Aprovada em 1° lugar no concurso URB para o cargo de Analista Contábil
Concursos Públicos
“Jamais desista do seu objetivo. Tudo é um processo, em que demanda tempo, dedicação, disciplina e foco. Saiba que um dia a tão desejada aprovação vai chegar. Como chegou a minha.”
Confira nossa entrevista com Edília Cristina da Silva, aprovada em 1° lugar no concurso da Autarquia de Urbanização de Caruaru (URB) para o cargo de Analista Contábil:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Edília Cristina da Silva: Sou formada em Ciências Contábeis, tenho 40 anos e sou natural da cidade de Gravatá- PE. No entanto, resido na cidade de Caruaru-PE há quase 17 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Edília: A busca pela estabilidade e bons salários.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Edília: Trabalhava e estudava sim. Eu acordo às 03:45, e começo estudar das 4h às 7h. Quando eu vou fazer atividade física, estudo até às 5: 50. Também aproveito meu intervalo do almoço para estudar. E à noite, estudando em torno de duas horas.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Edília: Fui aprovada no concurso da Secretaria de Educação e Esportes do estado de Pernambuco para o cargo de Analista Contábil, em quinto lugar. Pretendo continuar os meus estudos, pois o meu objetivo é ser auditora.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Edília: Tive que me abdicar da vida social e de vários encontros familiares também. Eu amo correr e participar de várias provas de corrida, mas tive que também me abdicar de várias delas.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Edília: Graças a Deus que tive o incentivo e a compreensão dos meus familiares e amigos nessa caminhada. Eles entendiam quando não podia participar de alguns encontros familiares e com amigos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Edília: Como já estava estudando para a área fiscal, não foquei exclusivamente no concurso da URB Caruaru. Tive que conciliar com os estudos da área fiscal, sendo que boa parte do conteúdo programático eu já tinha estudado. Então isso me ajudou um pouco na preparação. Eu só foquei mais nas duas últimas semanas.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Edília: Utilizei principalmente o PDF, utilizando os resumos e as resoluções de exercícios.
A vantagem da utilização do PDF é conseguir estudar mais assuntos do que em videoaula. A desvantagem é só em relação a algum assunto novo, então prefiro a explicação do professor em vídeo, pois compreendo melhor o assunto.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Edília: Conheci o Estratégia por indicação de uma amiga.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Edília: Estudei e ainda tenho a assinatura ilimitada de outro curso. Gostei do Estratégia porque é disponibilizado o material direcionado para aquele concurso específico. Isso ajuda muito na preparação.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Edília: Fiz sim. Quando passei no concurso SEE para analista contábil foi estudando por outro curso.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Edília: Sim. Vi um diferencial na minha preparação, pois o material do Estratégia é direcionado para o concurso, e isso é fundamental no processo de estudos. O material em PDF simplicado é o meu preferido. Pois estudava a teoria e ainda respondia as questões.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Edília: O meu plano de estudos era em torno de três disciplinas por dia, de segunda a sexta, e nos finais de semana eu intensificava ainda mais.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Edília: Algumas disciplinas eu já tinha o resumo, sendo que eu utilizei os resumos do PDF também. Não fiz simulado.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Edília: A resolução de questões é fundamental para avaliar se realmente há a compreensão e o aprendizado do assunto. Não lembro o quantitativo, mas acho que foi mais de 10 mil questões na trajetória.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Edília: Tive mais dificuldade em informática, porque o conteúdo é imenso e já tinha um bom tempo que tinha estudado essa disciplina. Com isso, optei por estudar por meio do projeto “Hora da verdade” para outros concursos. Então isso me ajudou bastante.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Edília: Na semana da prova, foquei nas revisões por meio de questões. Também no sábado assiste a aula do Estratégia de Código Tributário do Município de Caruaru.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Edília: Teve discursiva no concurso. O que mais me ajudou na elaboração da resposta na discursiva foi o conhecimento que já tinha no assunto solicitado.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Edília: Os erros que tive na trajetória de concursos foi perder muito tempo escrevendo em cadernos o assunto estudado, não fazer resumo objetivo para revisão.
Os acertos que tive na trajetória de concursos foi fazer concurso que o conteúdo esteja dentro do que estudo para a área fiscal e resolver muitas questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Edília: Pensei algumas vezes em desistir, principalmente, quando era reprovada. Mas tinha como principal motivação o desejo de melhorar de vida.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Edília: Aconselharia a estudar em uma área específica. Sendo que, no decorrer do processo, verificar os concursos que se encaixam nas disciplinas que já vem estudando. Também é muito importante fazer resumos sucintos para auxiliar na revisão.
E jamais desista do seu objetivo. Tudo é um processo, em que demanda tempo, dedicação, disciplina e foco. Saiba que um dia a tão desejada aprovação vai chegar. Como chegou a minha.