Aprovado no concurso PRF 2021

“Acredito que sem estudo a gente não chega a lugar nenhum. Se você tem um sonho, estude muito para conquistá-lo.”
Confira nossa entrevista com Breno Ribeiro, aprovado no concurso PRF 2021:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Breno Ribeiro: Sou formado em Tecnologia em Segurança Privada. Tenho 25 anos e sou de Pouso Alegre, Minas Gerais.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Breno: Fui bastante influenciado por meu pai, pois ele foi bombeiro militar e sempre falava na minha cabeça para estudar para concursos. Escolhi área policial porque desde pequeno tenho um apreço muito grande pela profissão. Ao longo dos anos se tornou meu sonho ser policial e eu não consigo me enxergar em outra área. Tá no sangue rsrs.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Breno: Eu trabalhava e estudava. Acordava por volta das 04h quase todo dia para estudar. Também estudava almoçando e jantando e, após chegar do trabalho, estudava até o sono deixar.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Breno: Já fui aprovado para soldado na PMESP e na PMSC em 2019. Agora em 2021 fui aprovado na PRF e provavelmente para soldado na PMMG, do qual estou esperando o resultado sair.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados na primeira fase do certame?
Breno: Foi uma sensação inexplicável. Ser aprovado em um dos concursos mais difíceis do país era uma coisa que eu jamais imaginei que iria acontecer. Parece que a ficha ainda não caiu rsrs.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Breno: Eu somente saía para ir à casa de minha namorada no fim de semana. De resto, ficava trancado no quarto estudando.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Breno: Namoro e ainda moro com meus pais. Graças a Deus, minha família sempre me entendeu e me apoiou de muitas maneiras. Seja não fazendo bagunça quando eu estava estudando ou entendendo quando eu deixava de fazer algo para estudar.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Breno: Acredito que se não fugir muito do seu objetivo e você estiver precisando melhorar a situação financeira, até compensaria sim. Mas sem tirar o foco do seu sonho.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado?
Breno: Cerca de 1 ano.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Breno: Sim. Eu pensava que se eu não pegasse firme desde aquele momento, a chance de eu ser aprovado iria ser muito menor. A grande maioria deixa para estudar somente após o edital, e começar antes do edital sair já me deixaria com uma grande vantagem sobres estes. E também, pensava que isso contribuiria e muito para que logo eu estivesse trabalhando na carreira dos meus sonhos.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Breno: Estudei 99% do tempo por PDF. A principal vantagem é que você consegue ver bastante conteúdo mais rapidamente e facilita bastante nas revisões. A desvantagem é que às vezes você precisa recorrer a alguma videoaula para entender algum assunto mais complicado.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Breno: Via muita gente elogiando nos grupos de estudos. Quando tive o primeiro contato com os materiais do Estratégia, já percebi que realmente era o melhor. Foi amor à primeira vista rsrs.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Breno: Eu montei um ciclo e estudava duas matérias por dia. Como estudava por PDFs, fazia marcações e fazia revisões periódicas em cima dessas marcações. Dividia o tempo entre leitura e resolução de exercícios. Montei meu plano de estudos dando maior atenção às matérias com maior cobrança. Costumava estudar em média 5 horas por dia.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Breno: Sempre tive dificuldades nas matérias de exatas. Eu dava o meu melhor para tentar pelo menos saber o básico.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Breno: Eu tirei a semana de folga do trabalho e estudei de segunda a sexta o dia todo até não aguentar mais. Na véspera tirei o dia para descansar.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Breno: Eu sempre tive um pouco de facilidade para elaborar redações, então eu foquei mais em ficar atualizado. Fazia muita leitura sobre os temais atuais e principalmente em matérias relacionadas ao trânsito e crimes os quais a PRF combate.
Estratégia: Como está sendo sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Breno: Minha preparação para o TAF foi “atrasada”. Como não tinha muito tempo disponível eu treinei muito pouco antes da prova e não recomendo isso para ninguém. Graças a Deus fui aprovado no TAF, mas recomendo que comecem treinar bem antes da prova.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Breno: No começo eu deixava de lado as revisões e resoluções de exercícios. Acredito que isso me atrasou e muito. Meus maiores acertos foram, com certeza, deixar a preguiça de lado e começar a fazer revisões periódicas.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Breno: Com certeza, o mais difícil é ter que deixar de fazer algo com a família para estudar. Pensei muitas vezes em desistir, mas procurava me imaginar realizando meu sonho de ser policial, ter uma vida financeira melhor, conseguir ter uma vida melhor e logo a vontade de desistir ia embora.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Breno: A realização do sonho de ser policial.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Breno: Acredito que sem estudo a gente não chega a lugar nenhum. Se você tem um sonho, estude muito para conquistá-lo. Muitas vezes vai dar desânimo e uma vontade imensa de desistir. Tudo tem sua fase ruim, mas essa fase passa, falo por experiência própria. Se eu tivesse desistido todas as vezes que pensei em desistir durantes meus 6 anos de estudos, eu jamais estaria aprovado hoje. Pode demorar, mas tenha a certeza de que um dia vai dar certo. Só depende de você.