
“O maior conselho que eu poderia dar é: não desista! Vai ser um processo difícil, solitário (muitas vezes) e moroso. Sempre ouvi falar que concurso público é uma fila, e quando a gente começa a estudar descobre que é verdade, com muito estudo a gente consegue avançar umas posições a mais. Acredite na sua capacidade e lembre-se: um cargo lindo te espera”.
Confira nossa entrevista com Ariadne Sousa, aprovada em 2º lugar no concurso ALE-CE:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Ariadne Sousa: Tenho 28 anos, moro em Eusébio (CE) e sou formada em Jornalismo.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Ariadne Sousa: Eu comecei a estudar para concursos em julho de 2019, eu já tinha trabalhado na minha área, em produção de TV, e não foi algo que me cativou. Fiquei um pouco decepcionada com o mercado de comunicação e abri um negócio próprio, um restaurante, com meu namorado, e apesar de ter dado certo, eu sentia que aquilo também não me preenchia. Minha mãe é servidora pública e com o incentivo dela, despertei para esse mundo dos concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Ariadne Sousa: Sim, durante minha preparação eu trabalhava no meu restaurante e prestava serviços de assessoria para uma empresa. A adaptação de horários foi complicada no início, mas sempre tentava separar um turno (manhã ou tarde) para estudar, e também quando chegava do restaurante à noite.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Ariadne Sousa: Essa é a minha primeira aprovação, fiquei em segundo lugar geral, pois, apesar de ter ficado com as maiores notas nas provas objetiva e discursiva, perdi o primeiro lugar na fase de títulos.
Passei para o cargo de Analista Legislativo da ALECE, na área de jornalismo. Ainda não sei se manterei os estudos para concurso porque passei no órgão e no cargo que realmente sonhava.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Ariadne Sousa: O período dedicado ao estudos é um processo de muita dedicação e abdicações também, a gente tenta manter o contato social, mas é inevitável que as coisas mudem. Tudo é uma questão de prioridade, o estudo tem que ser, naquele momento, o principal foco e as pessoas que valem a pena sempre entendem e incentivam nosso crescimento.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro(a)? De que forma?
Ariadne Sousa: Minha família foi fundamental na minha jornada, principalmente minha mãe, eu namoro há alguns anos e tenho amigos incríveis. Todos foram compreensivos, me incentivaram e acreditaram em mim até quando eu mesma duvidei. Minha mãe e meu namorado sempre desviaram todos os problemas que puderam para que eu não precisasse me preocupar com nada além dos estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Ariadne Sousa: Esse concurso da ALECE foi um pouco fora da curva, seu edital foi lançado em março de 2020, poucos dias antes da efetiva chegada da Pandemia de COVID-19 no Brasil, o concurso foi suspenso ainda em março do mesmo ano. Mas eu acreditei que o certame seria retomado em breve, o que não aconteceu. Estudei por mais de um ano sem saber quando a prova ocorreria, muita gente desistiu e foi estudar para outros concursos que estavam lançando. Eu tomei uma decisão arriscada e me mantive focada no cargo que eu tanto sonhava. A prova ocorreu em dezembro de 2021.
É dificil manter a disciplina durante todo o tempo, é normal a gente duvidar, pensar em desistir, acho que isso acontece com todo concurseiro, mas acreditar que somos capazes faz toda diferença. Eu sempre pensei que iria sim conseguir, só não sabia onde ou quando.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Ariadne Sousa: No início da minha preparação, estudava muito por videoaulas, pois não tinha base nenhuma e achava mais fácil de entender. Com um pouco mais de experiência, optei pelo estudo por PDF’s e por questões (muitas), deixando as videoaulas para situações muito específicas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ariadne Sousa: Quando comecei a estudar, ainda estava tentando descobrir como me organizar, me preparar, assisti algumas aulas gratuitas do Estratégia e gostei muito da didática, a partir disso comecei a acompanhar e a adquirir os cursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Ariadne Sousa: Os PDF’s são certamente um diferencial, é um conteúdo bem completo e os resumos ao final deles, são ótimas ferramentas de revisão. Também gosto muito dos Bizus Estratégicos, usei bastante na minha reta final.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Ariadne Sousa: Eu tive alguns planos de estudo durante minha preparação, pois como tive bastante tempo para ver e rever o edital, em certo momento, passei a fazer basicamente revisões e questões. Sempre colocava 3 matérias por dia e fazia questões para todas elas. Sobre as horas, é complicado contabilizar pois dependia de como conseguia conciliar com as demais obrigações, mas a meta era nunca estudar menos de 3 horas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Ariadne Sousa: Eu amo mapas mentais, e sempre fiz os meus, consegui montar um material bem completo e me ajudou bastante na reta final. Fazia simulados e redação todos os sábados. Então pude fazer revisões bem eficazes, juntando meu material e aqueles que a plataforma me oferecia, como os bizus e resumos dos PDF’s.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Ariadne Sousa: Resolver questões foi um diferencial pra mim, eu não recordo quantas eu fiz no total, mas para cada matéria que eu estudava todos os dias, tinha que fazer pelo menos 50 questões, como estudava 3 matérias, fazia pelo menos 150 questões todos os dias. Isso fez com que eu entendesse minha banca, me preparou para pegadinhas e me treinou para o dia da prova.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Ariadne Sousa: Administração geral e pública é, sem dúvida, a matéria mais complicada pra mim, principalmente pela sua extensão, existem muitas teorias e certa subjetividade no conteúdo. Tive ótimas aulas com o professor Rafael, e os PDF’s do professor Stefan são muito completos. Com a ajuda deles, consegui ter um ótimo aproveitamento na matéria.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Ariadne Sousa: Na última semana, utilizei todo o material que separei para revisões, incluindo mapas mentais e caderno de erros, também fiz muitas questões. No dia que antecedeu a prova, fiz a revisão dos conteúdos meio “decoreba”, alguns macetes e mapas mentais daquelas matérias em que não estava tão confiante.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Ariadne Sousa: Minha discursiva foi um diferencial na minha aprovação, tirei quase nota máxima. Eu sabia do peso que ela teria no certame, então fazia redações todas as semanas com base nos temas indicados no curso. Próximo da reta final, adquiri cursos de correção para ter um feedback melhor de como estavam meus textos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Ariadne Sousa: Eu acredito que meu maior erro foi ser ansiosa demais, por querer passar rápido, avancei etapas que posteriormente me fizeram falta. A gente se cobra demais e isso atrapalha nossa evolução. E acho que meu maior acerto foi não negligenciar questões, a combinação entre uma boa base teórica e a prática é a melhor forma de se chegar à aprovação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Ariadne Sousa: Sim, eu acho que a maioria dos concurseiros deve passar por momentos assim. São muitas incertezas e muita informação para absorver, eu tive a sorte de ter uma base familiar muito boa, que me apoiou e me manteve firme nos momentos em que fraquejei.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ariadne Sousa: O maior conselho que eu poderia dar é: não desista! Vai ser um processo difícil, solitário (muitas vezes) e moroso. Sempre ouvi falar que concurso público é uma fila, e quando a gente começa a estudar descobre que é verdade, com muito estudo a gente consegue avançar umas posições a mais. Acredite na sua capacidade e lembre-se: um cargo lindo te espera.