na resolução das questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Caio: Segui estudando normalmente, pois ainda precisava olhar alguns conteúdos que não tive tempo. Mesmo que eu não tenha fechado o edital, compreender bem os assuntos que estudei foi suficiente para a aprovação.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Caio: Meu erro foi no começo dos estudos, pois perdia o foco, não sabia muito bem como estudar. Então, antes de estudar, entendi que era necessário aprender a estudar e passei a seguir uma metodologia de estudo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Caio: Algumas vezes eu pensava que não daria tempo de estudar tudo o que eu precisava, que não seria suficiente para ser aprovado. E eu pensava: mesmo que não seja dessa vez, será nas próximas, então mantive a motivação e continuei estudando.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Caio: Entender como estudar é importante, faça testes, experimente e adapte seus estudos da melhor maneira para você. Lembre-se que os outros são diferentes, você não precisa seguir exatamente o que outro aprovado fez para conseguir sua aprovação. Mantenha a consistência nos estudos, crie seus próprios “flashcards” e faça revisão constantemente para não perder o conteúdo que foi estudado. Por fim, com os estudos na sua rotina, é só questão de tempo até a aprovação.