Aprovada em 35° lugar no concurso do ISS-São Paulo para o cargo de Auditor Fiscal Tributário Municipal – Gestão Tributária
Concursos Públicos“[…] Fazer as coisas no seu limite, sem se comparar com o coleguinha que diz fazer o dobro de horas que você faz […]”
Confira nossa entrevista com Betina Grillo Fernandes, aprovada em 35° lugar no concurso do ISS-São Paulo para o cargo de Auditor Fiscal Tributário Municipal – Gestão Tributária:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Betina Grillo Fernandes: Meu nome é Betina, tenho 28 anos, sou formada em Engenharia Civil, minha cidade natal é Vitória-ES, mas hoje moro em São Paulo.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Betina: Meus pais são concursados, então, eu já tinha o exemplo na família e eles me incentivaram muito a estudar para concurso.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Betina: Desde que me formei na faculdade, no início de 2019, eu comecei a estudar para concursos e não procurei emprego na iniciativa privada. Fiquei boa parte “apenas” estudando. Fui aprovada na PF em 2021 e depois, quando fui tentar o ISS SP, tive que conciliar trabalho e estudo. Eu conciliava fazendo o que eu conseguia, tentei achar uma rotina em que eu conseguia encaixar mais horas no dia, fui experimentando e, para mim, a melhor opção foi dividir os estudos um pouco antes do trabalho (até porque, eu não conseguia acordar tão mais cedo), um pouco no intervalo de almoço e um pouco quando voltava do trabalho.
Eu, particularmente, não sou uma pessoa que consegue fazer muitas horas seguidas, então até no fim de semana eu seguia mais ou menos a quantidade de horas que costumava fazer em um dia de semana normal, às vezes conseguia aumentar um pouquinho, mas não muito.
Acho importante falar que minha média de horas semanais líquidas era 22h no pós do ISS-SP. Isso me deixava um pouco aflita, pensava que devia estar fazendo mais, que não seria aprovada por não estar fazendo tantas horas, mas era o meu limite, o que eu estava conseguindo fazer. Claro que eu já tinha uma bagagem de estudos, mas é interessante ver que não existe regra, que não tem que, necessariamente, fazer um mínimo de X horas semanais para ser aprovado.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Betina: Eu fui aprovada, fora das vagas, na PC-ES de 2019 (cargo de Perito Engenharia Civil);
No Detran-SP, em 2019, fui aprovada dentro das vagas;
Polícia Federal de 2021, fui aprovada dentro das vagas para o cargo de Agente, não lembro minha posição exata, mas participei do primeiro curso de formação e tomei posse em janeiro de 2022.
E agora para o ISS-SP fui aprovada dentro das vagas, na 35º colocação para o cargo de Auditor Fiscal Tributário Municipal – Área de Especialização: Gestão Tributária.
Depois que passei na polícia e consegui vir trabalhar em São Paulo, meu interesse era ficar na cidade, prestar apenas concursos que me possibilitassem ficar por aqui. Passando no ISS-SP eu consegui esse objetivo, então provavelmente ele será meu destino final. Tem a possibilidade do SEFAZ-SP, seria um outro concurso que também me atenderia, mas por enquanto não penso em estudar para ele.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Betina: Eu sou de Vitória-ES, minha família está por lá, muitos amigos também, então aconteceram muitos eventos lá durante o pós do ISS-SP que eu não pude participar, pois atrapalharia muito a rotina fazer uma viagem. Aqui em São Paulo, a gente costumava sair no fim de semana para comer em algum restaurante.
Não deixei também de ir à academia. Apenas diminui um pouco o tempo de treino.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Betina: Sim, meus pais me incentivaram a estudar e, nos dias de desânimo, meu marido ajudava bastante também.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Betina: Para o ISS-SP, que as provas ocorreram nos dias 24/09/2023 e 01/10/2023, eu comecei a estudar (voltei a estudar, pois estava parada desde julho/22) no final de fevereiro/ início de março de 2023. Quanto à disciplina, eu contratei um serviço de planejamento de estudos e isso me motivava bastante, cumprir o que tinha sido estipulado para a semana. E pensar que um pouquinho que fizesse cada dia ia somar para o meu resultado final.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Betina: Eu comecei a estudar para concursos com aulas presenciais, foi aí que eu descobri os cursinhos online e me adaptei melhor.
Usava basicamente PDFs e site de questão. Vídeoaula eu usava de forma bem pontual, bem pouco.
A vantagem dos cursos online é que você consegue ir no seu ritmo, mais rápido em algumas matérias, mais devagar em outras, se adequa bem ao seu nível de conhecimento em cada matéria.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Betina: Conheci pelas pessoas do cursinho presencial que eu fiz.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Betina: Usei apenas o material do cursinho presencial. Achava razo. Vi diferença quando comecei a usar os PDFs do Estratégia, porque tinham muito conteúdo, muito completo. Achei que davam mais segurança de que estava de fato estudando tudo que precisava estudar.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Betina: Fiz um teste, ainda não tinha estudado todas as matérias que caíram e não fui aprovada.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Betina: Senti na profundidade dos conteúdos e na facilidade de sempre ter a mão uma vídeo aula se eu precisasse entender melhor determinado assunto e o espaço tira-dúvidas. Também acho que consegui avançar muito mais rápido nas matérias. Os PDFs simplificados ajudaram bastante também para aquelas matérias que eu não queria/ ou não precisava me aprofundar tanto.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Betina: Quando eu montava meu planejamento sozinha, eu fazia um ciclo de estudo dividindo o tempo com base no peso da matéria/ tamanho da matéria/ e minha facilidade ou dificuldade nela. Comecei com as básicas e ia acrescentando conforme ia avançando.
No pós do ISS-SP, eu contratei um serviço de planejamento e rodava por todas as matérias do edital a cada duas semanas, vendo algumas várias vezes nesse período e outras uma vez ou poucas vezes. Dependia do peso dela na prova.
Quando eu só estudava eu costumava fazer entre 5 e 6 horas líquidas por dia, eu conto nos dedos da mão os dias em que eu consegui fazer 7, 8, 9 horas.
No pós do ISS-SP, eu fiz uma média de 22h líquida semanais. Era mais ou menos umas 3h por dia de estudo, uns dias mais, outro menos.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Betina: Basicamente questões. Muitas e muitas questões. Refazia várias vezes as que eu tinha errado. E revisava bastante pelos comentários das questões. Usei materiais de revisão que a empresa que contratei para o planejamento fornecia. E mais perto da prova, fiz um documento no Word para as matérias com algumas informações que eram interessantes ter a mão para uma olhada rápida.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Betina: Muito importante. O meu pós-edital para o ISS-SP, foi basicamente questões. Apenas nas matérias que eu estava estudando pela primeira vez, como Economia e Administração Pública que fiquei bastante ainda na teoria, mas ainda sim, fazendo muitas questões junto. As outras eram Questões/Comentários do site de questão/e alguma revisão pontual na teoria.
Fiz cerca de 30 mil questões no site de questão (isso durante todo o meu tempo de estudo e não só no ISS-SP, para o ISS-SP especificamente foram umas 10 mil no site de questão), fora as dos PDFs, que não contabilizei, mas fazia praticamente todas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Betina: Direito Empresarial e Economia. Segui com dificuldade rsrs, mas como eu precisava acertar questões na prova, foquei em aprender a acertar questões, mesmo sem entender completamente a matéria.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Betina: Na semana que antecedeu a primeira prova, eu estudei muito. Foi uma das duas semanas durante o pós que eu fiz 30h líquidas (a outra foi a primeira semana depois que saiu o edital e estava naquela empolgação), tentei ver tudo que estava faltando, eu escolhia os assuntos que eu sentia que não estava tão bem, que poderia dar uma relembrada, que eram mais importantes para a prova e não estavam ali na ponta da língua. Fiquei com as questões e olhei bastante os documentos Word que fiz.
No dia anterior à prova, eu não costumo estudar tanto não, tento relaxar mais. Acho que vi uma coisinha ou outra só que estava insegura, mas coisas pontuais no dia.
No dia da prova, entre a prova da manhã e a da tarde, eu dei uma olhada nos meus materiais também, em algumas “decorebas”.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Betina: Apenas estudei para a prova discursiva e redação no pós-edital, se não me engano. Fiz algumas redações e questões de concursos que tinham acontecido recentemente.
Essa era a parte da prova de que eu mais tinha medo. Fiquei muito insegura, gostaria de ter treinado mais, principalmente redação com temas que eu não tinha tanto conhecimento.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Betina: Acertos: Constância + tempo, mantendo boa parte da minha rotina (como academia e saídas para comer fora com o marido, parentes, amigos) – era um respiro na minha semana, muito importante para a minha saúde mental. E também, o mais importante, fazer muitas e muitas questões.
Erros: Eu comecei no mundo dos concursos meio sem direção, sem certeza do que queria fazer. Na verdade, eu sabia que queria área fiscal, mas o edital e quantidade de matéria me assustavam. Então, demorei para começar a estudar para essa área, fui incluindo as matérias aos poucos até quando eu vi que dava e resolvi focar na fiscal, fui focar na fiscal no final de 2020, antes disso estudei as matérias da PF e depois foquei no TCM-SP (e acabei nem fazendo a prova desse último). Talvez se eu tivesse tido uma ajuda no planejamento dos estudos no início eu teria começado desde cedo a estudar para a área fiscal.
Hoje, eu também acho que eu podia ter ido mais rápido para as questões e ter focado mais nelas o quanto antes.
E, especificamente para o ISS-SP, eu acho que podia ter treinado mais redação, para me sentir menos insegura.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Betina: No pós do ISS-SP, eu não pensei em desistir. Eu pensei em fazer o que eu conseguisse na prova e, se não desse certo, eu ainda teria a chance de fazer o SEFAZ-SP em outro momento.
Ao longo de toda a preparação, não lembro se passou esse pensamento de “quero desistir”, mas eu tive vários momentos de muito cansaço, desânimo, dúvidas e o que eu fazia era descansar, diminuir um pouco o ritmo, fazendo o que eu conseguia, tentava fazer coisas que me davam prazer e me deixavam feliz para conseguir continuar.
Vez ou outra, também abria o portal transparência para ver os salários rsrsrs. Isso também me dava ânimo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Betina: Constância + tempo eu acho que são essenciais nos estudos para concurso. Fazer as coisas no seu limite, sem se comparar com o coleguinha que diz fazer o dobro de horas que você faz. Claro, sempre dando o seu melhor, mas indo no seu tempo, no seu ritmo, continuar a fazer coisas que te dão prazer, porque a estrada é longa e é importante ser feliz no processo também. Estudando com constância, uma hora a aprovação vem. Só não desista.