Aprovada em 25º lugar no concurso SEFAZ AM, para o cargo de Técnico da Fazenda Estadual.
Concursos Públicos
“O material do Estratégia e os professores são os melhores do mercado. Assinei o plano vitalício, e isso facilitou a minha preparação para vários concursos diferentes.”
Confira nossa entrevista com Amanda Amador Sampaio, aprovada em 25º lugar no concurso SEFAZ AM, para o cargo de Técnico da Fazenda Estadual.
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la.
Amanda Amador Sampaio: Fonoaudióloga, 37 anos, Belém/PA
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Amanda: Em 2012, meu marido e eu começamos a estudar juntos para concursos fiscais. Optamos pelo caminho dos concursos, pois pensávamos em estabilidade. Meu marido passou para Auditor Fiscal da Receita Federal em 2014, ano que engravidei da nossa segunda filha.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Amanda: Com a aprovação do meu marido, nos mudamos para Macapá e com a mudança, optei por largar minha antiga profissão e comecei a focar apenas nos estudos. Dei algumas paradas, para organização de assuntos pessoais, porém retornei focada há 4 anos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Amanda: Pelo fato da carreira ser boa e já estar em uma capital, provavelmente não continuarei estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Amanda: Sempre consegui manter a vida social ativa. Tinha horários programados para o estudo (como se fosse meu trabalho). Apenas na época de editais ativos que dava uma segurada na vida social.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Amanda: Comecei a estudar junto com o meu marido, e, pelo fato de já ter vivenciado uma aprovação dentro de casa, sempre me mantive focada no caminho da aprovação. Sempre tive apoio de todos meus familiares.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Amanda: Vinha de um outro concurso de Sefa estadual (SEFA/PA) que estudei 3 meses, mas para esse concurso, especificamente, estudei apenas 1 mês (apenas as matérias especificas deste edital).
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Amanda: No inicio da minha jornada como concurseira, estudei por livros e alguns cursos em videoaula. Depois, foquei total em cursos de PDF, resumos e exercícios.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Amanda: No início da minha caminhada como concurseira, através de outro colegas que já estudavam pelo material do Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Amanda: O material do Estratégia e os professores são os melhores do mercado. Assinei o plano vitalício, e isso facilitou a minha preparação para vários concursos diferentes.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Amanda: Na reta final, estudava umas 3 matérias por dia, com níveis de dificuldades diferentes. Iniciava pela matéria que tinha mais dificuldade e terminava o dia com a matéria que eu tinha mais afinidade. Estudava mais ou menos 6 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Amanda: As minhas revisões eram feitas com base nos meus resumos, exercícios do PDF e plataforma do Estratégia, além de acompanhar as vídeo aulas de Reta Final, que ajudavam muito no sprint final, com as dicas direcionadas a banca.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Amanda: O exercício é uma das ferramentas mais importantes para otimizar o seu estudo, pois através dele você consegue assimilar melhor o conteúdo, conhecendo as artimanhas de cada banca.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Amanda: As minha maiores dificuldades são em matemática financeira e estatística, pela minha formação ser da área da saúde sempre tive dificuldade com matéria de exatas. A minha estratégia era estudar as matérias que tinham maiores portabilidades de caírem, baseado nas estatísticas dos últimos concursos, para que conseguisse pular os mínimos, nos concurso que tinham tal exigência. Mas confesso que eram matérias que me desestabilizavam.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Amanda: A ultima semana estudei só pelo passo estratégico, de duas matérias que eu nunca tinha feito o ciclo completo de estudo, possuía apenas uma base rasteira, Administração Pública e Orçamentária e Contabilidade Pública. Foquei nas dicas e nas leis. Pois, há 1 mês, já havia feito a revisão das matérias gerais para a prova da Sefa/PA.
No dia anterior da prova acompanhei a revisão do estratégia lendo minhas anotação finais.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Amanda: Erro: demorar para organizar o meu material e encontrar um lugar tranquilo para estudar.
Acertos: focar nos exercícios, dar maior atenção nos assuntos com maiores incidências e encontrar o material adequado ,aprofundado nos assuntos, quando necessário.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Amanda: Muitas vezes pensei em desistir e voltar para a minha profissão, principalmente após algum concurso que eu não obtinha êxito, mas o que me motivou a seguir é que cada vez mais eu fica perto da aprovação, meus resultados vinham melhorando a cada dia e concurso. Já tinha caminhado tanto, que o caminho da volta era mais longo do que o caminho da continuação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso?
Amanda: Primeira coisa é não se enganar. Você precisa estudar para saber. Para ganhar conhecimento! Você não pode fazer de conta que estuda para dar algum tipo de satisfação para a sociedade. Segundo conselho é de não desistir! Seu destino está desenhado! Sua aprovação já está olhando pra você, só que você ainda não consegue olhar pra ela! Continue firme e forte que o encontro de vocês já está agendado!