Aprovada em 2° lugar (CR) para Técnico Bancário Novo no concurso CAIXA
Concursos Públicos“Os meus conselhos para quem está iniciando seus estudos para concurso são: Escolher um concurso que você realmente se interesse pela área, pois é uma jornada desgastante, na qual você terá que encontrar motivação para continuar todos os dias […]”
Confira nossa entrevista com Ana Carolina Bispo Santos, aprovada em 2° lugar (CR) no concurso CAIXA para o cargo de Técnico Bancário Novo – Macropolo: MG – Polo: Teófilo Otoni:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Ana Carolina Bispo Santos: Tenho 25 anos e sou da cidade de Teófilo Otoni. Atualmente estou finalizando a graduação no curso de Administração.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Ana: Sempre tive afinidade com a área bancária, e, quando comecei a trabalhar em uma instituição financeira, essa paixão se consolidou. Quando foram publicados os editais para os concursos do Banco do Nordeste e da Caixa, vi uma oportunidade de aprofundar minha carreira nessa área.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Ana: Eu trabalhava pela manhã e cursava faculdade à noite, o que me deixava apenas com as tardes disponíveis para estudar para o concurso, além dos finais de semana. Com o tempo mais limitado, busquei otimizar ao máximo meus estudos, fazendo uma análise do edital e focando nas questões da banca, para direcionar meu estudo de um modo mais eficiente.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Ana: Essa foi minha primeira aprovação em um concurso e pretendo seguir carreira na instituição.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Ana: Durante o período de preparação, embora meu tempo livre fosse bastante limitado, procurei dedicar a maior parte dele aos estudos. No entanto, não abri mão completamente da vida social, pois acredito que momentos de lazer com a família e amigos são essenciais, tanto para cuidar da saúde mental, quanto para garantir um descanso necessário.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Ana: Recebi muito apoio da minha família, do meu namorado e dos meus amigos, que compreenderam que a aprovação no concurso havia se tornado minha principal meta profissional. Esse suporte foi fundamental para que eu me mantivesse focada e motivada ao longo de toda a jornada.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Ana: Iniciei meus estudos assim que o edital foi publicado, já que o concurso da Caixa trouxe algumas diferenças de conteúdo em relação às edições anteriores e ao concurso do Banco do Nordeste. Para me manter motivada, eu sempre visualizava a alegria que sentiria ao ser aprovada e o quão importante essa aprovação seria para minha carreira profissional, o que me ajudava a continuar estudando, independente das adversidades do dia a dia.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Ana: Assim que surgiram os rumores que o edital estava prestes a ser publicado procurei me informar mais sobre a banca Cesgranrio e as provas anteriores da área bancária e da própria Caixa. Descobri que tinha mais facilidade em estudar por meio das aulas em PDFs e por questões, o que otimizou meu tempo para finalizar as matérias do edital em um curto período.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ana: Conheci o Estratégia através da indicação do meu namorado que já havia utilizado a plataforma para estudos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Ana: Sim, o material do Estratégia era tão completo que não tive grandes dificuldades ao resolver as questões de fixação e revisar as matérias. Além disso, os simulados eram bastante semelhantes ao estilo de cobrança da banca, o que me ajudou a identificar minhas dificuldades em cada matéria e direcionar melhor meus estudos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Ana: Organizei meu plano de estudos com base no número de questões de cada matéria na prova, priorizando também pelo nível de dificuldade. Estudava duas disciplinas por dia e, nos finais de semana, dedicava meu tempo aos simulados e revisões da semana. Mantinha uma média de 4 horas líquidas diárias.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Ana: A melhor forma que encontrei para as revisões foi fazer um bom número de questões da matéria estudada na semana e os simulados disponibilizados pelo Estratégia.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Ana: A resolução de exercícios é fundamental, pois é a maneira mais eficaz de fixar o conteúdo e entender quais são os pontos mais cobrados pela banca em cada matéria. Ao longo da minha preparação, resolvi mais de 2500 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Ana: As disciplinas que eu encontrava mais dificuldade em matemática financeira e estatística. Para superar esses desafios, adotei o método de assistir a lives e acompanhar a resolução das questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Ana: Potencializei meus estudos aumentando a quantidade de exercícios resolvidos e assistindo às lives de revisão.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Ana: Minha preparação para a discursiva foi entender a estrutura da redação, estudar o método de avaliação da CESGRANRIO e acompanhar temas da atualidade.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Ana: Meu principal erro foi não dar a devida atenção a todas matérias, o que ocasionou erros em algumas questões e meu principal acerto foi focar no estudo por PDFs, pois consegui intensificar meu estudo ao máximo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Ana: Em nenhum momento pensei em desistir pois me encontrava muito motivada para alcançar esse objetivo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ana: Os meus conselhos para quem está iniciando seus estudos para concurso são: Escolher um concurso que você realmente se interesse pela área, pois é uma jornada desgastante, na qual você terá que encontrar motivação para continuar todos os dias.
Além disso, a melhor forma de estudar para as provas é conhecendo o edital, pois é o método ideal de direcionar sua atenção para cada disciplina.
E, por fim, cuidar da saúde mental, reservando um tempo para descansar e fazer atividades de lazer.