Aprovado em 2° lugar no concurso IBAMA para o cargo de Técnico Ambiental em Pernambuco
Concursos Públicos
“O Estratégia possui o melhor material em todos os sentidos. Muito completo. Professores sensacionais também, além de excelente equipe de apoio didático. Só consegui obter bons resultados depois de conhecer vocês.”
Confira nossa entrevista com Ângelo Tagore, aprovado em 2° lugar no concurso IBAMA para o cargo de Técnico Ambiental em Pernambuco:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Ângelo Tagore: Oi, chamo-me Ângelo Tagore, sou natural de Caruaru –PE, sou formado em Direito e Educação Física e tenho 43 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Ângelo: O que me levou a estudar para concursos foi a estabilidade financeira.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Ângelo: Eu sempre tive que associar estudo e trabalho, organizava os estudos de acordo com a disponibilidade do dia.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Ângelo: O Ibama foi minha primeira aprovação de verdade. Pretendo continuar estudando .
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Ângelo: Eu nunca abdiquei da vida social, porém com limitações. A vida social é importante demais na preparação.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Ângelo: Sou casado, sempre tive apoio da família, especialmente da minha esposa, mas apenas algumas pessoas muito próximas é que sabiam que eu estudava pra concurso.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Ângelo: Comecei a estudar direcionado para o ibama apenas quando saiu o edital. Como já venho nessa luta de concurseiro há mais de três anos, já tinha uma rotina de estudos, o que facilitou, pois aproveitei algumas disciplinas. Creio que o segredo é a constância. Estude todos os dias, mesmo que só consiga estudar pouco tempo em alguns deles.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?
Ângelo: Utilizo sempre as videoaulas do Estratégia, fazendo anotações e com a lei em mãos. Também utilizo bastante os PDF´s para resolver os exercícios e tirar as dúvidas. Acredito que cada pessoa tem facilidades com determinadas ferramentas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ângelo: O Estratégia já faz parte da minha vida há pelo menos uns três anos, já os considero da família. Conheci através de vídeos no youtube.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou em nosso material?
Ângelo: O Estratégia possui o melhor material em todos os sentidos. Muito completo. Professores sensacionais também, além de excelente equipe de apoio didático. Só consegui obter bons resultados depois de conhecer vocês.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Ângelo: Em média estudava quatro disciplinas e quatro horas líquidas diárias, no mínimo. Quando não atingia em um dia, compensava no outro.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Ângelo: Revisava sempre através de exercícios e anotações feitas durante as aulas. Faço todos os simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Ângelo: Fazer exercícios é o que leva ao sucesso. Tive um professor em uma de minhas graduações que dizia: o êxito depende de 10% de inspiração e 90% transpiração.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Ângelo: Sempre tive dificuldade com informática e raciocínio lógico, mas passei a gostar por causa de professores como Rani, Renato, Brunno lima, como não gostar desses caras? Então dei uma certa prioridade nessas disciplinas. 1 questão pode te tirar da disputa. Todas são importantes.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Ângelo: Na semana da prova eu ¨tirei o pé¨. Nunca tinha feito isso, já chegava na prova cansado. Decidi mudar a estratégia pela primeira vez e consegui a sonhada aprovação.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Ângelo: Minha preparação para a prova discursiva foi 100% com o professor Rodolfo Gracioli. Obtive a maior nota em meu estado. Fiz o que ele ensinou. Com a devida vênia: professor Rodolfo, obrigado. Acho que não preciso dizer o que aconselho, rsrsrs.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.
Ângelo: Meus erros são muitos, cito um: não realizei tantas questões quanto deveria. Acertos: foram poucos, dos quais, NUNCA desistir.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Ângelo: Diversas vezes pensei em desistir, mas o que mais me motivava era ler e ouvir histórias de sucesso dos alunos da coruja. Ri muito, chorei muito com todos vocês do Estratégia.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ângelo: A mensagem que deixo? Nunca desistam, tenham constância nos estudos, não abandonem a vida social, sejam disciplinados. E o principal: não percam a fé. Tive momentos nebulosos, atravessei muitas tempestades ao longo do caminho mas nunca perdi a fé.
A cada derrota eu chorava, ficava triste, mas no outro dia lá estava eu em frente ao computador, no site do Estratégia vendo o Cara Pálida, Adriane Fauth com sua doçura, Thallius e sua p… didática, Renato da Costa e seus exemplos engraçados, o grande Herbert Almeida, a sensacional Adriana de português, as risadas engraçadas de Brunno Lima, os momentos desabafo de Antônio Pequeno, as palhaçadas engraçadíssimas de Marcos Girão, os atendimentos gentis e atenciosos da equipe de apoio. Enfim, só tenho uma coisa a dizer: OBRIGADO, vocês fizeram acontecer. Serei sempre coruja.