Aprovada em 1° lugar (Cotas) no concurso Serra-ES para o cargo de Educador Físico
Concursos Públicos
“[…] Se você se dedicar, batalhar, estudar pra valer, pode demorar, mas sua aprovação vai chegar! Acredite, você pode alçar voos que nem imagina. Aconteceu comigo. […]”
Confira nossa entrevista com Bruna Quirino, aprovada em 1° lugar (Cotas) no concurso Serra-ES para o cargo de Educador Físico:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Bruna Quirino: Olá! Eu sou Bruna Quirino, natural de Vitória no Estado do Espírito Santo. Sou graduada em Educação Física e Nutrição também.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Bruna: Bem, na verdade eu já sou concursada. Porém, estava bem insatisfeita e não me via seguindo carreira naquele local e isso me incomodava. O inconformismo que surgiu em mim fez com que eu procurasse estudar para alcançar cargos melhores.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Bruna: Toda a minha trajetória de estudo pra concursos foi trabalhando e estudando. Porém, pra esse concurso em específico, eu apenas estudei.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Bruna: Com essas duas aprovações que obtive de uma só vez, essa é a minha 5ª aprovação em Concursos. Cargos na área da Educação, conquistando um 2º e 6º lugares e agora dois 1º lugares ao mesmo tempo. Ainda não decidi se pretendo continuar. Vou pensar. rs
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Bruna: Eu nunca fui de sair, sempre fui mais caseira. A única atividade que eu não abri e nem abro mão é do treino na academia. Isso pra mim é essencial!
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Bruna: A minha finada mãe sempre me apoiou e me incentivava muito a estudar, fazer concurso público…. pena que ela não está mais aqui pra festejar comigo esse novo êxito que obtive, mas sei que ela está, ao lado de Deus, aplaudindo a minha vitória. Mas meu esposo me apoia sim. Vai comigo aos locais de prova e quem fazia esse “papel” era minha mãe. Agora é ele rsrs.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Bruna: Eu costumo dizer que edital é um presente pra quem está se preparando! Eu não imaginava que sairia esse concurso! Mas como eu já tinha me preparado pra outros concursos, eu pude estudar já com o edital aberto e faltando apenas 01 mês pra prova. E quanto a manter a disciplina, eu sempre fui muito focada e disciplinada na minha vida, minha mãe nunca precisou ficar me mandando estudar, fazer dever de casa, eu já fazia por conta própria rsrs. Não tive muita dificuldade de sentar e abrir o computador todos os dias para estudar não. Isso se tornou automático pra mim.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Bruna: Grande parte do estudo pelos PDFs só quando tinha alguma dificuldade em algum conteúdo específico que eu recorria às videoaulas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Bruna: Pesquisando através de depoimentos de candidatos aprovados.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Bruna: No início da minha trajetória pra concursos foi a velha apostila de banca de jornal rsrsr. E claro, não me preparou pra nada.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Bruna: Sim, cheguei. E óbvio, fui reprovada com louvor rsrsrs.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Bruna: São materiais bem robustos de conteúdo bem completo que acaba sobrando conteúdo até rsrs. De tão extenso e completo que é. PDFs e questões foram os que mais me ajudaram.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Bruna: Pois bem, eu já tinha uma noção de como estudar porque durante a minha trajetória, eu estudei com outro cursinho. E lá, eles montavam os meus planos eu só tinha que sentar e cumprir a meta da semana. Entretanto, para esse concurso em específico, eu mesma que montava pois não estava mais com eles.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Bruna: Como eu já tinha uma base montada, eu estudei basicamente fazendo revisões e muitas questões. Muitas mesmo. Eu já tinha meus cadernos de resumo de algumas disciplinas.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Bruna: Extremamente importante. Eu considero uma das ferramentas que me ajudaram a pôr dentro das vagas. Eu fiz inúmeras. Não me recordo o número exato. Mas com certeza absoluta mais de 500.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Bruna: Encarava como um trabalho, pois independente, gostando ou não, eu precisava acertar pelo menos 01, pois a banca exigia que não poderia zerar nenhuma das disciplinas cobradas. Daí, eu encarei mesmo não gostando.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Bruna: Eu procurei me acalmar na academia rsrs. Sabia que a prova estava se aproximando, porém, estava muito confiante e tranquila que eu estava bem preparada e conversei com Deus que se fosse da vontade D’Ele, eu passaria. Fiz a minha parte que era estudar a outra parte era com Ele.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Bruna: Eu já tinha feito no passado um curso específico para redação para concursos com a professora Adriana Figueiredo. Lá, com ela, eu aprendi toda a estrutura para se fazer uma boa redação. Eu treinava com temas aleatórios. Escrevia uma redação nos dias que eu estudava Língua Portuguesa assim que eu terminava o estudo, eu fazia uma redação pra treinar ao menos a estrutura.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória
Bruna: Erros foram diversos viu? Rsrs mas vou tentar enumerar aqui os principais:
1 – Estudar por materiais ruins, incompletos, apostila de banca de jornal;
2 – Estudar somente no pós-edital;
3 – Estudar faltando apenas 3 meses pra prova;
4 – Ir pra algumas provas com a obrigação de passar, caso contrário, o mundo ia acabar.
Acertos:
1 – Construir uma base boa das principais disciplinas;
2- Procurar por materiais completos
3 – Bom, eu procurei por uma consultoria, mas isso não quer dizer que você seja obrigado a ter. Porém, me ajudou bastante.
4 – Estudar antes de abrir o edital
5 – Muita disciplina e muito foco.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Bruna: Vixe kkkkkkk por inúmeras vezes. Na última prova que fui reprovada eu tomei um baque tão grande que demorei a me reerguer tá? Que pancada forte! Kkkkk
O que me motivou a me reerguer sacudir a poeira e prosseguir foi aquilo que já tinha dito, o inconformismo. Eu não me via aposentada na posição que eu ocupava eu não queria ficar eternamente naquilo. Minha mente dizia pra mim mesma: Você pode mais! Vá continue! Prossiga! E quando me deparei com a publicação desse edital, minha mente disse pra mim: Chegou a sua vez! Essa prova é pra você! Estuda pra mais esse! E assim eu fiz e consegui ser aprovada entre os primeiros colocados em dois cargos ao mesmo tempo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Bruna: Pode parecer chavão o que vou dizer, e como estou feliz em poder escrever essa parte eu lia muito essas partes dos aprovados… que emoção! Mas só não passa quem desiste. Se você se dedicar, batalhar, estudar pra valer, pode demorar, mas sua aprovação vai chegar! Acredite, você pode alçar voos que nem imagina. Aconteceu comigo. Depois de anos tentando sair daquilo eu consegui 2 cargos ao mesmo tempo e agora pra honra e Glória do meu Deus posso ter a oportunidade de escolher com qual cargo ficarei. Não é demais? Você também pode! Estude, dedique-se, abdique que vai valer muito a pena. Foco, disciplina e avante não pare você vai vencer!