Aprovada no concurso UFMS
“A forma mais acertada para passar é descobrir a sua melhor forma de aprender, dar o seu melhor a cada dia e ter paciência consigo mesmo.”
Confira nossa entrevista com Priscila Bianca de Souza Araújo, aprovada em 3º lugar no concurso UFMS para o cargo de Assistente em Administração:
Estratégia Concursos: Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Priscila Bianca de Souza Araújo: Sou formada em Direito, tenho 26 anos e moro em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Priscila: Meus pais sempre me incentivaram a fazer parte do serviço público, então desde o início da faculdade de Direito essa foi uma forte possibilidade. Então, logo que terminei a faculdade, tomei a decisão de começar a estudar para concursos e assim o fiz, no início de 2018.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Priscila: Assim que me formei, passei por um período de cerca de seis meses em que me dediquei exclusivamente ao estudo para concursos. No entanto, logo fui chamada em um concurso que tinha feito de estágio de pós-graduação no MPMS, então nos anos seguintes passei a conciliar o trabalho de 6 horas diárias com os estudos.
Estratégia Em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Priscila: Fui aprovada no concurso da EBSERH, para o cargo de Advogada e, apesar de ter me classificado em 3º lugar na prova objetiva, fiquei em 10º lugar, na classificação final, em razão da prova de títulos. Também fui aprovada no concurso para Técnicos-administrativos da UFMS, para o cargo de Assistente em Administração, em 3º lugar.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Priscila: Foi muito gratificante, uma sensação de ver os esforços recompensados.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Priscila: Eu busquei manter uma rotina equilibrada, saindo com o namorado, amigos e família, mas em uma frequência reduzida. Saía apenas nos finais de semana, buscando sempre voltar cedo para manter uma rotina de sono equilibrada, o que influencia muito no rendimento dos estudos.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Priscila: Não sou casada, não tenho filhos, ainda moro com minha mãe, mas namoro. Meus pais e meu namorado sempre me apoiaram nos estudos, de todas as formas possíveis, fornecendo cursos, livros, me proporcionando um ambiente adequado para estudar, me auxiliando financeiramente, me incentivado, aconselhando e, muitas vezes, me impedindo de desistir.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é e se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo).
Priscila: Eu acho que essa é uma questão muito relativa, depende muito das necessidades da pessoa naquele momento. No meu caso, valeu a pena sim. Eu estudava focada na área judiciária de Tribunais Federais, fui melhorando expressivamente a cada prova, mas ainda não consegui me classificar. Quando abri o leque e resolvi fazer outras provas, consegui passar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada?
Priscila: Quando eu resolvi fazer a prova da UFMS, estava saindo de uma fase intensa de estudos para três outros concursos, que foram consecutivos, então já estava bem nas matérias base. Mas, especificamente para essa prova, com o edital na mão, estudei por duas semanas, lembrando que as matérias comuns a outros concursos, eu já estava estudando há cerca de dois anos.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Priscila: Sim, na minha preparação para Tribunais estudei um bom tempo sem ter edital aberto para os locais em que queria prestar a prova. É realmente bem complicado manter a disciplina sem ter um concurso iminente, mas eu tentava pensar que era a disciplina de cada dia que me faria adquirir o conhecimento necessário para passar, então eu fazia minha programação semanal aos domingos e todos os dias buscava cumprir aquilo que tinha como previsto, pensando em um dia de cada vez.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Priscila: Conheci por meio do meu pai, que assinou um curso há muitos anos, acabei vendo algumas aulas com ele e gostei.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Priscila: Para o concurso da UFMS, usei as aulas do curso específico do Estratégia, aliadas aos arquivos em PDF disponibilizados por ele.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Priscila: Para o concurso da UFMS, foquei nas matérias que ainda não tinha estudado, como as de Administração, assisti às aulas, complementando-as com o PDF, organizando-as por dia, de forma com que as terminasse no meio da semana anterior à prova, ocasião em que iniciei um calendário de revisão. Não consigo dizer com precisão quantas horas por dia, mas eram todas aquelas em que eu tinha tempo livre e estava bem para estudar.
Para os demais concursos, procuro organizar a semana, de forma com que em cada semana eu estude, pelo menos uma vez, cada matéria daquele certame. As matérias que tenho mais dificuldade estudo mais de uma vez por semana. O estudo inicial, de uma matéria que nunca vi, faço por meio de videoaulas, anotando tudo sempre e depois reviso as anotações. Quanto às matérias que já estudei, foco mais em questões e, a partir dos erros, vou delimitando aquilo que merece um retorno mais apurado à teoria.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Priscila: Eu sempre tive dificuldade em raciocínio lógico e o mais difícil era encontrar alguém que conseguisse explicar de alguma forma com que eu conseguisse entender, até que eu encontrei o professor Brunno Lima, que hoje é aqui do Estratégia e que me fez conseguir entender um pouco melhor. Comprei o curso dele, separei meus domingos inteirinhos, revisava a teoria e fazia as aulas de questões, primeiro tentando resolver sozinha e depois assistindo a resolução das questões, assim me desenvolvi bastante nessa matéria.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Priscila: Eu sempre procuro deixar o mínimo de matéria possível para a semana anterior à prova. Busco apenas revisar, pois fico muito ansiosa e o risco de não conseguir estudar é grande. Então busquei descansar e fiz uma revisão bem de leve, sem cobrança.
Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Priscila: Acho que o principal erro seria ter feito poucas questões, se pusesse voltar atrás teria feito mais. Creio que o principal acerto foi ter revisado o conteúdo constantemente e mantido a disciplina para cumprir meu cronograma de estudos.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Priscila: O mais difícil é manter a constância, sigo estudando para outros concursos e já pensei em desistir inúmeras vezes, mas o que me faz continuar é o incentivo da minha família e do meu namorado, que acreditam muito em mim, me ajudam a descansar e depois a seguir em frente.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Priscila: O que mais me motiva é a fé que meus familiares depositam em mim.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Priscila: Meu conselho a quem está iniciando agora é buscar compreender a sua melhor forma de aprender e render nos estudos, medindo isso por meio da resolução de questões. Não existe uma regra específica de horas necessárias por dia para ser aprovado ou tabelas de 24 horas, 7, 15, 30 dias de revisão (que eu acho humanamente impossíveis de serem cumpridas), a forma mais acertada para passar é descobrir a sua melhor forma de aprender, dar o seu melhor a cada dia e ter paciência consigo mesmo. Existem pessoas que estudam três meses e passam, eu demorei dois anos para alcançar minha primeira aprovação, cada um tem seu tempo e é muito importante respeitar isso para que a caminhada se torne mais leve.