Aprovada em 7° lugar no concurso Anvisa para Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária - Área 1
Concursos Públicos
“Com planejamento, disciplina e perseverança, é possível chegar lá! Pode ser que demore um pouco mais do que você deseja, dependendo das suas condições iniciais, mas faça sempre o seu melhor […]”
Confira nossa entrevista com Ariane Cristina Boechie Carvalho, aprovada em 7° lugar no concurso Anvisa para Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária – Área 1:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Ariane Cristina Boechie Carvalho: Sou Ariane, nasci no Rio de Janeiro e me mudei para Brasília com 9 anos. Me formei em Engenharia Química e hoje, com 27 anos, moro em Valparaíso de Goiás, perto do meu trabalho, em uma indústria.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Ariane: Sinceramente, eu nunca fui motivada a estudar para concursos públicos, sempre pensei no local de trabalho em si. Meu interesse veio quando abriu o concurso da Petrobras, que é uma empresa em que eu sonhava em trabalhar. Daí em diante, decidi que estudaria para concursos que surgissem e fossem aderentes à minha formação e, quando soube do concurso da Anvisa por uma colega de trabalho, comecei a estudar.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Ariane: Eu trabalhei 44h semanais durante todo o período em que estudei para concursos. Quando chegava em casa à noite, depois do trabalho e da academia, eu estudava e, aos finais de semana, passava o dia inteiro estudando para compensar as poucas horas de estudo nos dias de semana. Eu busquei sempre me ater ao edital e deixar para estudar com menos intensidade as matérias que já dominava e focar no que não sabia ou não lembrava para otimizar o tempo. Sempre estudei com o edital em outra aba no computador, marcando aquilo que já tinha estudado e evitando me aprofundar em tópicos que não estavam sinalizados no documento.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Ariane: O concurso da Anvisa foi o primeiro em que fui aprovada, em 7º lugar (provas objetiva e discursiva) para especialista em regulação e vigilância sanitária, área 1. Não pretendo continuar estudando no momento, mas isso pode ser revisto.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Ariane: Eu não costumo sair muito aos finais de semana, então, mantive as poucas saídas que tinha com amigos e família, mas dificilmente ficava muito tempo fora de casa.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Ariane: Minha família sempre me incentivou a prestar concursos públicos e me apoiou, me deixando em silêncio quando precisava estudar e me levando aos locais de prova. Não contei para muitas pessoas que eu estava estudando para concursos, então, meus amigos só ficaram cientes quando eu passei, pois preferi não divulgar previamente.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Ariane: Eu estudei três meses para o último concurso. Foi um período curto, pois eu só fiquei sabendo do concurso quando uma colega de trabalho me perguntou se eu iria fazer a prova. Sei que não é comum começar a estudar após a divulgação do edital, mas na área em que concorri, não existem muitos concursos que abrem com regularidade, é diferente das áreas jurídica e de auditoria. Em alguns momentos, até duvidei se faria sentido eu continuar estudando para um concurso com tão pouco tempo para cobrir um edital, mas me mantive firme cobrindo o máximo possível de assuntos e priorizando os assuntos que considerava mais fáceis de se aprender. Durante todo esse tempo, pensei que, mesmo que não passasse, estaria estudando temas que seriam úteis para outros concursos.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Ariane: Durante a minha preparação, assisti às aulas gravadas e li os resumos em PDF. Esses dois tipos de materiais foram o suficiente para mim. Eu não tinha muito tempo para pesquisar cada assunto em livros, então me ajudou bastante assistir às aulas em vídeo e ler os resumos em PDF, sempre resolvendo os exercícios e lendo a resolução depois. Também fiz algumas anotações em um caderno para fixar melhor assuntos mais complexos. As aulas gravadas foram importantes em assuntos abstratos ou que eu desconhecia completamente e os pdf foram muito úteis para assuntos mais simples ou que eu já tinha familiaridade.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ariane: Tive um colega da graduação que estudou pelo Estratégia Concursos e baixei um resumo em PDF de um assunto que estudava e achei muito completo, então me interessei pelo Estratégia.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Ariane: Eu usei material de outros cursos anteriormente quando me preparei para outro concurso e o curso foi construído após a divulgação do edital e muito material demorou a ser divulgado e foi divulgado sem a profundidade necessária, então, isso atrapalhou bastante quem não tinha muito tempo para se preparar. Entendo que nem sempre haverá material disponível para concursos que não abrem com regularidade, mas boa parte do conteúdo normalmente, é comum a outros concursos da área, então, pelo menos metade do conteúdo tem que estar disponível imediatamente e depois é necessário liberar as aulas na data acordada.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Ariane: Eu fiz um concurso usando o material de outra plataforma, mas não fui aprovada.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Ariane: O material do Estratégia é muito completo, tanto em aulas gravadas quanto em aulas em PDF. Sei que existem outras ferramentas como fóruns, simulados e aulões, mas eu nem cheguei a usá-las. Senti que tive uma preparação bastante focada para o concurso que prestei e não precisei perder tempo buscando na internet muitos conteúdos, pois a plataforma cobriu bem o edital.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Ariane: Como eu não tinha muito tempo para estudar até a prova, meu plano de estudos foi basicamente estudar ponto a ponto do edital, começando pelas matérias simples e/ou que desconhecia, e progredindo até chegar às mais complexas. Como o conteúdo programático, tinha conhecimentos básicos, complementares e específicos da área, normalmente eu estudava de duas a três matérias simultaneamente, uma de cada área. Eu estudava duas horas por dia, de segunda a sexta e oito horas aos finais de semana.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Ariane: Não cheguei a fazer muitas revisões, mas normalmente cada arquivo em PDF tem uma grande quantidade de questões. Quando eu estudava o assunto pela primeira vez, fazia uma parte deles e deixava o resto para depois. Então, mais tarde, eu fazia os exercícios que faltavam e relia rapidamente o arquivo, focando nos pontos de maior dificuldade.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Ariane: Resolver exercícios é fundamental para fixação do conteúdo e entender como um assunto pode ser cobrado em prova. Ler a teoria não é o suficiente para conseguir ter um bom desempenho. Não tenho ideia de quantas questões resolvi, mas elas foram essenciais para minha aprovação.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Ariane: Eu tinha dificuldade em química orgânica e elétrica. Li detalhadamente a teoria sobre esses assuntos e escrevi resumos sobre eles, desenhando alguns mecanismos de reação orgânica para entender melhor sobre o assunto. Depois, fiz os exercícios e li a resolução daqueles que errei.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Ariane: Na semana que antecedeu a prova, eu estudei normalmente, mas dois dias antes dela, eu fiz revisões de conteúdo, assistindo às aulas sobre os assuntos, revendo conceitos e fazendo exercícios.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Ariane: Honestamente, não fiz uma preparação específica para a prova discursiva. Eu li qual seria o tema da redação, pois estava no edital e reuni informações suficientes sobre o assunto, que também era tema de conhecimentos básicos e complementares. Esforcei-me para entender os conceitos para que pudesse colocá-los no papel de forma natural. Saliento que não tenho dificuldade em escrever redações, razão pela qual não dediquei mais tempo a essa etapa da preparação, mas aconselho as pessoas a se prepararem para escrever textos concisos e com conteúdo lendo e escrevendo com regularidade. A escrita pode ser praticada tanto em redações com correção, quanto em postagens em mídias e textos pessoais, o importante é escrever, mesmo que pareça difícil.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Ariane: Meus maiores acertos foram investir em um preparatório de qualidade, estudar com o edital em um arquivo do lado para não me perder no meio de tanto conteúdo e ter consistência nos estudos, pois não adianta estudar um dia inteiro e ficar uma semana à toa. Meu principal erro, foi não ter começado a estudar antes.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Ariane: Pensei em desistir de estudar em alguns momentos, pensando que não teria chances de passar, mas segui em frente acreditando que não tinha nada a perder estudando, pois se não fosse aprovada no concurso para o qual estudava no momento, poderia passar em outro. Além disso, não queria fazer a prova com a sensação de que não fiz o meu melhor possível para conseguir a aprovação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ariane: Com planejamento, disciplina e perseverança, é possível chegar lá! Pode ser que demore um pouco mais do que você deseja, dependendo das suas condições iniciais, mas faça sempre o seu melhor, pois você não vai se arrepender. O caminho pode ser longo e tortuoso, mas assim são as trajetórias que levam aos mais belos destinos.