Aprovado em 1° lugar para Assistente em Administração no concurso UFPB
Concursos Públicos
“Para finalizar, se você está começando agora, é fundamental dedicar o seu tempo para aprender como estudar. Identifique quais dos muitos métodos disponíveis se encaixam melhor com seu perfil […]”
Confira nossa entrevista com Cleyton de Almeida Santos, aprovado em 1° lugar no concurso UFPB para o cargo de Assistente em Administração:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Cleyton de Almeida Santos: Sou formado e pós-graduado em Gestão Pública, tenho trinta e dois anos e sou natural de Arcoverde, interior de Pernambuco.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Cleyton: A região em que moro não oferece boas oportunidades na iniciativa privada, a principal atividade econômica é o comércio, dessa forma, naturalmente o concurso público é visto como o caminho mais promissor no sentido de oferta de bons salários e estabilidade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Cleyton: Sempre trabalhei e estudei durante toda minha trajetória como concurseiro. Atualmente sou empregado dos Correios, trabalho em uma cidade que está localizada a uma distância de quarenta e dois kilômetros de onde resido.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Cleyton: Minha história nos concursos, assim como a da maioria das pessoas que se submetem a prestar concursos, é recheada de reprovações. No entanto, entre um certame e outro obtive aprovação em alguns concursos como: PM-PE, IBGE, CORREIOS, PGE-PE E UFPB. Todos cargos de nível médio.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Cleyton: Durante a preparação sempre optei pela dedicação total ao estudo, deixei de sair aos finais de semana, saí da academia e passei a praticar atividade física apenas acompanhado por personais que disponibilizam treinos funcionais em algumas plataformas de mídia na internet, terminei um namoro de dois anos, tudo isso para ter mais tempo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Cleyton: Moro com minha mãe e um dos meus irmãos, que também é concursado, durante todo o processo meus familiares compreenderam e apoiaram meus estudos. Enquanto eu estudava ninguém entrava no meu quarto ou falava comigo, meus amigos também sabiam que eu estava em um período de dedicação aos estudos e também evitava vir em minha casa.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Cleyton: Estudo para concursos já há algum tempo, dessa forma a experiência adquirida ao longo dessa jornada foi o que fez a diferença, pois para esse edital especificamente eu estudei pouco mais de vinte dias, mas retomei o estudo para concursos no final de dois mil e dezessete, e entre paradas e retomadas, obtive duas aprovações nesse período ( PGE-PE DOIS MIL E DEZENOVE, UFPB DOIS MIL E VINTE E TRÊS)
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Cleyton: Utilizei em minha preparação preponderantemente os PDFs do Estratégia Concursos, mas já tem bastante tempo em que estou no modo revisão, então desde que finalizei a leitura da teoria completa das disciplinas da área em que escolhi, eu apenas respondo questões e faço flashcards pelo ANKI.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Cleyton: Quando decidi voltar a estudar para concursos, depois de um longo período longe dos concursos e já estando concursado pelos Correios (período dois mil e onze até dois mil e dezessete), percebi que a forma de estudar para concursos havia mudado bastante e os candidatos estavam muito mais bem preparados, então dediquei algum tempo em pesquisar qual o melhor material disponível para uma preparação consistente em meio a esse ambiente tão concorrido, dessa forma, descobri que o Estratégia Concursos tinha o melhor material e os melhores resultados em se tratando de quantidade de alunos aprovados.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Cleyton: Acredito que na fase inicial, não há como pular etapas. Ler o material completo ajuda o candidato a ganhar o conhecimento necessário para o que é exigido nas provas, buscar um material muito resumido somente no intuito de ter a sensação de estar avançando mais rápido é um engano. Então no início da preparação, o material do Estratégia por ser completo me deu uma base mais sólida, o que me permite hoje apenas responder questões e usar os flashcards, no entanto, recomendo para quem está mais avançado, para aqueles que já esgotaram todo o material teórico, que para revisar utilizem os mapas mentais disponíveis na plataforma do Estratégia, assim como, as aulas com marcação dos aprovados, pois muitas disciplinas inéditas para mim, que vejo que não dará tempo de vê-las por completo, eu acabo lançando mão dessas ferramentas disponíveis na plataforma do Estratégia e o resultado é bastante satisfatório.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Cleyton: Sempre estudei mais de uma disciplina por dia. Ultimamente eu estudava durante a semana cerca de quatro horas líquidas por dia. Utilizava uma hora para cada matéria. Em alguns casos, disciplinas em que eu estava com um percentual de acerto acima de oitenta por cento, optava por dar a essas disciplinas uma carga menor em meu ciclo, dessa forma, eu direcionava meia hora apenas para essas disciplinas somente de resolução de questões, de modo que dentro de uma hora líquida eu estudava duas matérias, chegando a estudar cinco ou seis matérias dentro das mesmas quatro horas disponíveis no mesmo dia, dessa forma eu ganhava maior eficiência.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Cleyton: Depois de ter visto toda a teoria, considero que tudo o que estudo é apenas revisão. E, como já mencionei, estudo hoje somente por questões e flashcards, mas principalmente questões mesmo. Os assuntos em que continuo errando com frequência, eu copio as respostas dos pontos em que tenho dúvidas e colo em um caderno de erros no word e deixo salvo para leitura uma vez a cada quinze dias. Volta e meia vejo também algum mapa mental da plataforma do Estratégia, se o assunto realmente exigir essa variedade de recursos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Cleyton: A resolução de questões é crucial para ser aprovado. Eu respondi em apenas uma plataforma de questões mais de trinta mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Cleyton: Para esse último concurso em que fui aprovado (UFPB), eu tinha maior dificuldade com raciocínio lógico e informática, pois são disciplinas que ultimamente não caíam em vários concursos que prestei da área administrativa, dessa forma, essas matérias não faziam parte do meus estudos e elas são muito extensas, mas deixei essas disciplinas com bastante espaço em meus ciclos de estudos, e graças a Deus, deu para avançar satisfatoriamente nelas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Cleyton: Estudei todos os dias, no entanto, no dia anterior à prova, tive fadiga muscular e precisei ir ao hospital tomar remédio na veia para reduzir a tensão, pois eu vinha de um longo período de preparação intensa, antes do concurso em que fui aprovado, eu havia feito outras duas provas nas semanas que o antecederam, o detalhe mais importante é que não fui aprovado em nenhuma das anteriores.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Cleyton: Meu maior erro inicialmente foi sair da área que eu escolhi (área administrativa) para prestar provas de áreas muito diferentes como a policial ou inteligência. Isso me atrasou bastante no começo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Cleyton: Nunca cogitei desistir, mesmo com todas as dificuldades que enfrentei. Escolhi o concurso como meu principal meio para mudar minha realidade e sigo com esse planejamento independentemente de qualquer obstáculo. Agora vou em busca de um concurso do topo da carreira do serviço público, então a preparação segue.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Cleyton: Para finalizar, se você está começando agora, é fundamental dedicar o seu tempo para aprender como estudar. Identifique quais dos muitos métodos disponíveis se encaixam melhor com seu perfil, em seguida, escolha uma área e não saia dela. Tenha disciplina e estude todos os dias, com sono, cansado, com preguiça, sem cabeça ou disposição, não importa como você esteja, estude! A partir do momento em que isso vire rotina em sua vida, estudar será muito mais fácil. Não se incomode com as reprovações, elas fazem parte e são mesmo a regra, ser aprovado é que é a exceção. Então estude, aceite suas reprovações, aprenda com elas, melhore e logo você será aprovado.