Aprovado em 60° lugar no concurso CBM-PI para o cargo de Soldado - Masculino
Concursos Públicos
“Gostaria de dizer para nunca desistir dos seus sonhos, pode demorar até 2, 3 ou 4 anos ou até mais, mas sua hora vai chegar. Confia no processo e se dedique ao máximo que vai dar certo […]”
Confira nossa entrevista com Alexsione Costa Sousa, aprovado em 60° lugar no concurso CBM-PI para o cargo de Soldado – Masculino:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Alexsione Costa Sousa: Sou Alexsione Costa Sousa, tenho 31 anos, sou formado em engenharia mecânica e pós graduado em estrutura metálica e sou natural de Teresina-PI.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Alexsione: Comecei a estudar para concurso público após frustrações na minha área de atuação e vi no concurso público uma grande oportunidade de ter melhores condições de vida . Além de ter alguns primos que conseguiram êxito em concurso e isso me incentivou também.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Alexsione: Quando comecei a estudar para concurso no ano de 2019, eu conseguia conciliar meus estudos junto com o trabalho ( dono de uma mercearia). Isso só foi possível graças à ajuda da minha mãe. Ela nunca deixou que nada pudesse me atrapalhar enquanto eu estava estudando, pois o comércio era do lado de casa, então ela só me acionava quando realmente precisava de mim (era raro).
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Alexsione: Eu fui aprovado na Polícia Civil do Ceará em 2021 para o cargo de Investigador e para o cargo de Escrivão. Para o cargo de Investigador eu fiquei dentro das vagas, já no para o cargo de Escrivão fiquei no cadastro de reserva. E agora em 2023, consegui a aprovação no Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Piauí e mesmo assim pretendo continuar estudando pois tenho objetivos maiores pela frente a serem conquistados.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Alexsione: No início da minha preparação para concurso, eu só queria estudar e estudar, pois pensava que cada tempo que você estava ali saindo para restaurantes , bares ou festa estava perdendo tempo preciosos na preparação, mas com o tempo fui percebendo que esses “descansos “eram fundamentais para minha preparação, claro, nada de exageros. Com o tempo consegui me organizar e equilibrar as minhas saídas com meus estudos, de forma que eu me sentia super bem com minha mente e corpo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Alexsione: Minha família sempre entendeu e sempre me apoiou quando decidi que estudaria para concurso. Minha mãe e meu irmão foram fundamentais para chegar até aqui. Tanto minha mãe, como meu irmão, nunca deixaram de ajudar financeiramente para que eu pudesse buscar os melhores cursos e preparatórios. Além, claro, de me isentar de obrigações de uma vida adulta.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Alexsione: Nesse concurso do Corpo de Bombeiro do Piauí , eu já vinha com uma carga de trabalho muito boa mesmo. Quando saiu o edital, foquei mais nas matérias específicas. Gastava em torno de 5 a 7 horas estudando para o CBMPI.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Alexsione: Eu sempre me adaptei melhor estudando por PDF e em seguida fazendo meus próprios resumos. Em seguida eu revisava apenas por questões e meus resumos. Durante as resoluções das questões, eu sempre ficava “alimentando” meus resumos pois certas coisas você só aprende dentro de questões. E na reta final, faltando mais ou menos 1 mês, gostava de ver videoaula na velocidade 1,75x junto com meus resumos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Alexsione: Eu conheci o Estratégia Concursos desde quando fui fazer meu primeiro preparatório para o concurso da PRF em 2019 . Conversando com meus colegas de sala, eles me apresentaram o site do Estratégia, pois era um site que possuía tanto PDFs, como videoaulas de forma bem completa.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Alexsione: Antes do Estratégia, só tive contato com material de cursinho preparatório presencial. E, neste caso, esses cursos como são muito rápido (geralmente 2 meses) as aulas não são suficientes para o aluno aprender tudo de forma adequada. Além disso, os matérias se resumem apenas a questões feitas em sala. Foi exatamente isso que fez com que eu buscasse o Estratégia Concursos. Fiz minha própria rotina de estudos e fiquei feliz por ver que os PDFs do Estratégia são super completos.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Alexsione: No meu primeiro concurso, que foi a PRF 2019, não tive êxito por ser o primeiro contato no mundo dos concursos e não tive uma boa preparação durante as aulas, materiais e disciplina nos estudos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Alexsione: Quando comecei a focar e me dedicar com os matérias do Estratégia, eu percebi que faltava muita coisa nos meus resumos kkk. Então, quando virei aluno do Estratégia, resolvi fazer meus resumos do zero, ou seja, comecei fazer tudo de novo. Senti uma grande diferença pra melhor.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Alexsione: Meu plano de estudo era dividido em duas matérias por dia. Eu iniciava às 8 horas até as 11 horas e depois iniciava às 14:30 até às 18h e às vezes eu voltava a estudar à noite das 21 horas às 23/ 24 horas. Na parte da noite gostava mais de fazer questões das matérias do dia. Mas nem sempre conseguia realizar esse cronograma.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Alexsione: As minhas revisões eram periódicas e fazia através dos meus resumos. Quando chegava na reta final, faltando mais ou menos 1 mês, começava a fazer simulados também. Então ficava praticamente fazendo questões e lendo meus resumos e no final de semana fazia simulados.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Alexsione: Minha maior dificuldade foi português. Mas eu consegui superar fazendo muitas questões de acordo com a banca do concurso.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Alexsione: Eu continuei no mesmo ritmo, acredito eu, que até mais intenso pois não queria perder muito tempo. Então me dediquei principalmente aos meus resumos e nas matérias específicas pois elas valiam o dobro.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Alexsione: Na reta final eu me dediquei a fazer redações com temas atuais e relacionados ao cargo. Eu fazia as redações junto com os simulados para realmente similar o tempo que eu podia gastar pra fazer com tranquilidade a redação.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Alexsione: Acredito que o principal erro ainda é a minha distração/ foco. Eu ainda estou pecando um pouco nessa parte mas acredito que estou no caminho certo.
Meu acerto é que encontrei a forma de estudo que mais me adaptei e acredito que esteja no caminho certo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Alexsione: Já cheguei a desistir depois do concurso da PC CE, na qual eu reprovei do TAF. Mas consegui organizar minhas ideias e percebi que eu estava mais perto da minha aprovação do que nunca, pois já tinha uma carga de estudo muito boa, e os concursos que estavam aparecendo, eu tinha a plena capacidade de concorrer e ser realmente aprovado. Durante essa trajetória de concurseiro, eu escutei muito que “concurso é uma fila e sua hora vai chegar”.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Alexsione: Gostaria de dizer para nunca desistir dos seus sonhos, pode demorar até 2, 3, 4 anos ou até mais, mas sua hora vai chegar. Confia no processo e se dedique ao máximo que vai dar certo. Tem uma frase que sempre carrego comigo antes de fazer qualquer prova, “vá lá e faça o seu melhor”.