Aprovado em 17° lugar no concurso DATAPREV para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação - Desenvolvimento de Software - Natal (RN)
Concursos Públicos“Sempre estude e não desanime, a vitória só chega com empenho e dedicação. Todos os frutos sempre serão colhidos. Apenas estude no seu ritmo e da maneira como mais achar que aprende, não se pressione e realize as provas com a máxima tranquilidade que puder […]”
Confira a nossa entrevista com Caio Anderson Martins Moura, aprovado em 17° lugar no concurso DATAPREV para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação – Desenvolvimento de Software – Natal (RN):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Caio Anderson Martins Moura: Estou me graduando em Ciência da Computação, com o curso em andamento e, atualmente, tenho 22 anos. Estudo em Mossoró, no Rio Grande do Norte, mas sou natural de Jucurutu. Desde cedo, sempre fui apaixonado pela área da tecnologia, o que me motivou a seguir essa carreira e explorar constantemente novos conhecimentos no setor.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Caio: Decidi começar a estudar para concursos pela busca de estabilidade financeira e profissional, além das oportunidades de progressão de carreira e dos benefícios que a carreira pública oferece. Esses fatores representam segurança e crescimento pessoal, o que me motiva a alcançar esse objetivo.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Caio: Já tive experiências como estagiário e bolsista algumas vezes enquanto estudava para a faculdade. Apesar de ser desafiador, eu conseguia conciliar as duas coisas com uma boa organização e foco. Como os concursos que fiz estavam relacionados à minha área de estudo, tinha mais facilidade nas disciplinas específicas, o que ajudava a equilibrar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Caio: O concurso da DATAPREV foi a minha primeira aprovação e, coincidentemente, o único para o qual estudei utilizando o material do Estratégia Concursos. Fiquei muito satisfeito com o resultado e pretendo, sim, continuar estudando para outros concursos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Caio: Sempre preferi atividades mais tranquilas, como momentos caseiros com amigos e familiares próximos e nunca fui muito de frequentar festas. Durante a preparação para os concursos, não me privei desses momentos e consegui manter a minha vida social equilibrada, ao mesmo tempo em que me dedicava aos estudos e à faculdade.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Caio: Sim, a minha família sempre foi um grande pilar de apoio durante a minha caminhada como concurseiro. Eles me incentivam constantemente, oferecendo suporte emocional e comemorando cada conquista, o que fez toda a diferença para que eu pudesse me dedicar aos estudos com mais confiança e motivação.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Caio: Estudei por duas semanas de forma direcionada ao último concurso, aproveitando o período de férias da faculdade. Durante esse tempo, foquei em assistir os aulões de Revisão do Estratégia e fazer anotações, o que me ajudou a fixar o conteúdo. O aulão de revisão foi essencial para mim.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Caio: Utilizei a Revisão de Véspera, algumas videoaulas de disciplinas em que tinha mais dificuldade e os PDFs disponibilizados pela plataforma. As principais vantagens foram: a objetividade e a qualidade dos materiais, que me permitiram otimizar o tempo de estudo e focar no que era realmente importante. Não identifiquei grandes desvantagens, pois os recursos se adaptaram bem à minha rotina de estudos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Caio: Conheci o Estratégia Concursos através do meu último relacionamento, onde a pessoa me apresentou a plataforma e compartilhou a sua experiência positiva com os materiais e cursos. Daí então, percebi o quanto a metodologia é eficaz para quem busca se preparar para concursos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Caio: Não estudei diretamente por materiais de outros cursos, mas tive acesso a alguns vídeos de concorrentes e o que mais me incomodava, era a abordagem muito ampla. Isso acabava me deixando perdido, pois faltava objetividade para direcionar o foco nos conteúdos mais relevantes para a prova.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Caio: Sim, após me tornar aluno do Estratégia, senti uma diferença significativa na minha preparação. Passei a me sentir mais seguro sobre quais assuntos estudar e quais eram realmente relevantes, pois os materiais seguem à risca o conteúdo do edital. Um dos maiores diferenciais, foi a precisão nos vídeos de revisão, onde os tópicos abordados apareceram diretamente nas questões da prova. Foi incrível perceber que eu lembrava exatamente do que havia aprendido nos vídeos, o que me ajudou a acertar muitas questões. Isso foi fundamental para o meu desempenho.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Caio: Eu montava o meu plano de estudos focando em um conteúdo por vez, dedicando bastante tempo a cada matéria antes de fazer uma pausa e seguir para o próximo. Durante os estudos, eu fazia anotações para garantir que estivesse absorvendo bem o que era ensinado e me certificando de que havia entendido de fato.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Caio: As minhas revisões eram baseadas nas anotações que eu fazia durante os estudos das videoaulas. Além disso, eu realizei alguns simulados para testar os meus conhecimentos e melhorar o meu desempenho, mas particularmente simulados me dão um pouco de ansiedade, por isso, evito.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Caio: Embora eu não tenha resolvido exercícios durante a minha trajetória, sei que a prática é um dos melhores caminhos para o aprendizado. Resolver questões ajuda a fixar o conteúdo e identificar o que precisa de mais estudo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Caio: A disciplina que mais tive dificuldade, foi Legislação, pois estava completamente vazio nesse conteúdo. Além disso, Português também foi um desafio para mim, assim como Lógica, que me fez relembrar muitos assuntos do passado que precisavam ser urgentemente revisados. Para superar isso, busquei focar nas matérias, assistindo aulas específicas, fazendo anotações e revisando dias depois, para garantir que os conceitos fossem bem fixados.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Caio: Com recusa de sair à festas, apenas relaxando em casa e revisando com tranquilidade.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Caio: O meu principal erro, foi ter começado a estudar muito em cima da hora, mas isso aconteceu devido às minhas responsabilidades acadêmicas enquanto estudante de graduação. E meu maior acerto, foi focar e dedicar atenção às revisões, especialmente nas semanas finais.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Caio: Não, nunca pensei em desistir e, a minha principal motivação, é estudar até vencer.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Caio: Sempre estude e não desanime, a vitória só chega com empenho e dedicação. Todos os frutos sempre serão colhidos. Apenas estude, no seu ritmo e da maneira como mais achar que aprende, não se pressione e realize as provas com a máxima tranquilidade que puder. Não se prive de uma vida social, faça o que gosta com cautela, treine o corpo e a mente.