Aprovado em 1° lugar no concurso UNIFAP para o cargo de Analista em Tecnologia da Informação - Marco Zero do Equador
Concursos Públicos
“[…] Comece escolhendo um bom material. Não adianta ter pressa na hora de estudar. Faça algumas horas por dia e vá tentando aumentar ao longo do tempo. Não negligencie nenhuma disciplina […]”
Confira nossa entrevista com Dhiemeson Martins do Nascimento, aprovado em 1° lugar no concurso UNIFAP para o cargo de Analista em Tecnologia da Informação – Marco Zero do Equador:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Dhiemeson Martins do Nascimento: Meu nome é Dhiemeson Nascimento, sou formado em Tecnologia em redes de Computadores e estou atualmente no último semestre de Ciência da Computação. Tenho 34 anos e sou da Cidade de Macapá-AP.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Dhiemeson: Inicialmente, fui influenciado por alguns professores da faculdade e depois fui comparando a remuneração entre o setor público e privado, pelo menos no meu Estado, o setor público é bem mais atrativo.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Dhiemeson: Sim, sempre trabalhei e estudei. No início enquanto estava na faculdade era bem complicado, pois além de fazer faculdade eu estava no Exército. Quando passei no meu primeiro concurso eu só estudava na faculdade mesmo, passei fora das vagas imediatas. Quando terminei a faculdade comecei a dar aula para cursos técnicos, então tive que estudar um pouco mais para dar aula, daí consegui passar dentro das vagas no meu primeiro concurso. Após assumir, como tive mais tempo, comecei a estudar de fato para concursos, com horários fixos do meu dia. Trabalhava pela manhã, das 08h00 às 14h00, e usava o restante do meu tempo livre para estudar, todo tempo que eu tinha livre usava para estudar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Dhiemeson: Fui aprovado em alguns concursos:
Ministério Público do meu Estado (Amapá), 10º Lugar 2012 – Técnico em Informática;
Universidade do Estado do Amapá, 1º Lugar 2014 – Analista de Tecnologia da Informação;
Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, 1º Lugar 2019 – Administrador de Redes e Infraestrutura, 1ª Fase;
Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, 1º Lugar 2022 – Administrador de Redes e Infraestrutura, 2ª Fase;
Universidade Federal do Amapá, 1º Lugar 2023, Analista de Tecnologia da Informação;
Fiquei um ano e alguns meses sem estudar. Voltei a estudar atualmente, porém ainda não pensei em algum cargo em específico, só decidi voltar. Estou revisando todo conteúdo estudado e vendo as possibilidades futuras dos concursos que estão por vir.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Dhiemeson: Depois que comecei a estudar realmente para concurso, saia raramente, meu tempo e dedicação eram totalmente voltados para concursos. Tive um grupo bom de amigos que estudavam também, a gente sempre matinha contato, resolvíamos questões juntos, fazíamos simulados, até hoje ainda temos um grupo onde falamos de concurso.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Dhiemeson: No início a maioria não entendeu. Alguns amigos achavam que era perda de tempo, pensam muito no presente. Mas eu me mantive firme. A família era um pouco mais compreensiva, mas ainda assim alguns não entendiam. Mas isso não me abalou, eu ajudava no que podia e continuava estudando, me aproximei mais dos amigos que estávamos estudando e fomos caminhando juntos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Dhiemeson: Acho que estudei direcionado uns 4 anos, para o concurso da Assembleia Legislativa. Passei na primeira fase em 1 lugar (2019), como a segunda fase, discursiva, foi suspensa, por conta da pandemia, tive que ficar estudando todo esse tempo, a segunda fase foi ocorrer somente em 2022, até as coisas normalizarem e remarcarem a prova.
O que me fez manter a disciplina, foi que, como já tinha ficado em primeiro lugar na objetiva, eu não poderia perder essa chance, já que eram somente duas vagas imediatas. Então durante todo esse tempo, após a primeira fase, fiquei me preparando para a discursiva, e graças a Deus deu tudo certo, fiquei em primeiro lugar na segunda fase e no primeiro lugar geral para o cargo de Administrador de Redes e Telecomunicações.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Dhiemeson: De ferramentas, acho que usei todas que poderia usar. Usei PDF, livros, assistia videoaula das disciplinas que achava mais complicada e, quando ia melhorando, ia trocando para PDF, ouvia a constituição em áudio no carro. Fazia bastante resumo e resolvia muitas questões, acho que 70% do meu estudo, após sair do conteúdo teórico era resolvendo questões e fazendo uma revisão geral após uns 40 dias.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Dhiemeson: Conheci por indicação de alguns amigos que já usavam e me recomendaram, sempre via algumas aulas no youtube e alguns depoimentos no site do Estratégia.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Dhiemeson: Cheguei a usar sim outros materiais, mas sempre achei que faltava alguns conteúdos e, na minha opinião, eles eram bem básicos, faltava aprofundar mais em alguns assuntos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Dhiemeson: A principal diferença no material do Estratégia que vi, é que considero ele bem completo. Você não precisa ficar buscando em outros materiais o que não encontra nele. Ele tem tudo que os concursos já cobraram e assuntos que podem vir a serem cobrados e sempre atualizados.
Muitas questões também no PDF para reforçar o conteúdo estudado.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Dhiemeson: Eu, durante basicamente uns 5 anos estudando, tentei vários métodos, desde estudar apenas uma disciplina e ficar fazendo anotações em fichas até fazer ciclo de estudos com várias disciplinas. Para mim o que mais funcionou foi criar um bom ciclo de estudos, fazia em torno de 5 até 7 horas líquidas todos os dias. Dependendo de algum imprevisto familiar ou algo que pudesse impactar meu dia, variava de 4 horas diárias, mas geralmente ficava das 5 até 7.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Dhiemeson: Minhas revisões eram por meio de mapas mentais, fazia uma revisão geral a cada 40 dias a 45. Quando percebia que estava errando muitas questões de algum assunto específico, eu fazia uma revisão de algum assunto isolado. Mas geralmente era em torno de 40 a 45 dias uma revisão geral de todas as disciplinas.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Dhiemeson: Da forma que eu estudo, posso dizer que eu avanço bastante no conteúdo resolvendo questões. Acho que ultrapassei 50 mil questões, pois resolvia todas as questões de PDF, fazia simulados em casa, e minha conta em uma plataforma de questões atualmente está em pouco mais de 41 mil questões resolvidas, sendo que cheguei a zerar duas vezes minhas estatísticas nos primeiros anos de estudo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Dhiemeson: Com toda a certeza, a disciplina mais difícil de superar foi português. Acredito que quando consegui realmente começar a entender essa disciplina, daí em diante eu comecei a acreditar que fosse passar realmente, pois em provas anteriores eu sempre acertava poucas questões.
Para superar, eu inicialmente iniciei assistindo videoaulas e resolvendo bastante questões. Fui avançando pouco a pouco e depois de terminar todo o curso, verifiquei quais assuntos compreendi e quais tive problemas, depois voltei somente aos assuntos que tive problemas, contudo já estava conseguindo acertar 70% das questões de prova, o que já acho muita coisa. Fora isso é uma disciplina que nunca saiu do meu ciclo de estudos, depois que comecei a estudar português realmente, resolvia questões desse assunto quase todos os dias.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Dhiemeson: Dei ênfase aos assuntos que achava que eram mais importantes e praticamente só revisão do que já tinha visto. Fora isso procurava ver as últimas questões das últimas provas da banca para ver algum assunto novo que ela tinha abordado.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Dhiemeson: Sobre a prova discursiva, a preparação foi intensa, pois meu concurso ficou suspenso, acho que quase uns 3 anos. Pesquisei por questões que a banca da prova já tinha feito. Fiz todas essas questões discursivas da banca, fazia umas duas discursivas todos os dias, contratei um professor para resolvê-las e após o feedback refazia a prova. Além da prova da banca eu também fiz discursivas de outras bancas e como tive bastante tempo para estudar para discursiva eu ficava buscando os conceitos apresentados pela própria banca em questões objetivas e tentava internalizá-los para usar na discursiva.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Dhiemeson: Acertos foram, resolver muitas questões, ter um bom material de estudos, pois acredito que isso encurta o tempo de estudos, e não parar de estudar para segunda fase da prova mesmo estando bem colocado na primeira fase.
Erros foram, no início não soube dividir meu tempo, entre estudo e outras coisas, acho que deveria ter um tempo para fazer uma outra atividade, para me distrair. Negligenciar a disciplina de português, isso vale para a vida toda, sempre negligenciei essa disciplina na escola, e no início da minha jornada de concurseiro eu achava que poderia passar sem estudá-la.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Dhiemeson: Não, em nenhum momento passou pela minha cabeça desistir, eu sabia que só dependia de mim e bastava continuar estudando e fazendo minha parte.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Dhiemeson: Meu conselho é: primeiramente, não imponha barreiras mentais. Achando que você não é capaz de passar e que isso só é para quem é inteligente. Concurso passa quem acredita e quem é mais determinado, quem estuda mais e da forma correta.
Comece escolhendo um bom material. Não adianta ter pressa na hora de estudar. Faça algumas horas por dia e vá tentando aumentar ao longo do tempo. Não negligencie nenhuma disciplina. Escolha alguma metodologia de estudos e vá testando se você se adapta a ela. Quando achar uma que você goste e veja que realmente está dando resultado, continue aplicando-a, sempre acreditando que é possível.
Uma coisa é certa: o estudo transforma a vida. Garanto que em alguns meses você já verá o resultado e se sentirá ainda mais motivado a estudar. Lembre-se: faça o que é necessário para estudar, não o que você acha que é certo. Se você precisa fazer uma redação, treine redação. Se você precisa aprender português, se torne o melhor que conseguir nessa disciplina.