Aprovada no concurso TCE AM no cargo de Auditor Técnico de Controle Externo – Auditoria Governamental

“Eu não sei explicar como me senti quando vi que eu havia sido aprovada. Mais do que felicidade e alegria, eu tive a sensação de dever cumprido. Estudei, me dediquei e abdiquei de muitas coisas, e tudo só fez sentido quando eu vi meu nome na lista de classificação”
Confira nossa entrevista com Bruna Sanciani, aprovada no concurso TCE AM no cargo de Auditor Técnico de Controle Externo – Auditoria Governamental:
Estratégia Concursos: Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Bruna Sanciani: Sou formada em Enfermagem. Tenho 24 anos. Sou de São Paulo.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Bruna: Eu não me identifiquei com a minha área de formação. Decidi estudar para concursos assim que saí da faculdade como uma alternativa. Fiquei estudando para a área de Tribunais por um ano. Depois conheci a área de Controle e me apaixonei. Não me vejo fazendo outra coisa hoje.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava?
Bruna: Durante minha caminhada, eu me dediquei somente aos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Bruna: Prestei 5 concursos até hoje. Fui aprovada para o cargo de Analista Previdenciário da SPPREV em 59º. E agora, para o cargo de Auditor Técnico de Controle Externo – Auditoria Governamental do TCE-AM.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Bruna: Eu não sei explicar como me senti quando vi que eu havia sido aprovada. Mais do que felicidade e alegria, eu tive a sensação de dever cumprido. Estudei, me dediquei e abdiquei de muitas coisas, e tudo só fez sentido quando eu vi meu nome na lista de classificação.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Bruna: Minha vida social era quase inexistente (risos) eu saía muito pouco, inclusive em datas festivas e aniversários. Mas eu tentava tirar um dia pra descansar e ficar com a família em casa.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Bruna: Moro com meus pais e sou solteira. Eles sempre me apoiaram muito. Não conseguiria ser aprovada sem tê-los como meu alicerce. Minha aprovação é dedicada a eles.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Bruna: Fazer outros concursos com foco diferente é muito pessoal. Eu acho que vale a pena se você tiver seu foco bem definido. Poder estudar já tendo seu cargo é uma grande oportunidade. Eu pretendo ainda prestar CGU e TCU, mas se não der certo já estarei muito feliz no TCE-AM!
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada?
Bruna: Eu estudo para concurso há 2 anos, sendo 1 ano para a área de Controle.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Bruna: Sim, estudei sem edital desde o último concurso que fiz para a área de Tribunais. Fiquei sabendo do TCM-SP e decidi começar a estudar para essa área. O concurso foi suspenso, mas continuei estudando até o edital do TCDF. Eu mantive minha disciplina focando em fazer no que estava sob meu controle, que era estudar. Eu sempre tentava pensar que algum edital poderia sair a qualquer momento e eu tinha que estar o mais preparada possível para essa oportunidade.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Bruna: Conheci o Estratégia quando comecei a pesquisar sobre concursos e assisti à algumas aulas pelo YouTube.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Bruna: Quando eu comecei a estudar para concursos, eu não tinha noção nenhuma, já que não aproveitei nada da minha faculdade. Então, eu usava bastante vídeo aulas. Depois que eu já estava há algum tempo nessa caminhada, foquei nos PDF e questões.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Bruna: Eu estudava várias matérias ao mesmo tempo, sim. Para o TCE-AM foram 8. Eu estudava 1 hora por dia para cada uma e separava a frequência de cada uma na semana pelo seu respectivo peso. Identifiquei que uma das minhas falhas no TCDF foi a falta de revisões. Então, intensifiquei muito nisso para o TCE-AM. Focava na leitura, grifos no PDF e releitura desses grifos. Para as revisões, questões, mapas mentais e resumos. No pós-edital do TCE-AM, minha carga horária era de 7 horas por dia.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Bruna: Tive mais dificuldade em Contabilidade. Nessa matéria, tive que usar mais vídeos aulas do que as demais. Revisei os PDFs várias vezes e fiz muitas questões.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Bruna: Eu sempre me cobrei muito. Intensifiquei os estudos ainda mais nos últimos dias, inclusive na véspera. Utilizei o vídeo de revisão de véspera do Estratégia e reli alguns resumos.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Bruna: Em relação às discursivas, eu separei minha preparação em dois passos. No primeiro, era o estudo da teoria. Então, eu lia e relia os PDFs e sempre tentava manter as revisões em dia. O segundo é treinar a escrita. Eu costumava fazer duas discursivas por semana, como um simulado. Para mim, é essencial focar nesses dois passos, pois não adianta você saber escrever bem e não estar com o estudo da matéria em dia, e vice-versa.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Bruna: Meus principais erros foram a falta de confiança em mim e o excesso de cobrança. Pelo fato de eu não confiar na minha capacidade, eu me cobrava muito. Deixei de descansar quando deveria, o que quase impactou minha saúde. Meu principal acerto foi ter me desafiado dia a dia… mesmo quando estava sem vontade, desanimada, eu sentava pra estudar e tentava fazer melhor do que tinha feito no dia anterior.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Bruna: Pensei em desistir várias vezes, mas em uma dessas eu quase o fiz. Só segui em frente pois tive o apoio dos meus pais nesse momento. Tentei me relembrar do porquê eu estudava, o que eu poderia conseguir lá na frente e deu certo (risos).
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Bruna: Minha principal motivação foi saber que eu poderia mudar a minha vida com os estudos e isso só dependia de mim.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Bruna: Para quem ainda não conseguiu a sua aprovação, eu só aconselho não desistir. Eu também estive desse lado e também achei que nunca chegaria a minha vez. Dedique-se e faça o que tem de ser feito e isso trará a sua aprovação. Não deixe de estudar, não se deixe levar pelo desânimo ou pela vontade de desistir. Lembre-se de que você pode mudar a sua própria vida com os estudos e mude!