Aprovado em 15° lugar no concurso ICMBio para o cargo de Técnico Ambiental em Rondônia
Concursos Públicos
“Seus únicos amigos são café e pdf, nunca os abandone.”
Confira nossa entrevista com Bruno Lima, aprovado em 15° lugar no concurso ICMBio para o cargo de Técnico Ambiental em Rondônia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Bruno Lima: Biologia, 35 anos, Niterói-RJ
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Bruno: Completa falta de oportunidade no setor privado, assim como a noção da falta de segurança de permanecer empregado, já o setor público oferece a oportunidade para o melhor preparado, não apenas para quem possui melhores contatos, além da estabilidade.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Bruno: Inteiramente para concurso.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Bruno: 2º Lugar para Analista em Biologia no DAAE Araraquara SP
4º Lugar para Analista Legislativo – Área Meio Ambiente – Câmara Municipal de Juiz de Fora MG
Dentro das vagas (não faço ideia da colocação atual) para Agente Penitenciário de SP
Outros apenas aprovado, mas bastante fora das vagas.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Bruno: Zero vida social.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Bruno: Solteiro, sem filhos. Família acabou compreendendo que o sacrifício é importante.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Bruno: Para o concurso foi apenas ao sair o edital, mas já vinha em uma preparação prévia proveniente de outros. A disciplina foi mantida ao ver o fantasma do desemprego sempre pairando no ar.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?
Bruno: Visto que a maioria dos concursos nunca define a bibliografia de referência, para conteúdos muito específicos era necessário complementar a falta de conteúdo em pdfs e videoaulas com autores que fossem ao menos confiáveis para não fazer a prova com falta de conhecimento ou conceitos errados.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Bruno: Caçando pela internet quem oferecia conteúdo no qual eu sentia mais confiabilidade.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Bruno: A falta de muitos conteúdos essenciais, que se sabia que seriam cobrados por histórico da banca. Até quando abordados, eram de forma por vezes superficial demais ou até mesmo como conceitos apenas jogados ao vento.
Estratégia: O concurseiro já se dedica tanto hoje para ser aprovado e investe bastante! Imagine chegar na prova e ver questões que abordam assuntos que o professor nem abordou nas videoaulas ou no material em PDF. Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Bruno: Já tinha o material do estratégia para o IBAMA em 2017, o qual acabei usando como pilar de preparação para outras provas, principalmente na parte de legislação, que desconhecia completamente.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou em nosso material?
Bruno: Os PDF’s, diferencial do Estratégia está nos pdf’s.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Bruno: Cada matéria em um dia, sem misturar. Entre 5 a 8 horas, dependendo do dia.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Bruno: Recorrentes revisões, poucos resumos, nenhum simulado, mas muitas questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Bruno: Total importância, principalmente para conhecer a banca. Não consigo lembrar de quantidade nem aproximada, mas com certeza não foram menos de 3 mil.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Bruno: Sim, as que eram fora da minha área de formação, não superei, assimilei o possível e torci para não aprofundarem nelas.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Bruno: Na última semana foi revisão de todas as matérias que tinham maior chance de cair na prova, não estudar no dia pré-prova.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Bruno: Não há o que fazer, o que está no edital deve ser estudado, independente de ser de uma forma mais rasa ou não, pois se a banca não especifica, deve ser considerado tudo.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.
Bruno: Principal erro foi não ter acreditado que após a autorização o concurso iria acontecer, teria mais tempo de preparação. Acerto foi não ter passado direto por conteúdos que não consegui assimilar em momentos mais distraído, sempre retornando a eles até conseguir.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Bruno: Desistir sempre se torna uma opção quando se encontra qualquer dificuldade, mas a recompensa no final compensa qualquer momento de dificuldade.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Bruno: Seus únicos amigos são café e pdf, nunca os abandone.