Aprovado em 18° lugar no concurso DATAPREV para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação - Desenvolvimento de Software - Florianópolis (SC)
Concursos Públicos“Constância é a chave e no meu caso questões e flashcards ajudaram bastante, pois mais difícil que aprender é guardar uma informação.”
Confira nossa entrevista com Allyson Caetano da Silva, aprovado em 18° lugar no concurso DATAPREV para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação – Desenvolvimento de Software – Florianópolis (SC):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Allyson Caetano da Silva: Sou formado em Sistemas de Informação, um curso semelhante a Ciências da Computação. Tenho 38 anos e sou nascido e criado em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Allyson: Comecei a trabalhar para o Estado de Minas Gerais há 17 anos, inicialmente por contrato administrativo e depois em cargo comissionado. Dentro da máquina pública, percebi a possibilidade de alcançar estabilidade, uma carreira estruturada e melhor remuneração, o que me motivou a estudar para concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Allyson: Sim, trabalho desde os 17 anos, praticamente sem interrupções. Além disso, sou casado e tenho filhos. Para conciliar, aproveito meu tempo livre, como o horário de almoço, e estudo à noite, depois que as crianças dormem, ou pela manhã, antes de elas acordarem.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Allyson: Fui aprovado para o cargo de Policial Penal de Minas Gerais, que exerço atualmente, e mais recentemente para o Dataprev. Pretendo continuar estudando, pois almejo um cargo com regime estatutário, boa remuneração e uma carreira estruturada.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Allyson: Nunca tive uma vida social muito agitada. Hoje, casado, participo mais de eventos familiares e saio com amigos em ocasiões pontuais, o que não chegou a atrapalhar minha preparação.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Allyson: No início, não tive tanto apoio, mas acredito que, com os primeiros resultados, o incentivo aumentou. Atualmente, minha esposa, Andréia, e meu amigo Adam me apoiam bastante.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Allyson: Estudo para a área de TI desde 2022. No entanto, não me preparei especificamente para o Dataprev; encarei como um treino. Atualmente, estou focado em cargos de analista de TI nos tribunais federais, mas também considero outras boas oportunidades na área de desenvolvimento de sistemas. Para manter a disciplina, procuro estudar todos os dias, sempre que tenho tempo livre.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Allyson: Utilizei materiais de outro cursinho também para leitura de PDFs. Recorro a videoaulas apenas quando encontro dificuldade em algum assunto. Também uso o app do Estratégia para resolver questões e participar de simulados gratuitos. Outra ferramenta essencial é o AnkiDroid, para revisar conteúdos com flashcards. Além disso, utilizo o QConcursos, pois acho a plataforma ótima para filtrar questões específicas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Allyson: Conheci o Estratégia pela internet. Na época, considerava-o um dos três maiores preparatórios, ao lado de outros cursinhos.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Allyson: Fui aprovado no Dataprev e estou ainda no pareô do CNU, apesar de não saber ainda o resultado final. No TSE estaria no CR, mas não fiz o mínimo na redação (tenho que trabalhar essa parte).
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Allyson: O Estratégia tem me ajudado bastante com as questões e simulados, são bons esses materiais na área de T.I.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Allyson: Então, acho que sou um cara meio desorganizado. Não faço um plano de Estudos, saio estudando várias matérias ao mesmo tempo, mesmo porque estou estudando mais por questões. Além disso, fico sempre revisando por flashcards, mas das matérias atuais do curso que estou pleiteando. Nesse momento, por exemplo estudo para o MPU, estou focando mais em Português e específicas, pois possuem um peso maior.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Allyson: Esse é um ponto que acho que peco bastante, eu até anoto em papel as vezes, mas é pouco e depois não lembro de olhar. Estou anotando muito em flashcards, pois sempre consigo revisar no celular, apesar de não ser a mesma coisa que o papel (memória mecânica). Sempre estou fazendo simulados e quando possível vejo revisões de véspera.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Allyson: Não tenho a mínima ideia de quantas questões estou fazendo, acredito que umas 50 por dia, acho pouco quero aumentar esse valor, mas meus resultados melhoraram bastante com a resolução de questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Allyson: Tem algumas matérias que tenho dificuldade até hoje (estatística, AFO e análise sintática estão nessa lista), geralmente começo por videoaulas nas matérias que tenho pouco conhecimento. Além disso, tem que fazer questões para pegar o “pulo do gato”.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Allyson: Sinceramente não mudei nada na minha rotina, estou estudando o máximo possível todos os dias. Na verdade, o Dataprev nem era meu foco, mas acabou dando certo.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Allyson: Acho que meus principais erros foram ter parado de estudar, pois fiz meu concurso de Policial Penal em 2014 e havia parado de estudar. Além disso, acho que perdi muito tempo com videoaulas. O principal na minha opinião é constância, venho estudando forte desde 2022.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Allyson: Acho que já passou pela minha cabeça principalmente quando os resultados não vêm. Minha principal motivação é a minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Allyson: Constância é a chave e no meu caso questões e flashcards ajudaram bastante, pois mais difícil que aprender é guardar uma informação.