Aprovado em 1° lugar no concurso TRT-15 para o cargo de Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade Engenharia (Segurança do Trabalho)
Concursos Públicos“[…] não desista nunca, não coloque a culpa de suas frustrações em ninguém além de você, aproveite todas as facilidades que existem e todas as ferramentas que o estratégia oferece, pois elas encurtam muito o caminho, acredite no que os professores falam […]”
Confira nossa entrevista com Alex de Almeida, aprovado em 1° lugar no concurso TRT-15 para o cargo de Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Engenharia (Segurança do Trabalho):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Alex de Almeida: Sou Alex de Almeida, me formei inicialmente em Curso Técnico em Segurança do Trabalho no ano de 2008. Posteriormente, fiz minha primeira graduação em Administração tendo concluído em 2012. Recentemente em 2024 conclui o curso Engenharia de Produção, e já fiz a pós graduação em Engenharia de Segurança do trabalho concomitante a graduação de Engenharia de Produção.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Alex: Concurso público sempre me atraiu, por ser a forma mais democrática de se conseguir um trabalho digno, pois, não importa quem você é, ou quem você conhece, se você tiver capacidade e méritos vai fazer uma boa prova e conseguir a aprovação, mais cedo ou mais tarde.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Alex: A vida toda sempre trabalhei e estudei, sempre estudei à noite e horários de almoço, quando viajava a serviço durante o trajeto sempre ouvia áudio aulas, e os PDFs no celular ajudavam a aproveitar momentos ociosos das demais atividades da rotina. Os finais de semana sempre fazia muitos simulados e provas anteriores. Nas retas finais de editais sempre que tinha férias ou banco de horas os aproveitava principalmente na última semana, ou nos últimos 15 dias.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Alex: 1 lugar Engenheiro de Segurança TRT15 em 2023; (Nomeado)
2 lugar Engenheiro de Segurança Sanepar 2025;
2 lugar Administrador IFC – Instituto Federal Catarinense 2023; (Nomeado)
1 Lugar Técnico de Segurança Transpetro 2023; (Nomeado)
1 Lugar Técnico de Segurança Sanepar duas vezes 2012 e 2025; (Nomeado)
2 Lugar Técnico de Segurança TRT21 RN 2023;
2 Lugar TRF3 Técnico de Segurança 2023; (Nomeado)
1 Lugar Técnico de Segurança Prefeitura de Londrina PR 2024;
1 Lugar Técnico de Segurança Prefeitura de Treze Tilias SC 2023;
1 Lugar Técnico de Segurança Prefeitura de Campos Novos 2024;
1 Lugar Técnico de Segurança Eletrobras – Eletrosul 2016; (Nomeado)
1 Lugar Técnico de Segurança Compagas PR 2016;
1 Lugar Tec de Segurança Serviço Social Autônomo Paraná Educação 2012;
21 lugar Técnico de Segurança do Trabalho Petrobras Sudeste 2023.1 (Emprego atual).
Pretendo continuar estudando para o cargo de Auditor Fiscal do Trabalho.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Alex: Eu sou bem focado quando estou estudando, pois como tenho pouco tempo para estudar tenho que abrir mão de algumas coisas, dessa forma faço os compromissos sociais inadiáveis e aqueles dos quais não posso faltar realmente, mas eventos mais fúteis me abstenho de todos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Alex: Sim minha família, principalmente minha esposa é o meu pilar, só nós sabemos as angústias que passamos, mas ela sempre está ao meu lado juntamente com meu filho e os dois sempre me auxiliam, me apoiam e me ajudam muito na caminhada de estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Alex: Eu estudo um bloco de matérias, não especificamente para um concurso, dessa forma aqueles concursos que eu consigo abranger em torno de 80% do edital normalmente eu faço até como treinamento para o principal objetivo que é o Auditor Fiscal do Trabalho ou Analista de TRTs. Eu mantenho a disciplina principalmente pelo desejo de mudar de vida e quando se há expectativa de abrir bons editais como foi o período de 2022 a 2024 fica mais fácil.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Alex: Eu sou bem áudio visual, dessa forma a videoaulas são frequentes em meus estudos, aliados a muitas provas anteriores, mapeamento das bancas e muitos simulados, para mim as vantagens da videoaula são: maior entendimento da matéria, pois as terminologias de difícil entendimento os professores ensinam de uma forma que lendo a lei ou PDF não é possível compreender, e menor cansaço.
Em relação PDF eu gosto muito de revisar pelas leis e cursos em PDF pelo tablet grifando os pontos que são mais relevantes.
Utilizo alguns livros de professores especialistas da minha área de Conhecimento, destaque para o Livro Segurança e Saúde No trabalho NRs Comentadas e Descomplicadas da Prof Mara Camisassa.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Alex: Conheço o Estrategia de longa data, já nem me lembro quando exatamente, mas no período de 2012 a 2025 fiz vários concursos que usei os PDFS do Estratégia, INSS por exemplo, e nesse meu retorno aos estudos em 2021, adquiri um curso completo para o MPSC, ai vi as videoaulas também e as ferramentas dentro do curso achei excelente, eu sou muito grato após o MPSC estudei todos os eventos do Estratégia para todos os TRTs que abriram, todos os eventos de Hora da Verdade, Revisões de Véspera, Retas Finais, dos cursos da Petrobras e agora para o CNU também, o Estratégia é outro nível, realmente é um nível de excelência de preparação e de capacitação dos professores que é inacreditável. Eu não me esqueço que em 2023 eu estava no hotel em Goiânia vendo a Revisão de Véspera do TRT-18 para o Cargo de Analista Administrativo AJAA, e a professora Elisabete Moreira falou na revisão nada menos que 6 das 7 questões de Gestão de pessoas que estava na prova no dia seguinte, eu fiquei tão impressionado com isso, pois ela falou com as mesmas palavras que a banca cobrou foi algo muito significativo, pois você passa a acreditar mais que é possível e que está no caminho certo com os professores certos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Alex: Já estudei com vários Cursos, o que me incomodava era material, desatualizado, não havia esse acompanhamento do aluno com tantos produtos para auxiliar na preparação, a parte de estrutura e eventos pré e pós prova.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Alex: Como meu estudos foi compassado e de longa data é possível que tenha passado, mas não me recordo especificamente de algum.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Alex: No meu ponto de vista o Passo Estratégico é uma ferramenta diferenciada, as questões comentadas ao final de cada PDF do curso regular também é outro ponto relevante, além do Hora da Verdade e Revisão de Véspera que são o empurrão que falta muitas vezes e que ajudam a complementar a preparação de forma mais animada e mais leve.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Alex: Já estudei de várias formas, mas o que mais deu resultado é o ciclo de estudos de 50 min por matéria e ir rodando, colocando as que têm maior peso mais vezes no ciclo ou as que têm menor conhecimento. Durante a semana no máximo 2,5h líquidas e aos finais de semanas feriados, férias e compensações umas 6h líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Alex: Faço minhas revisões por provas anteriores, alguns resumos de pontos chaves de cada matéria manuscritos, faço religiosamente a Hora da Verdade e Revisão de Véspera do Estratégia.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Alex: Eu não tenho esses dados tabulados, mas acredito que a resolução de exercícios, provas anteriores e simulados faz total diferença na preparação, pois dificilmente com esse arcabouço você será surpreendido na prova, e se for a quantidade de questões que fugirão do conhecimento serão pequenas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Alex: As disciplinas que tenho mais dificuldade são: Matemática, Administração Financeira Orçamentária, Contabilidade e Economia do Trabalho. A questão da superação, quando se trata de disciplinas de maior dificuldade, está em você pelo menos fazer a médias que seus concorrentes também fazem para poder sobressair nas que você já é bom, pois ninguém consegue zerar AFO em uma prova muito difícil mas se você conseguir o equilíbrio uns 70 a 80% e for muito bem nas outras fatalmente ficará bem colocado.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Alex: Todos os concursos que faço sempre vou para a cidade da prova dois dias antes, gosto de ver a revisão de véspera já na cidade da prova, então de forma geral sempre viajo na sexta que antecede o concurso, procuro hospedagem perto do local de prova, estudo os pontos chave de cada matéria nessa semana, faço simulados no mesmo horário da prova no domingo anterior a prova, faço a hora da verdade toda a noite e correção nos meus materiais se necessário.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Alex: Normalmente nós negligenciamos discursiva, mas bancas como a FCC são muito exigentes na discursiva e se não houver uma preparação completa, você pode gabaritar a prova objetiva e ainda assim provavelmente não será nomeado pois até para fazer o mínimo nas provas discursivas é difícil sem preparação, eu classifiquei para técnico Judiciário no TRTPR em 2022 e reprovei na discursiva, por fugir ao tema, perdi em torno de 500 posições para Técnico Judiciário no TRT da Bahia em 2022 também então sei da importância de fazer uma boa preparação na discursiva. Para este concurso em específico do TRT15 a discursiva foi dois estudos de caso da área específica, em meu ponto de vista infinitamente mais fácil que discorrer uma redação padrão de 30 linhas. Assim, foi bem tranquilo, pois eu sabia muito sobre a matéria teórica da área específica do cargo, o que me auxiliou a ter uma boa nota na discursiva.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Alex: Erro foi fazer concursos com editais muito distintos, exemplo IPREV SC e TRT 18, são muitas matérias diferentes, bancas diferentes estudos que não combinam. Meu principal acerto foi nunca desistir, mesmo com todas minhas limitações e dificuldades, isso nunca passou pela minha cabeça.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Alex: Nunca pensei em desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Alex: Eu desejo que você que está aí no início, não desista nunca, não coloque a culpa de suas frustrações em ninguém além de você, aproveite todas as facilidades que existem e todas as ferramentas que o estratégia oferece, pois elas encurtam muito o caminho, acredite no que os professores falam, pois a maioria deles foram aprovados em concursos de altíssimo nível e tem o filem do que pode estar na sua prova, a caminhada é longa para muitos, não se compare com ninguém, compare-se com você mesmo a cada prova e faça uma análise crítica percebendo em quais matérias você precisa melhorar.