Aprovada em 1° lugar para Analista Ambiental no concurso CETESB
Concursos Públicos
“Constância e persistência. São palavras-chave para a aprovação. Pegar um material direcionado, estudar com afinco, sempre com foco no seu objetivo […]”
Confira nossa entrevista com Anna Laura Felipucci, aprovada em 1° lugar para Analista Ambiental no concurso CETESB:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Anna Laura Felipucci: Tenho 30 anos e minha cidade natal é Batatais, no interior do estado de São Paulo. Sou formada em engenharia ambiental pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Anna Laura: Meu sonho era ser concursada, desde quando eu estava na faculdade. Então, eu já tinha na cabeça que queria me formar e começar a estudar para concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Anna Laura: Logo quando me formei, eu ainda não trabalhava. Ficava por conta dos estudos, mas ainda não tinha conhecido o Estratégia. Então, estava meio perdida e gastei um tempinho estudando sem direção. Depois, além de começar a trabalhar, lidei com alguns imprevistos. Tive uma gravidez inesperada e meu pai, que sempre foi meu pilar, ficou muito doente. Porém, isso não fez com que eu desistisse. Eu continuei estudando. Eu falo que uma das palavras que nortearam minha aprovação foi a CONSTÂNCIA. Se eu tivesse 20 minutos no meu dia inteiro, eu estudava 20 minutos. Durante todo o tempo até minha aprovação, eu não deixei de estudar nenhum dia. Até no hospital com meu pai, eu levava meus cadernos, PDFs baixados no celular e ficava estudando.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Anna Laura: Eu prestei vários concursos. A maioria deles fui aprovada, porém não fiquei dentro do número de vagas ofertadas. Então, acabei não sendo chamada. Mas vou destacar dois concursos que fiquei melhor colocada: o primeiro foi o da CEMIG para o cargo de engenheiro ambiental, que fiquei em 17º lugar. E o segundo foi um da prefeitura da minha cidade natal, Batatais, também para o cargo de engenheiro ambiental, que fiquei em 7º lugar. Esse da prefeitura fiquei com dor no coração, pois errei apenas uma questão a mais do que o primeiro colocado.
Eu pretendo assumir o cargo na CETESB quando me chamarem, porém tenho a intenção de continuar os estudos sim.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Anna Laura: Eu saía, mas também deixava de ir em muitos lugares por causa dos estudos, principalmente quando já tinha saído o edital do concurso.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Anna Laura: Sim, sempre tive total apoio. Eu tive meu mérito de vencer pelos estudos, mas digo que também tive sorte. Sorte de ter uma família que sempre esteve do meu lado, acreditando em mim e me dando a oportunidade de estudar com um material de excelente qualidade.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Anna Laura: Estudei direcionado ao concurso da CETESB depois que saiu o edital. Porém, eu já tinha uma boa base, pois estudei com Estratégia para o concurso do Ibama, que foi 1 ano antes. Eu prestei o concurso do Ibama, depois disso a doença do meu pai evoluiu bastante e ele acabou falecendo. Logo depois do seu falecimento, saiu o edital da CETESB. Eu montei um esquema de estudos, em que acordava 4h da manhã e estudava das 4h às 7h, pois era o tempo que tinha durante meu dia para me dedicar aos estudos. Esse esquema foi uma dica de uma tia minha, muito sábia, que sempre admirei e que é concursada. E foi muito produtivo para minha preparação antes da prova da CETESB. O que fez eu manter essa disciplina foi meu sonho de passar em um concurso.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Anna Laura: Usei de tudo um pouco! Videoaulas, PDFs e muitos exercícios. Algumas disciplinas que eu já estava mais familiarizada estudei através da resolução de muitas questões da FCC. Em outras que tinha mais dificuldade, utilizava videoaulas e leitura dos PDFs.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Anna Laura: Uma prima minha começou a estudar para concurso com Estratégia e me indicou. Disse que tinha um professor de direito administrativo excelente (Herbert, adoro você, rs).
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Anna Laura: Com certeza! Materiais direcionados e professores brilhantes. O primeiro concurso que prestei com Estratégia foi o da CEMIG. Antes disso, eu fazia concursos e fazia 50% das provas. No concurso da CEMIG, estudando com Estratégia, passei a fazer 85%. Eu senti que estava começando a estudar certo e que cada vez eu estava chegando mais perto.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Anna Laura: Eu sempre gostei de estudar uma disciplina por vez. Não rendia muito quando tentava estudar várias matérias ao mesmo tempo. Conversava com alguns concurseiros e eles me achavam meio louca, mas era desse jeito que eu rendia mais: uma disciplina por vez. A quantidade de horas líquidas variou muito durante toda a minha preparação, pois tive diferentes etapas na vida. Em alguns momentos, consegui me dedicar mais tempo aos estudos, em outros momentos, não tanto. Conforme disse acima, acho que o importante foi manter a constância de estudar todo dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Anna Laura: Sim, eu fazia resumos, simulados e muitas questões da banca. Eu também anotava as questões que eu errava e o porquê eu errei.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Anna Laura: Fundamental. Aliás, sempre quando saía um edital, antes de eu começar a teoria, eu fazia uma bateria de questões da banca organizadora para sentir como a banca gostava de cobrar o conteúdo. Não consigo estimar um número de questões que fiz, porque foram muitas, rs. Eu acho muito produtivo resolver muitas questões e, principalmente: anotar os erros.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Anna Laura: Direito (todos, rs) e informática. Tenho mais facilidade com exatas. Então, nas disciplinas de direito, além de ler e reler o PDF, eu precisava muito do apoio dos professores na videoaula. Depois de ter aula com os professores do Estratégia, eu passei a gostar bastante do tal do direito.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Anna Laura: Intensa. Apesar de eu não ter muito tempo durante o dia, eu procurei deixar algumas coisas de lado (exemplo: limpar a casa sempre), para poder rever pontos importantes e matérias que tinha mais dificuldade. Fiz o esquema de acordar todo dia 4h para estudar e, sempre que sobrava um tempinho durante o dia, resolvia algumas questões da FCC e anotava o que eu errava. No dia pré-prova, participei da revisão de véspera do Estratégia, que amo!
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Anna Laura: Tive brilhantes professores de português no ensino médio, que eram exigentes e fizeram com que eu tivesse uma boa base na disciplina. Depois estudei com a fada Adriana Figueiredo (eu apelidei ela de fada, porque acho ela tudo de bom). E também tive uma professora de redação especial no ensino médio, que foi a Magel, que também me ensinou muito e fez parte dessa aprovação.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Anna Laura: Erro talvez tenha sido não abdicar de algumas coisas (talvez se eu tivesse abdicado de mais coisas, minha aprovação teria sido mais rápida). Acerto foi nunca ter desistido.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Anna Laura: Muitas vezes. Mas não durava muito. Minha força de vontade sempre falou mais alto. Era o meu sonho. E toda vez que eu falava que eu ia desistir, eu respirava e conversava comigo mesma: “Anna Laura, você só não vai passar, se você desistir”. E lá estava eu buscando o próximo concurso, rs.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Anna Laura: Constância e persistência. São palavras-chave para a aprovação. Pegar um material direcionado, estudar com afinco, sempre com foco no seu objetivo. Não deixe que os outros te diminuam; conforme eu sempre conversava comigo mesma: “você só não vai passar, se você desistir”.