Aprovado no concurso PC PA no cargo de Papiloscopista
“Mantenha-se firme, tenha em mente seus objetivos e as ações necessárias para alcançá-los”
Confira nossa entrevista com Arthur Freitas Fonseca, aprovado no concurso PC PA no cargo de Papiloscopista:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Arthur Freitas Fonseca: Sou formado em Ciências Náuticas (2° oficial de náutica). Tenho 28 anos e sou de Atibaia-SP.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial/Segurança Pública?
Arthur: Resolvi estudar para concursos por não me identificar com a minha formação e por causa da dificuldade de arrumar emprego na minha área, naquela época. No início dos meus estudos eu estava focado na área fiscal, mas à medida que o tempo foi passando, fui percebendo mais oportunidades na área policial e resolvi migrar os estudos.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Arthur: Já fui aprovado em 1° lugar no cargo de Técnico em Auditoria de Controle Interno, da Prefeitura de Cabedelo.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados na primeira fase do certame?
Arthur: Fiquei surpreso, já que não achava que iria conseguir. Também houve uma sensação de alívio, como se tivesse saído um peso das minhas costas.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Arthur: Minha vida social não mudou muito, uma vez que eu não sou de sair tanto assim. Mas nunca deixei de ver meus amigos. Acredito que sair com os meus amigos foi importante para eu me livrar do estresse que se acumulava com a rotina dos estudos.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Arthur: Sou solteiro, atualmente morando com minha mãe. Acredito que no início foi um choque para os meus pais saberem que eu iria focar nos concursos, mas depois me apoiaram.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Arthur: Não vejo mal nenhum em fazer outros concursos, desde que seja dentro da área desejada (policial, fiscal, ambiental, etc). No momento estou satisfeito com minha aprovação, porém irei continuar estudando para concursos até tomar posse no cargo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado?
Arthur: Comecei a estudar para concursos no 2° semestre de 2018. Fiquei estudando para área fiscal até o 1° semestre de 2020, após isso foquei na área policial, mais precisamente nos cargos de papiloscopista da Polícia Federal e da Polícia Civil do Pará.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Arthur: Boa parte dos meus estudos aconteceu com o edital já lançado, no caso da PCPA cheguei a estudar antes do novo edital. Para manter a disciplina, eu procurava lembrar quais eram meus objetivos de vida e que atitudes seriam necessárias para alcança-los .
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Arthur: Usei os PDFs para estudar praticamente tudo, só recorria às videoaulas quando tinha muita dificuldade em determinado assunto. A principal vantagem dos PDFs é o fato de poder grifar e revisitar o assunto de maneira mais prática, já como desvantagem o estudo por PDFs pode se tornar muito cansativo. Por fim, acredito que estudar por videoaulas é ótimo para aprender matérias difíceis, porém exige mais tempo do concurseiro.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Arthur: Eu estudava por volta de 5 e 6 horas líquidas, dedicava no mínimo 1h e no máximo 2h por matéria no dia. Normalmente eu via entre 4 a 6 matérias por dia.
Eu evitava fazer resumos ao máximo e procurava revisar pelos mapas mentais disponibilizados pelo Estratégia, revisava através dos meus grifos nos PDFs e todos os dias respondia exercícios.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Arthur: Na última semana eu procurei revisar o máximo possível com meu material de revisão. Já na véspera eu procuro ver as revisões dadas no Youtube.
Estratégia: Como foi sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Arthur: Procurava treinar de segunda a sexta. Eu separava um dia para corrida e outro para flexão e abdominal.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.
Arthur: O meu maior erro foi não ter treinado a redação, caso eu tivesse treinado, provavelmente teria gastado bem menos tempo na elaboração da discursiva.
Já o meu maior acerto foi manter os meus estudos de maneira constante.
O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Arthur: O mais difícil foi manter a constância nos estudos. Nunca pensei em desistir, mas havia dias que não dava vontade de estudar. Eu procurava ter em mente que deixar de estudar só me prejudicaria e assim eu voltava aos estudos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Arthur: Mantenha-se firme, tenha em mente seus objetivos e as ações necessárias para alcançá-los.