Paulo Henrique Amaral, aprovado no INSS com apenas 18 anos de idade

Entrevista:

Paulo Henrique Amaral, aprovado no INSS com apenas 18 anos de idade

Olá, amigos do Estratégia Concursos!

 

Hoje entrevistaremos o Paulo Henrique Amaral, que, com apenas 18 anos de idade e dois meses de preparação foi aprovado no concurso do INSS. Atualmente, o Paulo é Gerente da Agência da Previdência Social de Minaçu (GO), sendo o gestor mais jovem do Brasil.

 

Estratégia Concursos: Olá, Paulo! Em contato anterior, você nos disse que estudou sozinho para se preparar para o concurso do INSS. Como decidiu se preparar e quais recursos utilizou?

 

Paulo: Comecei minha vida laboral muito cedo, por ser de uma família de situação financeira pequena. Decidi logo por começar a trabalhar, para ser independente financeiramente e não pesar nas despesas dos meus pais. E, desde muito criança, sempre tive uma admiração muito grande por quem trabalhava em órgãos públicos e instituições financeiras, mas devido à pouca idade ainda não era possível trabalhar em algo que eu gostava. Um belo dia, ao acessar a internet, vi que tinha sido publicado o edital para o INSS e que havia vagas para uma cidade próxima a que eu residia, pois na cidade em que eu residia (Palmeirópolis-TO) não havia Agência. Então, decidi começar a estudar com o edital já publicado. Pesquisei como estudar para concursos e quais eram os materiais mais adequados, saí do trabalho e me dediquei integralmente. A minha família e as pessoas ao meu redor estranharam um pouco a minha decisão, mas segui firme rumo ao meu objetivo. Não tive nem tempo de ouvir as opiniões das pessoas.

 

Estratégia Concursos: Quantas horas por dia você se dedicava aos estudos e onde você estudava? Em casa mesmo ou frequentava alguma biblioteca?

 

Paulo: A minha rotina diária era basicamente a seguinte: acordava às seis horas da manhã e estudava até meio dia, fazendo pequenos intervalos nesse período; ao meio dia, eu almoçava e retornava aos estudos às 13h, seguindo até umas 17h30 com pequenas pausas. Fazia uma caminhada e retornava por volta das 19h, mas nesse período eu só resolvia questões. Sempre estudei em casa e sozinho, pois morava em uma cidade do interior em que praticamente não existia ninguém que se preparava pra concursos.

 

Estratégia Concursos: Como administrava seu tempo, você teve que abrir mão de algumas coisas em relação a sua vida social, como sair com amigos, ir a festas, trabalho?

 

Paulo: O meu tempo era dedicado integralmente aos estudos. Ainda me recordo de que passei a virada do ano estudando, mesmo tendo uma reunião de família na minha casa. Para obter mais tempo para o estudo, tive que abrir mão do trabalho e da vida social.

 

Estratégia Concursos: Como decidiu estudar por cursos online? O fato de morar no interior influenciou nessa decisão? Para você, quais as vantagens de se preparar dessa forma?

 

Paulo: Decidi estudar por cursos online pelo meu perfil: sou mais autodidata e nunca gostei muito de sala de aula, e por mais que eu quisesse fazer um curso presencial não teria como também, pois na cidade em que eu residia não existia nenhum (e ainda não existe). A vantagem de me preparar com cursos online é a otimização e adequação do tempo. Não se perde tempo com deslocamento, a aula flui muito mais, pois não há interrupções, além de se poder assistir ou ler as aulas no horário em que for mais conveniente.

 

Estratégia Concursos: Que importância teve a resolução de exercícios na sua preparação para a prova do concurso?

 

Paulo: Um dos principais fatores de sucesso na minha preparação foi o fato de eu ter resolvido inúmeros exercícios, pois não adianta conhecer a teoria e não saber aplicá-la. É muito importante a resolução de exercícios para identificar as deficiências e corrigi-las a tempo.

 

Confira nossos cursos para o INSS! ;)

Cursos para Técnico do INSS – Clique AQUI

Cursos para Analista do INSS – Clique Aqui

Estratégia Concursos: Que conselho você daria para quem está se preparando ou pensando em começar a se preparar para um concurso público?

 

Paulo: Estudar para concurso não é fácil! Sem querer ser radical, mas considero um mundo à parte… Então ,é necessário que se tenha um objetivo definido e que se queira de verdade, pois existirão momentos de desânimo, momentos em que duvidamos da nossa capacidade, momentos em que achamos que não estamos aprendendo o suficiente, momentos em que o mundo lá fora parecerá bem mais interessante, mas são nesses momentos que o desejo da aprovação falará mais alto, o que propiciará que se mantenham as renúncias e se continue firme nos estudos, rumo ao tão sonhado cargo público.

 

Estratégia Concurso: Na sua opinião, qual foi o segredo do seu sucesso, já que conseguiu  assimilar a matéria em um tempo tão curto (apenas dois meses)? Você acha que a experiência dos professores do Estratégia Concursos (em sua enorme maioria aprovados nos melhores concursos do país) fez a diferença no material que utilizou?

 

Paulo: Acredito que disciplina e força de vontade foram fundamentais para o sucesso. Antes eu não tinha o hábito de estudar e nunca tinha lido um livro, então nos primeiros dias a cabeça doía, o corpo pedia pra parar, mas ignorei esses estímulos e me mantive focado. Outro fator de sucesso foi ter usado o material correto, os cursos do Estratégia Concursos fizeram total diferença. Além de ser focado no edital, as aulas são de ótima qualidade com professores altamente comprometidos e com uma boa didática. Aproveito o ensejo para agradecer o professor Ivan Kertzman que ministrou Direito Previdenciário, matéria crucial para o concurso.

 

Estratégia Concursos: Se você hoje tivesse que passar pela mesma maratona de estudos pós-edital, o que faria de diferente? Você pretende continuar estudando para outros concursos públicos?

 

Paulo: Eu estudaria a teoria menos vezes e concentraria maior parte do tempo na resolução de exercícios comentados. Na verdade, já estou estudando pra área fiscal com a qual me identifico bastante. Não aconselho começar os estudos só após o edital, se você já possui uma área como foco o ideal é já começar a preparação com as disciplinas básicas e ir avançando. Assim, quando o edital for publicado ficará bem mais fácil.

 

Estratégia Concursos: Gostaríamos que, antes de encerrar nossa entrevista, você nos deixasse uma ou duas frases que resumissem o que aprendeu nessa curta e vitoriosa caminhada como concurseiro. Elas servirão de apoio para pessoas que estão na mesma situação por que você passou.

 

Paulo: Existe uma citação bíblica de que gosto bastante, diz assim: “Se tu podes crer; tudo é possível ao que crê.” Se você acreditar que pode e trilhar o caminho com disciplina, foco e perseverança, você atingirá seus objetivos. Momentos difíceis com certeza virão, mas é nessa hora que devemos parar e refletir o que nos levou a estudar, reafirmar nossos objetivos e continuar, pois a recompensa virá em momento oportuno. Devo essa aprovação primeiramente a Deus, à minha família e ao meu grande amigo Nero Sued, que era o único que tinha paciência pra me ouvir falando de concurso a todo tempo sem ficar irritado.

…………………………

Confira nossos cursos para o INSS! ;)

Cursos para Técnico do INSS – Clique AQUI

Cursos para Analista do INSS – Clique Aqui

Resultados:

  • Concurso DPE-AM 2018 - Defensor Público Dos 59 aprovados, 21 deles são nossos alunos
  • Concurso DPE-AP 2018 - Defensor Público Dos 108 aprovados, 34 deles são nossos alunos
  • Concurso ALE-RO 2018 - Advogado Dentro das 4 vagas ofertadas, 2 aprovados são nossos alunos
  • Concurso PGM-Manaus 2018 - Procurador Dos 146 aprovados, 58 deles são nossos alunos
  • Concurso PGE-TO 2018 - Procurador Dos 135 aprovados, 52 deles são nossos alunos

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.