Aprovada em 1° no concurso EsFCEx com Especialidade de Dentística Restauradora
Saúde
“Tudo que é bom e duradouro requer sacrifícios, no final você vai olhar para traz e vai perceber que tudo valeu a pena. Apenas comece, vai dar certo.”
Confira a nossa entrevista com Andressa Rodrigues, aprovada em 1° no concurso EsFCEx com Especialidade de Dentística Restauradora:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Quando se formou, idade e cidade natal?
Andressa Rodrigues: Me chamo Andressa Rodrigues, tenho 26 anos, sou de garrafão do norte, interior do Pará. Me formei em meados de 2019 pela Universidade Federal do Pará. Fui a primeira colocada em Dentística do concurso da ESFCEx 2023.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Desde início seu foco foi em concursos na sua área de formação?
Andressa: Antes de sair da faculdade eu já havia decidido o que eu queria para a minha vida, entrar para as forças armadas, pela estabilidade financeira e por afinidade à carreira militar. Porém, essa ideia parecia muito distante, por não conhecer nada a respeito. Até que no meu último ano de faculdade, conheci uma moça que era Oficial do exército, que me deu um norte, me orientou por onde eu devia seguir e contou um pouco de sua trajetória. A partir daí, eu tive certeza do caminho que queria seguir, pesquisei bastante sobre a forma de ingresso das 3 forças, e foquei no Exército, por me identificar mais o processo seletivo do concurso.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Andressa: Eu trabalhava todos os dias durante a semana em uma unidade de saúde da minha cidade, e uma vez por mês viajava para Belém para o meu curso de especialização. Por morar perto do meu local de trabalho, eu não perdia tempo com deslocamento, o que foi muito positivo pra mim, eu também morava com os meus pais, que me proporcionaram uma estabilidade e segurança para que eu me preocupasse apenas em estudar, isso foi essencial pra minha aprovação. Eu estudava todos os dias ao chegar do trabalho, e mais intensamente aos finais de semana e feriados.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Andressa: O concurso da ESFCEx 2023 foi o primeiro que realizei. Fui a primeira colocada em Dentística do concurso.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Andressa: Sempre fui muito caseira, então em relação a isso não tive que abrir mão de muita coisa, as pouquíssimas vezes que saí foram para eventos de família, e em meio período.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Andressa: Sou solteira e não tenho filhos. Meus pais sempre me apoiaram nessa trajetória, me proporcionaram um suporte externo e segurança para que eu me preocupasse apenas em estudar, isso foi essencial pra mim.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Andressa: Comecei a estudar algumas matérias em 2021, porém sem muita constância, pois havia saído a notícia que iria mudar a banca do concurso. Comecei a estudar com mais foco no início de 2022, e em março adquiri o curso de conhecimentos gerais para ESFCEx do Estratégia. Quando saiu o edital em Maio de 2022, montei um cronograma completo com tudo que precisava estudar até o dia da prova, a partir dai foi ter a constância de seguir o meu planejamento e confiar no processo. Minha principal motivação para manter a disciplina foi o desejo de mudar minha situação atual e poder ajudar meus pais financeiramente.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Andressa: Para a parte de conhecimentos gerais utilizei alguns livros e o curso do Estratégia, que continha PDF e videoaulas. a parte de conhecimentos específicos da minha área estudei pelos próprios livros do edital. As vantagens de ter utilizado os PDFs e videoaulas do Estratégia foi a otimização do tempo, por ser um curso que contempla toda a matéria da parte de conhecimentos gerais, não tive que me preocupar em adquirir outros materiais.
Estratégia: Adquiriu o curso regular da sua área ou o curso específico para seu concurso? Como foi seu contato com nossos professores?
Andressa: Adquiri o curso específico do meu concurso.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Andressa: Montei meu cronograma de estudos a partir do momento que saiu o edital. Listei o tempo que teria desde a saída do edital (11/05/22) até o dia da prova (11/09/22), e distribui tudo que precisava estudar nesse período, deixei a última semana antes da prova para fazer revisões e resolver questões. Distribui as matérias de forma variada, de modo que eu estudasse várias matérias na mesma semana. Durante a semana eu estudava em média 1h-3h por dia, finais de semana e feriado estudava 4h-6h por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Andressa: Eu fazia resumo de forma simplificada das matérias que tinha mais dificuldade. As revisões fazia no próprio material de estudo, pelos PDF do curso, meus resumos e por meio de questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Andressa: Os exercícios são de suma importância para consolidar a matéria estudada, para fixação e revisão da matéria. E em relação às questões, não estava fazendo o controle, mas resolvia questões quase todos os dias.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Andressa: Patologia era a disciplina que eu tinha mais dificuldade, fazia resumos e flashcards com as características das patologias pra ajudar a fixar o assunto.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Andressa: Uma semana antes da prova consegui tirar férias do meu trabalho, então consegui focar só no estudo, tirei esse tempo para revisar e fazer questões. Na véspera da prova eu assisti à Revisão de Véspera da Prof Cássia e Mirela no YouTube e revisei mais algumas outras matérias. Tentei dormir bem cedo para acordar bem no dia da prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Andressa: Meus principais acertos certamente foram o planejamento para conseguir estudar todo o conteúdo do edital e a escolha certeira do curso estratégia logo de primeira. Acho que meu principal erro foi não ter dedicado mais tempo para revisões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Andressa: Nunca pensei exatamente em desistir, mas fazia planos alternativos ao concurso, porém nada brilhava mais aos meus olhos que a possibilidade de ser aprovada no concurso dos meus sonhos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Andressa: A todos àqueles que desejam trilhar esse caminho, antes de tudo tenham clareza de objetivos, pois quando você sabe exatamente o que quer, o fardo dessa jornada se torna mais leve. Não é um caminho fácil, quando estamos no início tudo parece distante e inatingível, mas confiem no processo, os resultados virão com o tempo, só confiem e sejam constantes. Tudo que é bom e duradouro requer sacrifícios, no final você vai olhar para traz e vai perceber que tudo valeu a pena. Apenas comece, vai dar certo.