Aprovado em 1° lugar no concurso SEPLAG-CE para o cargo de Analista de Gestão Pública - Área de Especialidade: Contabilidade Pública
Concursos Públicos“O processo sempre é doloroso e incerto, mas os frutos trazem um gosto especial para todo o esforço empregado. Sonhos exigem paciência no resultado e dedicação no processo.”
Confira a nossa entrevista com Acla Dhones Mendes Prado, aprovado em 1° lugar no concurso SEPLAG-CE para o cargo de Analista de Gestão Pública – Área de Especialidade: Contabilidade Pública:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Acla Dhones Mendes Prado: Fala, galera! O meu nome é Acla Dhones Mendes Prado, tenho 26 anos, sou formado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), sou natural de Sobral-CE e, atualmente, resido em Fortaleza-CE. Estudo principalmente para a área de controle. Além disso, sou servidor na Secretaria de Finanças de Fortaleza, onde ocupo o cargo de Analista Fazendário.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Acla: Logo no início da faculdade, por volta de 2017, percebi alguns colegas comentando sobre a estabilidade e os salários do setor público. Até então, eu era repositor e entregador em um mercadinho na minha cidade, Forquilha-CE e, desde muito novo, a minha prioridade era trabalhar. Por isso, para a minha realidade naquele momento, parecia impossível concorrer com tanta gente boa e que já estudava havia algum tempo. Mas, o concurso era a oportunidade de conquistar uma melhor qualidade de vida através dos estudos. A partir de então, comecei a me interessar e entrar de vez no mundo dos concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Acla: O trabalho sempre esteve presente durante a minha preparação para concurso e, conciliar com o estudo, nunca foi fácil. A rotina de trabalho e estudo sempre deixa um cansaço físico e mental, por isso, é interessante entender como o seu corpo funciona melhor em cada horário. Para mim, não funcionava estudar até altas horas da noite, assim, eu tentava estudar uma hora antes de ir pro trabalho, meia hora no almoço, se possível e mais uma ou duas horas depois do trabalho.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Acla: Por enquanto, pretendo continuar estudando. Essas são algumas aprovações no CR e nomeações:
- Analista Fazendário – SEFIN FORTALEZA (6° lugar, nomeado)
- Analista Legislativo – CÂMARA DOS DEPUTADOS (15° lugar CR)
- Analista de Gestão Pública – SEPLAG/CE – (1° lugar)
- Auditor de Controle Externo – TCE/ES (22° lugar CR)
- Consultor T. Legislativo – CÂMARA DE SÃO PAULO (5° lugar CR)
- Analista Legislativo – ALMG (13° lugar CR)
- Analista Ministerial – MPE/BA (6° lugar, Nomeado)
- Analista Ministerial – MPE/CE (5° lugar, nomeado)
- Analista Des. Regional – CODEVASF (5° lugar, nomeado)
- Analista de Gestão Pública – Pref Recife (25° lugar, nomeado)
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Acla: Durante a semana, dedicava um tempo para atividades físicas ou um passeio rápido no parque, mas, em regra, buscava sempre aproveitar o máximo de estudo no dia a dia. Já no final de semana, apesar de conseguir estudar mais horas líquidas, era quando eu tirava um tempo para sair com a esposa e curtir um pouco.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Acla: Com certeza tive muito apoio familiar, principalmente da minha esposa. Sempre que um resultado não vinha ela não me deixava desanimar, estava lá apoiando.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Acla: O último concurso para o qual me dediquei, exclusivamente, estudei cerca de três meses somente para ele. Mas, o tempo de estudo não se resume ao pós edital. Para manter a disciplina, sempre me imaginava chegando na minha cidade no interior e contando pros familiares e amigos como era o órgão onde eu trabalhava e como tinha sido a trajetória, mas o principal foi acreditar que eu conseguiria estar com o nome na lista dos aprovados, não importava se fosse em último do CR. Eu queria meu nome ali, com a chance de ser nomeado.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Acla: Inicialmente, estudava por videoaula, porque é mais prático para pegar os conceitos iniciais de matérias complexas como contabilidade. Após fixado os entendimentos básicos dos tópicos do edital, eu passava a estudar por PDF e, por último, para fixar de vez o conteúdo, partia para as questões.
Já em disciplinas mais teórica ou conceituais, acredito que é possível ir direto para os PDFs. E como complemento, na próxima hora dedicada à essa disciplina, realizava uma bateria de questões sobre o assunto estudado anteriormente.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Acla: Como eu tinha dito antes, inicialmente, eu só via algumas aulas gratuitas no Youtube e foi em umas dessas aulas que eu conheci o Estratégia. Comecei a pesquisar referências no mercado e sempre indicavam o Estratégia como um dos melhores materiais.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Acla: Com certeza a preparação teve um avanço significativo. Considerando que as provas de concurso estão recorrendo cada vez mais às jurisprudências e julgados dos tribunais, acredito que a abordagem de questões inéditas sobre esses temas dentro dos PDFs têm sido um grande diferencial. Além disso, os Mapas Mentais e as Trilhas Estratégicas são excelentes ferramentas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Acla: Eu fazia uma planilha com um ciclo de estudo. De acordo com o peso da disciplina ou a importância dela para a área de controle, eu organizava a sequência das disciplinas a serem estudadas e a quantidade de vezes que ela deveria aparecer naquele ciclo. Quanto às horas de estudos, fazia, em média, umas três horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Acla: Esse é um assunto polêmico. Eu não me acostumei em criar uma rotina para revisões. Para rever assuntos que eu acreditava estar precisando de alguma revisão eu voltava nas questões que tinha errado no PDF ou na plataforma de questões. Dessa forma, eu conseguia relembrar detalhes que não tinha fixado e aproveitava para marcar aquele assunto como “obscuro” na minha planilha do ciclo de estudos. No começo da preparação eu fazia resumos, mas consumia muito tempo e eu sentia que não conseguia reaproveitar aquele material que eu criei.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Acla: Acredito que, durante toda a preparação, eu tenha resolvido mais de 100 mil questões de variadas disciplinas. As questões são primordiais para uma preparação sólida. O estudo teórico, combinado com a resolução de questões, permite que o candidato entenda como as bancas abordam aquele assunto e permite que o concurseiro perceba em qual tópico ele ainda precisa reforçar a sua base de estudo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Acla: Direito Administrativo e Economia foram as que eu senti maior dificuldade. Devido a densidade de assuntos dessas disciplinas, após a base nos PDFs, eu foquei o estudo delas através das questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Acla: A prova discursiva na SEPLAG-CE, tinha um peso relevante, por isso, na última semana, eu esmiucei os assuntos relacionados a LRF e outros temas de contabilidade que tinham maior probabilidade de cair na prova e foi justamente esses assuntos que vieram na discursiva.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Acla: A discursiva foi uma parte dos estudos que negligenciei por um tempo, mas após algumas reprovações dolorosas, como na SEFAZ-CE, eu passei a separar algumas horas no ciclo de estudos especificamente para o treino de discursivas. Essa etapa requer paciência e dedicação constante, não adianta treinar somente um mês antes da prova. A habilidade de escrever vem ao longo de muito treino.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Acla: O principal erro, foi estudar durante anos sem um bom material. E o maior acerto, foi incrementar a resolução de questões ao longo de toda a preparação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Acla: Nunca pensei em desistir. Desde o começo da faculdade, eu já havia apostado todas as fichas nesse projeto. Para mim, era um caminho sem volta. Eu já atuava no mercado de trabalho há algum tempo e sabia que o serviço público era onde eu me encaixava.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Acla: O processo sempre é doloroso e incerto, mas os frutos trazem um gosto especial para todo esforço empregado. Sonhos exigem paciência no resultado e dedicação no processo.