Aprovada em 5° lugar para Agente Administrativo no concurso SESPA
Concursos Públicos
“Primeiro decida sua área! Onde você se sentiria bem enquanto servidor público? Depois, tenha foco e disciplina nos estudos. Não tem desculpa: tem pouco tempo? Faça exercícios […]”
Confira nossa entrevista com Aretha Souza De Paiva, aprovada em 5° lugar no concurso do SESPA para o cargo de Agente Administrativo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Aretha Souza De Paiva: Sou casada e mãe de dois meninos. Minha última formação foi em Direito (2019). Tenho 40 anos e sou natural de Belém do Pará.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Aretha: A estabilidade financeira foi preponderante para que eu resolvesse me dedicar aos concursos. Isso antes , inclusive, de começar a estudar para eles, pois minha formação inicial foi a de Gestão de Órgãos Públicos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Aretha: Quando comecei a ter contato com o mundo dos concursos eu trabalhava em período integral e estudava no final da noite e início da madrugada, mas era um estudo muito aleatório e nada produtivo. Porém, após o diagnóstico de autismo (2022) do meu filho mais novo e com a necessidade de terapias e consultas e considerando que não encontrava ninguém pra ficar com ele para que pudesse trabalhar, acabei por abandonar o trabalho fora de casa. E foi nesse momento que intensifiquei os estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Aretha: Até o concurso da Sespa eu só havia classificado nos concursos. Todos aqui pelo estado mesmo: Banpará, Semas, MPPA. Mas o click que deveria levar a sério mesmo foi quando, embora com toda a falta de direcionamento nos estudos, acabei por ficar classificada no último concurso TRE PA. Todos esses cargos ainda são para nível médio.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Aretha: Enquanto não estava levando a sério os estudos, tinha feriado, final de semana, enfim, não tinha um cronograma definido de estudo. Agora só tenho “vida social” se precisar resolver alguma coisa fora de casa rsrs e um aniversário ou outro de família bem espaçado e se não tiver nenhum edital aberto.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Aretha: Meu marido me apoia, minha irmã também, mas os outros parentes ficam pedindo pra eu mandar currículo “que tem um amigo do meu amigo que tá contratando”. Minha mãe também torce, mas sinceramente, não compreende muito a respeito da dedicação. Acha exagerado.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Aretha: Na verdade, eu passei nesses outros concursos apenas estudando pro TRE pq esse é o meu foco. Posso ate fazer outros concursos e até, eventualmente, passar em algum, mas o que eu quero mesmo é ser analista da justiça especializada (TRT, TRF ou TRE). Aí aposento a caneta preta. Não tenho problema com disciplina. Gosto de estudar.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Aretha: Comecei a estudar pelos PDFs, mas logo desisti, pois não tinha silêncio suficiente para ler. Daí passei somente a assistir às vídeo aulas e fazer exercícios. Acredito que vantagem ou desvantagem está na realidade de cada um. Ter acesso aos PDFs e depois assistir às aulas é o melhor caminho pra fixar conteúdo, mas pra minha realidade, isso é impossível, então vou fixando nos exercícios e mapas mentais.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Aretha: O estratégia entrou na minha vida pelo YouTube, com as aulas gratuitas. Não tinha (ainda não tenho, na verdade) dinheiro pra pagar um curso completo e me agarrei às oportunidades que eram dadas no canal. Assistia a tudo! Ia pausando o vídeo e repetindo tudo que os professores falavam. Daí fui tomando conhecimento de alguns assuntos e fui fazendo os exercícios pra tentar entendê-los.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Aretha: O principal é que não preciso mais ficar procurando pelos materiais atualizados. Na plataforma já tem tudo o que preciso e com a certeza de que não precisarei verificar a procedência. Está ali e é só estudar.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Aretha: Estudo por assunto de acordo com as disciplinas que não vou bem quando faço os simulados. E continuo assistindo às aulas ao vivo quando tenho disponibilidade.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Aretha: Faço simulados e exercícios apenas. Não gosto de resumos escritos e tento gravar na memória os mapas mentais.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Aretha: Exercício é fundamental. É ele que te coloca, de fato, a par do assunto e de como a banca vai cobrá-lo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Aretha: Tenho dificuldade em RLM!!! É uma guerra pra entender, por isso tento sempre fazer uma ou outra questão pra manter os assuntos frescos na memória.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Aretha: Não tem esse negócio de pre-prova, não! Todo dia estudo e faço exercício. Não tem turno perdido. Se, pela manhã, tiver 30 minutos de disponibilidade, estudo. À tarde, à noite e no início da madrugada, a mesma coisa.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Aretha: Eu sempre gostei de ler e quando existe o hábito muitas construções já ficam naturalizadas, mas é sempre importante fazer uma redação de tempos em tempos. Escrever, por exemplo, a respeito de um assunto estudado é um bom começo. Você revisa e acaba por organizar o assunto na cabeça. Se der sorte, ele cai como estudo de caso numa discursiva.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Aretha: Meu maior erro foi não ter focado numa área. A gente fica muito perdido quando começa a estudar. Acha que os assuntos serão cobrados com mesma densidade. Que todas as bancas cobram da mesma forma…Daí quando percebe já perdeu vários anos estudando sem foco.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Aretha: Desistir nunca foi opção.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Aretha: Primeiro decida sua área! Onde você se sentiria bem enquanto servidor público? Depois, tenha foco e disciplina nos estudos. Não tem desculpa: tem pouco tempo? Faça exercícios. Está com horário sobrando? Leia pdf, assista às aulas e vá com tudo pra cima dos exercícios e simulados. E persevere! Vai no teu tempo e não seja cruel consigo mesmo se comparado a ninguém.