Aprovado em 2° lugar no concurso IBAMA para o cargo de Técnico Ambiental (AP)
“Organize seus estudos e leve isso com dedicação e empenho. Cuide da sua saúde física e mental. Mantenha sua fé em Deus, mas lembre-se, o que você pode e deve fazer, Ele não vai fazer por você: estude!”
.
Confira nossa entrevista com Abimael Batista Palmeirim, aprovado em 2° lugar no concurso IBAMA para o cargo de Técnico Ambiental (AP):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Abimael Batista Palmeirim: Estou no 9° semestre de Direito, tenho 24 anos, nasci e moro na cidade de Macapá, capital do Amapá.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Abimael: A busca por uma melhoria na qualidade de vida e poder ajudar minha família. Como é notório, o desemprego aqui no AP é muito grande, a oferta no mercado é escassa. Foi necessário buscar um projeto de “curto a médio prazo” para me estabilizar. Meus pais são concursados e recentemente meu irmão mais velho passou em um concurso também, então decidi seguir os mesmos passos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Abimael: Até o começo desse ano (2022), não precisei trabalhar durante minha preparação. Com a ajuda dos meus pais, que sempre me incentivaram a estudar, enquanto podiam me ajudar, aproveitei a oportunidade e foquei.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Abimael: Em 2021, ano que de fato comecei a focar nos estudos para concursos, consegui ser aprovado em:
– 8⁰ lugar no CR do IBGE para o cargo de Supervisor de Coleta e Qualidade;
– 743 posição no CR da PC PA para o cargo de investigador;
– 2⁰ lugar no Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amapá (CRF) para o cargo de motorista;
– 10⁰ lugar no CR do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Amapá;
– Agora no IBAMA e aguardando o resultado do ICMBio.
Todos com o material do Estratégia.
Obs: Em 2018 passei em 51° posição no CR do IAPEN/AP, para o cargo de educador social, mas nesse tempo meu foco era o ENEM.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Abimael: Durante grande parte da minha preparação reduzi as saídas e precisei deixar de comemorar algumas datas importantes com a família, principalmente quando se aproximava dos dias de prova.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Abimael: Namoro e não tenho filhos. Minha família entendeu sim, no começo alguns não compreendiam, talvez pensassem que não estava focado de fato ou que concurso era uma realidade distante. Mas sempre tive o apoio e incentivo dos meus pais, principalmente da minha mãe, ela quem foi e é meu braço direito nessa jornada, me dando todo suporte necessário para manter o foco. Os poucos amigos que tenho entenderam, alguns ainda não sabem que estudo para concurso..
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Abimael: Para o concurso do IBAMA, que era meu foco, e em conjunto com o do ICMBio, acredito ter estudado 1 mês e 1 semana. Para manter a disciplina, busquei seguir um cronograma mais dinâmico, em média 1h para cada disciplina, com ênfase nas específicas e Meio Ambiente.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Abimael: Meus materiais de estudo foram os PDF’s, principalmente. Assistia videoaulas de algumas disciplinas, como português e contabilidade. Resolvi todos os simulados direcionados para o IBAMA, tanto para técnico como para analista, que era meu foco principal.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Abimael: Conheci na internet mesmo, na busca por um material para estudar em casa. Também tive a indicação de um amigo, que passou no concurso do TRE/AP e que me apresentou alguns PDF’s do Estratégia. Ele me aconselhou a focar em apenas um material. Então confiei e assinei o Corujinha Social.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Abimael: Com certeza meu desempenho subiu de forma exponencial. Como disse, passei em 5 concursos utilizando os materiais do Estratégia. Busquei resolver o máximo de questões dos PDF’s, principalmente as específicas. Como o tempo era curto do edital para a prova, o objetivo era resolver muitas questões e todos os simulados. Ferramentas essenciais que me possibilitaram monitorar meu desempenho, tanto que meu resultado na prova foi dentro da média nos simulados. Até me senti realizando um simulado do Estratégia no dia da prova. (Tríade: PDF’s, questões e simulados)
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Abimael: Sempre busquei ter organização nos estudos. Montei meu próprio cronograma, dando prioridade para as disciplinas específicas e português, mas alternando de área a cada 1 hora. Estudava de 4 a 6 disciplinas por dia, em média 4h30m líquidas, as vezes 6h30m, principalmente na semana antes da prova.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Abimael: Nunca fui muito de ficar escrevendo e fazendo resumos, só algumas anotações, principalmente nas aulas do HORA DA VERDADE e REVISÃO DE VÉSPERA. Revisava por meio de questões e, como disse, com a resolução dos simulados, assim conseguia mapear meus pontos fracos e revisá-los até o dia da prova.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Abimael: Resolver questões é fundamental na preparação para manter o conhecimento e mapear as dificuldades, dando ênfase nelas e mantendo os pontos fortes por meio de revisões com questões. Acredito que até aqui, devo ter resolvido mais de 20 mil questões nessa trajetória.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Abimael: Português, contabilidade pública, administração financeira e orçamentária foram as disciplinas que mais tive dificuldades. Algumas de Meio Ambiente, por ser uma área nova para mim. Para todas elas, resolvi muitas questões e acompanhei as videoaulas dos pontos mais difíceis.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Abimael: Nada muito diferente das outras semanas de preparação, somente mais horas de estudos, para tentar pegar o máximo de conteúdo nas revisões e resolver os simulados que faltavam. Contudo, procurei me alimentar bem e dormir bem, respeitando meu corpo e mente. No dia de pré-prova acompanhei a REVISÃO DE VÉSPERA e resolvi mais questões.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Abimael: Nessa parte eu aconselho a não fazer o que eu fiz, pois não foquei tanto na discursiva. Fiz algumas redações que nem chegava a concluir, tanto que nos simulados acabava pulando as redações. Mas estudei as disciplinas de Meio Ambiente que me deram bagagem para a redação. Segui os ensinamentos do professor Rodolfo Gracioli e peguei muitas dicas e dados que me ajudaram na hora da prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Abimael: Acredito que meu principal erro foi ter, de certa forma, negligenciado os estudos para a discursiva. Acertei em cheio em estudar com os materiais do Estratégia, corpo docente espetacular e super capacitado.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Abimael: Não cheguei a pensar em desistir, estudar para concurso é um projeto de Deus na minha vida e Ele tem me abençoado grandemente. Confiei e me dediquei nessa jornada e hoje estou colhendo bons frutos, claro que em alguns momentos a gente desanima, chora e fica preocupado. Mas acreditei nesse projeto, entreguei nas mãos de Deus e fiz minha parte.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Abimael: Acredite que é possível, confie que vai dar certo, valorize cada oportunidade que você tiver. Busque a melhor forma de estudar, isso é algo pessoal, mas se aceitar um conselho: não se preocupe tanto em escrever/resumir, principalmente no começo. Resolva muitas questões e faça muitos simulados para mapear seus pontos fracos e controlar seus pontos fortes. Se puder, faça um controle de desempenho e conteúdo por meio de planilhas. Organize seus estudos e leve isso com dedicação e empenho. Cuide da sua saúde física e mental. Mantenha sua fé em Deus, mas lembre-se, o que você pode e deve fazer, Ele não vai fazer por você: estude!!!