Aprovado em 14º lugar para Fiscal da Receita no concurso da SEFAZ AP
Concursos Públicos
“Você deve persistir no seu objetivo de ser aprovado. O caminho é árduo, mas quando você vê seu nome na lista de aprovados percebe que todo o sacrifício valeu a pena.”
Confira nossa entrevista com Andrew Costa de Carvalho, aprovado em 14º lugar para Fiscal da Receita no concurso da SEFAZ AP:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Andrew Costa de Carvalho: Sou formado em Matemática, tenho 35 anos e sou da cidade de Breves -PA (Marajó).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Andrew: Proporcionar uma vida melhor a mim e a minha família, além da estabilidade do serviço publico.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Andrew: Desde quando comecei a estudar pra concursos sempre tive que conciliar o estudo com o trabalho. No começo foi um pouco difícil, pois trabalhava 8 horas por dia e tinha que estudar de manhã muito cedo e à noite. Depois passei a trabalhar 6 horas por dia, no período da manhã, ai estudava a tarde e a noite. E depois surgiu o home office, onde pude flexibilizar meus horários de trabalho e estudar mais pela manhã (melhor horário pra estudar, na minha opinião).
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Andrew: Sou servidor público desde os meus 19 anos de idade. Meu primeiro concurso foi do município de Abaetetuba-PA, onde atuei por três anos. Após isso, em 2009 passei no concurso da área da educação no Estado do Pará, onde fiquei por mais três anos. Em 2011 fui aprovado para professor no concurso da prefeitura da minha terra natal e para o INSS. Fui nomeado primeiro para professor, onde atuei por seis meses, quando em janeiro de 2013 tomei posse no cargo de técnico do seguro social no INSS, onde estou atualmente.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Andrew: Sempre busquei conciliar minha vida social com o estudo. Nunca fui radical. Claro que as saídas com amigos e família diminuíram na minha preparação, mas jamais abandonei tudo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Andrew: A família sempre apoiou. Principalmente, na preparação pro fisco, foi a minha esposa que mais me deu forças pra continuar e que entendia quando eu não podia sair de casa nos fins de semana, porque tinha que fazer simulados. Ela viveu esse momento ao meu lado, por isso tenho muito a agradecer a ela. Quanto aos amigos, alguns não entendiam os sacrifícios que eu tinha que fazer, mas eram compreensivos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Andrew: Para esse concurso o foco na veia mesmo começou em agosto de 2021, quando eu decidi que iria fazer o concurso da SEFA PA. Por muito pouco não consegui estar entre os aprovados, mas a experiência que eu tive e as horas de estudo dedicados àquele concurso foram fundamentais para a aprovação na SEFAZ AP. Fiquei triste durante uma semana, mas depois levantei a cabeça, analisei os erros cometidos e fui em frente para o concurso SEFAZ AP.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Andrew: No começo eu estudava muito por livros, mas somente eles não conseguiam suprir as minhas necessidades. Foi quando eu assinei o estratégia e comecei pelas vídeo aulas e fazia os meus resumos. Só recorria aos PDFs para fazer os exercícios. Então, a minha preparação foi assim: mescla de vídeos com PDF.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Andrew: Através de pesquisas que fiz na internet sobre os melhores cursos online, e vi que os primeiros colocados quase sempre eram do estratégia.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Andrew: Não fiz outros. Só Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Andrew: Sem sombra de dúvidas o Estratégia foi crucial para minha aprovação. Nas minhas revisões, utilizava com muita frequência os passos estratégicos, pois com eles eu conseguia focar naquilo que tinha mais possibilidade de cair na prova, e ainda fazia todas as questões estratégicas, que mostram o estilo da banca. As apostas estratégicas foram certeiras na imensa maioria das previsões. Outra ferramenta muito importante são as rodadas avançadas de simulados, que me ajudou a melhorar o desempenho.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Andrew: Eu estudava, em média, 5h líquidas por dia. Estudava duas ou três matérias por dia. Montei um ciclo semanal, colocando mais horas nas matérias com mais peso e/ou naquelas eu eu tinha mais dificuldades.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Andrew: Através dos resumos que eu fazia, dos passos estratégicos e das questões dos PDFs.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Andrew: Não cheguei a medir a quantidade de questões totais que eu fiz, mas foram muitas, muitas mesmo. Resolver uma boa quantidade de questões é fundamental pra quem quer ser aprovado. Quem não treina não vence.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Andrew: Tecnologia da Informação. Eu tive que direcionar muitas horas do meu ciclo pra essa disciplina, pois só a repetição à exaustão fez eu decorar todos aqueles conceitos.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Andrew: Na semana antes da prova eu revisei pontos que mais apareceram nas questões da FCC de cada disciplina, e assim foi até o dia pré prova. Eu dividi as displinas pelos seis dias que antecederam a prova e pude fazer um apanhado geral do que tinha mais possibilidade de cair, conforme histórico de questões da fcc.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Andrew: Meu principal erro foi ter parado de estudar por um tempo. Perdi o foco em um momento da minha vida. E acredito que o meu maior acerto foi ter voltado aos estudos a tempo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Andrew: Sim, mas o meu desejo de ser aprovado na área fiscal falou mais alto. Eu tinha que seguir em frente, senão todo o esforço teria sido em vão e lá na frente iria me arrepender.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Andrew: Você deve persistir no seu objetivo de ser aprovado. O caminho é árduo, mas quando você vê seu nome na lista de aprovados percebe que todo o sacrifício valeu a pena.