Aprovado em 1° lugar no concurso do SEAD/IAPEN Acre para o cargo de Agente de Polícia Penal
Concursos Públicos
“Para quem está iniciando os estudos, aconselho que não desista, a maioria vai cansar, vai ficar pelo caminho. Mas se você não desistir, uma hora a conta fecha […]”
Confira nossa entrevista com Antônio Jeferson Vale da Rocha, aprovado em 1° lugar no concurso do SEAD/IAPEN Acre para o cargo de Agente de Polícia Penal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Antônio Jeferson Vale da Rocha: Sou formado em licenciatura em matemática, tenho 27 anos e moro em Cruzeiro do Sul-Acre.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Antônio: O que me levou a estudar para concurso público foi minha vontade de mudar de vida. Minha insatisfação com a vida financeira e pessoal.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Antônio: Sim, trabalho pelo período da manhã e estudava no período da tarde e à noite. Mas procurava estudar o tempo que tinha livre no trabalho, principalmente com o edital aberto. Com o edital aberto você tem que estudar o máximo que puder.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Antônio: Já fui aprovado em três concursos. O primeiro foi para o cargo de auxiliar administrativo da prefeitura da minha cidade, ficando na 6° colocação. O segundo foi para o cargo de Corpo de bombeiros do estado do Acre, o qual fiquei dentro das vagas na 120° colocação, porém acabei reprovando no teste físico. O último foi pro cargo de agente de polícia penal do estado do Acre, ficando na primeira colocação do certame e gabaritando a prova objetiva.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Antônio: Minha vida social sempre foi bem reservada, não costumo sair muito e procurava ficar o máximo de tempo em casa estudando. Era basicamente de casa para o trabalho e de casa pra academia.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Antônio: Sim, minha família sempre me apoiou nos estudos. Meus irmãos sempre me motivaram a estudar, diziam que eu tinha muito potencial e me ajudavam a bancar os materiais de estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Antônio: Estudei por 5 meses direcionado a esse concurso, porém já tinha uma base bem sólida de outros concursos que prestei, o que facilitou bastante essa aprovação. E pra manter a disciplina, era a minha força de vontade mesmo, a vontade de ser policial, de vestir a farda e fazer um curso de formação. Usava isso pra me motivar a lidar com as intempéries que todo concurseiro passa.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Antônio: O material que usei pra estudar pra esse cargo foi os PDFs do Estratégia Concursos. Como sempre gostei de ler, achava que conseguia absorver mais os conteúdos através da leitura dos PDFs, além de ser um estudo ativo, você ganha tempo em relação às videoaulas. E os PDFs do Estratégia são bem completos e cheio de esquemas que facilitam a sua aprendizagem. Acredito que isso foi a principal vantagem que me fez obter esse resultado.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Antônio: Conheci o Estratégia durante o período de pandemia, lá por volta de maio de 2020. Vi que disponibilizavam uns cursos gratuitos pra galera ficar em casa estudando. Foi meu primeiro contato com os PDFs do Estratégia e gostei muito do material. Depois adquiri a assinatura anual e continuo renovando até hoje.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Antônio: Sem dúvidas, quando comecei a estudar pelo Estratégia notei a diferença que um bom material pode fazer na sua preparação para concursos públicos. Quando você está iniciando os seus estudos, você não tem muita base do que estudar, do que mais cai nas provas e nem como as bancas cobram cada assunto. Com os PDFs você encontra tudo isso bem organizado, com esquemas que facilitam sua aprendizagem e com muitas questões comentadas, o que faz toda a diferença.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Antônio: Eu não tinha um plano de estudos bem organizado. Eu aprendi a estudar usando a Trilha Estratégica, sabia que precisava estudar por ciclos, ir vendo as matérias e voltando para revisar depois. Estudava umas 4 matérias diferentes por dia, e fazia muitas questões. Não posso afirmar uma quantidade exata de horas de estudos por dia, mas girava em torno de 4 ou 5 h líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Antônio: Minhas revisões eram através das minhas anotações e dos resumos no final do PDF. Depois de revisar os assuntos eu procurava fazer questões do que eu havia estudado. As questões são essenciais pra assimilar o conteúdo e corrigir seus erros. E utilizava os simulados pra medir o nível da minha preparação. Com base nos simulados é que você vai vendo o que precisa melhorar, e vai aperfeiçoando os detalhes até se sentir confiante na aprovação.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Antônio: Eu acredito que sem exercícios é quase impossível você ser aprovado em um concurso público, pois a melhor maneira de você fixar o conteúdo é através da resolução de questões. Para esse concurso da polícia penal eu fiz na base de 12 mil questões e vários simulados.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Antônio: A minha maior dificuldade sempre foi em informática. É uma disciplina muito grande e com muitos assuntos difíceis de aprender. Mas foi na base da repetição e muitos exercícios que me fez superar essa dificuldade.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Antônio: Na última semana eu estava bem tenso com a data da prova. Por mais preparado que você esteja, você não tem confiança suficiente de acreditar que vai passar, que vai fazer uma boa prova. Mas procurei me manter calmo e revisar os principais conteúdos que acreditava que seriam cobrados. No dia pré-prova eu só queria me manter calmo e não pensar na prova.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Antônio: Sim, teve prova discursiva. Minha preparação para a discursiva foi baseada no material do Estratégia. Lia os modelos de redações prontas e toda sua estrutura. Procurava ler os textos que os professores usam pra embasar os modelos de redações. Queria ter o máximo de informação possível pra não ser surpreendido com nenhum tema. Foi o que aconteceu, estava bem preparado e tirei uma nota muito boa na discursiva.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Antônio: O meu principal acerto foi ter direcionado bem os meus estudos. Sabia o perfil da banca e o que ela costumava cobrar mais. Foi com base nisso que direcionei meus estudos e graças a Deus deu tudo certo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Antônio: O estudo para concurso é cheio de altos e baixos, tem momentos que realmente você se sente desmotivado, pensa que está perdendo tempo ali sentado e se questiona se realmente você é capaz de passar em um concurso público. Mas, garanto que esses pensamentos vão embora quando você consegue sua primeira aprovação. Irmão, quando você ver seu nome na lista dos aprovados tudo que você mais quer é estudar para outros concursos melhores. Você sabe que aquele esforço trouxe resultados e que se persistir outros virão. Não existe motivação melhor que isso.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Antônio: Para quem está iniciando os estudos, aconselho que não desista, a maioria vai cansar, vai ficar pelo caminho. Mas se você não desistir, uma hora a conta fecha. Seja disciplinado, abdique de certas coisas para investir no seu futuro.