Aprovado em 3° lugar no concurso do UESPI para o cargo de Assistente de Gestão Administrativa
Concursos Públicos
“Não tenha medo de largar tudo e estudar para concursos, a caminhada é longa mas as recompensas são dignas de vitória.”
Confira nossa entrevista com Danilo Raulino Guimarães Cruz da Silva, aprovado em 3° lugar no concurso do UESPI para o cargo de Assistente de Gestão Administrativa:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Danilo Raulino Guimarães Cruz da Silva: Tenho superior física, idade 28 anos, Teresina.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Danilo: Sempre trabalhei com receio de ser demitido a qualquer hora, então decidi focar nos concursos, além do incentivo da família.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Danilo: Eu saí do meu emprego pra arriscar tudo, foquei apenas nos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Danilo: Fui aprovado na UESPI PARA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO dentro das vagas, e na UFDPAR APROVADO FORA DAS VAGAS.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Danilo: Tive que decidir entre curtir o final de semana ou me isolar em casa. Decidi a segunda opção e valeu a pena. As vezes que eu saía era com a família, mas sempre com a mente focada.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Danilo: Sim, respeitando meus momentos de estudo, incentivando a seguir esse caminho, mas tive que aprender a lidar comigo mesmo, pois é cansativo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Danilo: Estudava apenas para essa área durante 6 meses, e nesse tempo já tinha feitos 3 concursos, porém sem sucesso. Depois desse intervalo, apenas revisei e respondi questões para o concurso que fui aprovado. Eu colocava metas do que estudar durante o dia e quantas questões de cada matéria, intercalava entre 10 questões de cada uma e resolvia uma prova de concurso no final do dia. Quando eu conseguia isso, me sentia mais confiante por ter concluído uma meta e mais autoestima, pois eu via que ao responder provas passadas e acertar as questões, minha mente criava mais confiança e, com isso, perdia o medo das provas.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Danilo: Além do curso de Estratégia onde eu assistia as videoaulas, foquei 90% em resolver questões, poupei tempo pulando videoaulas de assuntos que eu já tinha conhecimento. PDFs utilizava apenas para assuntos que considerava fáceis, pois me ajudava a revisar.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Danilo: Sempre via através de propagandas e até PDFs gratuitos. Gostei do material e decidi investir na plataforma.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Danilo: Sem comparação, pois tudo é bem organizado e os professores são excelentes. Antes me sentia perdido ao estudar sozinho, sei que esse tipo de plataforma ajuda muito a uma preparação mais rápida e consistente.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Danilo: Primeiro tive que organizar o dia de específicas e dia de básicas, mas por dia 8 horas no máximo dividindo pela manhã e pela tarde.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Danilo: Minhas revisões era por PDFs e questões com resolução.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Danilo: Acho a parte mais importante da preparação
Na verdade nem tenho noção de quantas, mas foi mais de mil kkk.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Danilo: Português era meu maior vilão e redação também, porém com o auxílio dos exercícios e videoaulas, melhorei muito meu desempenho nessas matérias.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Danilo: Apenas resolução de exercícios e nada mais Montei um caderno de exercícios de cada matéria e revisava, pegar em videoaulas nem pensar.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Danilo: Estudei com prática e a melhor forma.
Porém aconselho sim ver o tema com videoaulas somente para saber a estrutura, depois disso não tem escapatória, é prática e mais prática.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Danilo: Meu principal erro foi que no começo esperava os editais saírem, mas quando você escolhe a área que você gosta, o estudo se torna prazeroso e você consegue ter pique e energia para estudar muito antes de qualquer edital.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Danilo: Depois do meu último emprego vi que não era aquela vida que queria, então fui atrás do meu sonho. Já caí algumas vezes, mas o sonho era maior era algo real e não passageiro, então deu certo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Danilo: Não tenha medo de largar tudo e estudar para concursos, a caminhada é longa mas as recompensas são dignas de vitória.