Aprovado em 1° lugar (CR) no concurso DATAPREV para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação - Administração e Governança - São Paulo - SP (Cotas)
Concursos Públicos“Faça parte do Estratégia Concursos. Na minha opinião, é a melhor empresa deste segmento e com os melhores professores. Lembre-se: um dia após o outro. Continue estudando e monitorando o seu avanço […]”
Confira a nossa entrevista com Abel Ribeiro Pereira Júnior, aprovado em 1° lugar (CR) no concurso DATAPREV para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação – Administração e Governança – São Paulo – SP (Cotas):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Abel Ribeiro Pereira Júnior: Sou formado em Administração de Empresas. A minha última formação foi um mestrado em Administração do Desenvolvimento de Negócios. Tenho 42 anos e sou natural de São Roque, interior de São Paulo.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Abel: No ano de 2024, fiquei com desejo de participar do CNU, mas não me preparei. Após este certame, decidi prestar outros concursos, porém, mais preparado, por isso, passei a ser aluno do Estratégia Concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Abel: Sim. Por um período, estudava no período noturno. Como trabalho como PJ, mais próximo da data do concurso, renunciei alguns projetos para me dedicar aos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Abel: Fui aprovado no certame do DATAPREV para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação – Administração e Governança. Fiquei em primeiro lugar para as vagas com cota. Realizei apenas três concursos até o momento.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Abel: Muito pouco, procurava sair com a família pelo menos uma vez por semana. Porém, em geral, não participava de muitas atividades sociais.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Abel: Sim, acredito que a família entendeu bem os meus períodos de ausência.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Abel: Cerca de 3 a 5 horas por dia, durante os dois últimos meses antes do concurso.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Abel: Principalmente cursos em PDF e videoaulas. A vantagem do PDF, é o ganho de tempo durante o estudo. Já a videoaula, auxilia na compreensão de conteúdos mais complexos e os cases apresentados pelos professores. Eles também auxiliam no entendimento e aumentam a motivação.
A desvantagem do PDF, a meu ver, é o cansaço após o estudo por muitas horas consecutivas. Já a videoaula, vejo que a desvantagem é o tempo gasto e a baixa assimilação do conteúdo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Abel: Pela internet mesmo.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Abel: Sim, cheguei a estudar com outro material. Não consegui continuar, porque achei o conteúdo muito repetitivo e superficial.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Abel: Cheguei a fazer e fui reprovado.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Abel: Muita! O material do Estratégia é muito completo. Os professores são muito preparados. Gosto da dobradinha PDF e videoaula. Finalizando com questões.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Abel: Sim, em torno de 2 disciplinas por dia. Por 3 a 4 horas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Abel: Basicamente resumos e simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Abel: É muito importante, porque ajuda a aproximar o aluno ao cenário mais próximo do real. Não me lembro de quantas questões cheguei a responder.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Abel: Português. Para superar essa disciplina, foram muitas aulas com a professora Adriana! Maravilhosa!
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Abel: Busquei revisar todo o conteúdo possível e assisti à Revisão de Véspera do Estratégia.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Abel: Acredito que o principal erro foi não saber como estudar. Gastei muito tempo com algumas disciplinas e fiz resumos longos. Acredito que o maior acerto é entender a necessidade de estudar com equilíbrio e frequência.
Aceitar que não irei me desenvolver profundamente em todas as matérias, porém, posso me preparar da melhor forma possível. Me baseio na máxima do professor Mario Sérgio Cortella – “Faça o teu melhor na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores de fazer melhor ainda!”.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Abel: Sim. Acredito que o foco em conseguir uma oportunidade de trabalho estável e a possibilidade de melhorar a vida das pessoas com as quais irei trabalhar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Abel: Faça parte do Estratégia Concursos. Na minha opinião, é a melhor empresa deste segmento e com os melhores professores. Lembre-se: um dia após o outro. Continue estudando e monitorando o seu avanço. E se você não foi muito bem em uma prova, não tem problema, se prepare ainda mais para o próximo.