Aprovado em 1º no concurso TRT-PI para o cargo de Analista Judiciário - Área: Administrativa
Concursos Públicos“[…] Acredite colega concurseiro, a aprovação pode estar mais perto do que você imagina. Seria bem mais prejudicial desistir agora, continue!”
Confira nossa entrevista com Otavio Marcos Martins Campelo, aprovado em 1º lugar no concurso TRT-PI para o cargo de Analista Judiciário – Área: Administrativa:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Otávio Marcos Martins Campelo: Me chamo Otávio Marcos Martins Campelo. Sou formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí; tenho 25 anos; sou natural de Teresina – Piauí.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Otávio: Através de um estágio em um órgão público, pude ter o primeiro contato com a área, gostei muito do trabalho e com o incentivo dos colegas que já eram servidores concursados, consegui definir no meu último período da universidade, que queria estudar para concursos. Logo após, fui seguindo páginas de concursos, professores que incentivavam cada vez mais a continuar, via exemplos de superação que serviam totalmente como gás para motivação.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Otávio: Minha amiga Luana, que já se preparava para a área fiscal, me apresentou o Estratégia e falou da promoção da Assinatura Premium. Iniciei assinando apenas por 1 ano. Sempre ouvi falar muito bem dos materiais da coruja, dominando as aprovações, os conteúdos, professores de altíssima qualidade, enfim, tudo isso só confirmava o meu desejo de assinar com o melhor cursinho preparatório de concursos do Brasil.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Otávio: Não funcionava muito com essa questão de horas líquidas, dividia as disciplinas entre os dias da semana e tentava dividir por turno. Tais disciplinas pela manhã e outras a tarde, buscava terminar o material da aula, dentro daquele turno, sem atropelar ou roubar o tempo de outras matérias. Como pela manhã, rendia mais, buscava deixar as disciplinas com maior peso e à tarde, tentava as outras. Disciplinas novas eram lendo os materiais PDFs completos e fazendo questões e utilizando os simplificados para revisão. A depender do concurso, era uma disciplina de maior peso pela manhã e duas de menor peso à tarde e um pouco de noite.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Otávio: De agosto/2019 a janeiro/2021 eu apenas estudava, de janeiro/2021 até os dias de hoje, tive de conciliar os estudos com o trabalho. Com a jornada de trabalho de 8h às 14h, eu me esforçava para acordar 4 da manhã, estudava até 6h e retomava ao chegar do trabalho, às 15h, ficava até 18, pausa para jantar, retornava às 19h e ficava até 21h e alguma coisa, nunca fui de estudar até tarde da noite, pois ao final do dia, minha mente já estava esgotada.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Otávio: Estudava bastante por materiais PDF, tanto a parte teórica, como as questões comentadas e os materiais simplificados ajudaram bastante. Um grande inimigo que era o tempo, fui conseguindo administrá-lo através da seleção dos assuntos mais cobrados, das questões mais frequentes, errando bastante para poder tirar o aprendizado necessário.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Otávio: Meu foco estava mais voltado para o TJPI, mas como a banca Idecan não tinha muitas questões para a minha área e o concurso do TRT-22 era uma semana depois do TJPI, resolvi fazer muitas questões da FCC e esse foi o meu preparo, já tinha uma boa base, pois há 3 anos estudava para concurso, então, a resolução de questões foi essencial para a minha aprovação, o conteúdo teórico já estava comigo, a prática, o emocional e as estratégias de prova era o que precisava trabalhar. Foi uma semana difícil, pós-TJPI, pois já havia corrigido o gabarito e sabia que não conseguiria brigar pelas vagas, mas tentei descansar e manter a mente no lugar, continuei com as questões, em um ritmo menor, mas fui para a prova muito tranquilo, acho que foi determinante isso. Foi uma grande surpresa ao corrigir o gabarito e ver que havia acertado 94% da prova. Tempo de edital até a prova foi uns 3 meses, porém com uma bagagem de conteúdo muito boa de antes.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Otávio: Direito Administrativo era bastante exigente, pois recentemente houve muitas mudanças nas leis, novas leis e sempre achei o conteúdo mais extenso. Consegui superar as dificuldades através das aulas do professor Thallius. Ele deixou a disciplina bem mais leve, tanto que consegui acertar 8 de 8 no concurso do TRT-PI. Outra “pedra no sapato” era Português, por mais que eu estudasse, as pegadinhas das bancas sempre me sabotavam, principalmente a FGV, mas a resolução de questões aliada às aulas da Adriana Figueiredo me fizeram acertar 11 de 13 no supramencionado concurso.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Otávio: Resolução de questões, segunda vista nas questões comentadas dos materiais PDF, videoaulas da hora da verdade e materiais simplificados. Tranquilizar a mente também era essencial, diminuir a tensão fazendo alguma coisa que eu gostasse. Gosto de citar esse exemplo, um dia antes da prova, eu estava jogando vôlei, que para mim era muito terapêutico.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Otávio: Sou solteiro, sem filhos e, sim, minha família e amigos sempre me apoiaram nessa caminhada, seja emocionalmente, seja financeiramente, no início, apenas estudando, tive uma ajuda financeira enorme do meu pai e dos meus irmãos, pagando passagem e inscrição em concurso, sou eternamente grato à eles.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Otávio: Uma sensação de gratidão à Equipe do Estratégia, por reconhecer seus alunos e realizar um evento para celebrar uma vitória tão importante na vida de um concurseiro que é a sua aprovação.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Otávio: Com toda certeza, 2019, 2021 e 2022 foram os anos que vi o baile dos primeiros no instagram e desejava muito estar lá. De vez em quando na frente do notebook, a mente ia longe e me imaginava sendo convidado. Porém, como era só dos primeiros, sempre o lado mais realista batia, pensava que só queria passar dentro das vagas e conseguir ser nomeado, foi muito mais do que eu imaginava, consegui ficar em 1º lugar e ser convidado para o Baile dos Primeiros.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Otávio: Não acredito que existam erros ou acertos, tudo fez parte da minha trajetória para chegar até a aprovação, era para ter acontecido da forma como foi. O amadurecimento e as técnicas de estudo vão surgindo com o tempo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Otávio: Com certeza, a vontade de desistir teve muita. O que mais me fez persistir foi a minha família (Josué, Maria José, Cyntian e João Paulo) que nunca me deixaram desanimar, mesmo diante de tantas reprovações ou batidas na trave. Um colega de trabalho e amigo, também me apoiava bastante nessa questão, pois atualmente é servidor efetivo e sabe bem como lidar com a rotina e as frustrações de ser concurseiro. Quanto ao Otávio de 5 anos atrás, que ainda estava no 8º período da faculdade, ainda indeciso sobre qual ramo iria seguir (ps: não queria concursos ainda kkkk), eu diria com toda certeza que ele sempre será capaz de alcançar os seus objetivos, através do seu esforço e da providência Divina.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Otávio: A persistência e a determinada decisão em seguir a rotina dos estudos para concurso e ter a ciência de saber que seu dia chegará, acreditar em si mesmo e confiar bastante em Deus. Acredite colega concurseiro, a aprovação pode estar mais perto do que você imagina. Seria bem mais prejudicial desistir agora, continue!