“Acredite colega concurseiro, a aprovação pode estar mais perto do que você imagina, avante!”
Confira nossa entrevista com Otávio Marcos Martins Campelo, aprovado em 1º lugar no concurso TRT-PI para ANALISTA JUDICIÁRIO – CONTABILIDADE:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Otávio Marcos Martins Campelo: Sou formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí; tenho 25 anos; sou natural de Teresina – Piauí.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Otávio: Através de um estágio em um órgão público, pude ter o primeiro contato com a área, gostei muito do trabalho, e com o incentivo dos colegas que já eram servidores concursados, consegui definir no meu último período da universidade, que queria estudar para concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Otávio: De agosto/2019 a janeiro/2021 eu apenas estudava, de janeiro/2021 até os dias de hoje, tive de conciliar os estudos com o trabalho. Com a jornada de trabalho de 8 às 14, eu me esforçava para acordar 4 da manhã, estudava até 6 h, e retomava ao chegar do trabalho, às 15, ficava até 18, pausa para jantar, retornava às 19 e ficava até 21 e alguma coisa, nunca fui de estudar até tarde da noite, pois ao final do dia, minha mente já estava esgotada.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Otávio: 2º Analista Censitário – Contabilidade, IBGE – 2019
18º Contador, Câmara de Fortaleza – 2019
11º Analista Administrativo – Contabilidade, Ebserh HU-UFPI – 2020
2º Analista em Desenvolvimento Regional – Contabilidade, Codevasf – 2021
6º Auditor Administrativo, Funsaúde-CE – 2021
26º Analista de Planejamento e Orçamento, Prefeitura de Campina Grande – PB – 2021
19º Contador, TJPI – 2022
17º Auditor, TJPI – 2022
1º Analista Judiciário – Contabilidade TRT-22, 2022
26º Analista Judiciário – Contabilidade TRT-16, 2022
Por enquanto, vou respirar um pouco dos estudos, pois meu objetivo era passar em um concurso de contador e ficar na minha terra.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Otávio: Buscava sempre o equilíbrio entre a vida social e os estudos, claro que me abdiquei de algumas saídas com os amigos, viagens, mas buscava ter dias e horários na semana sagrados para esses eventos. Almoço aos domingos com a família, aniversário de amigos, não deixava de ir pois eles também são muito importantes para mim e o descanso de encontrar com eles me dava o gás necessário para a semana de estudos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Otávio: Sou solteiro, sem filhos, e sim, minha família e amigos sempre me apoiaram nessa caminhada, seja emocionalmente, seja financeiramente, no início, apenas estudando, tive uma ajuda financeira enorme do meu pai e dos meus irmãos, pagando passagem e inscrição em concurso, sou eternamente grato a eles.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Otávio: Meu foco estava mais voltado para o TJPI, mas como a banca Idecan não tinha muitas questões para a minha área, e o concurso do TRT-22 era uma semana depois do TJPI, resolvi fazer muitas questões da FCC, e esse foi o meu preparo, já tinha uma boa base, pois há 3 anos estudava para concurso, então a resolução de questões foi essencial para a minha aprovação, o conteúdo teórico já estava comigo, a prática, o emocional e as estratégias de prova era o que precisava trabalhar. Foi uma semana difícil, pós-TJPI, pois já havia corrigido o gabarito e sabia que não conseguiria brigar pelas vagas, mas tentei descansar e manter a mente no lugar, continuei com as questões, em um ritmo menor, mas fui para a prova muito tranquilo, acho que foi determinante isso. Foi uma grande surpresa ao corrigir o gabarito e ver que havia acertado 94% da prova.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Otávio: Estudava bastante por materiais PDF, tanto a parte teórica, como as questões comentadas, e os materiais simplificados ajudaram bastante. Um grande inimigo que era o tempo, fui conseguindo administrá-lo através da seleção dos assuntos mais cobrados, das questões mais frequentes, errando bastante para poder tirar o aprendizado necessário.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Otávio: Minha amiga Luana, que já se preparava para a área fiscal, me apresentou o Estratégia e falou da promoção da assinatura premium, iniciei assinando apenas por 1 ano e depois me tornei Assinante Vitalício.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Otávio: Como foi meu único material, não tinha muito com o que comparar, mas tenho certeza que, atualmente, é o melhor material preparatório para concursos que existe, recomendo muito a contratação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Otávio: Não funcionava muito com essa questão de horas líquidas, dividia as disciplinas entre os dias da semana, e tentava dividir por turno. Tais disciplinas pela manhã e outras a tarde, buscava terminar o material da aula, dentro daquele turno, sem atropelar o roubar o tempo de outras matérias. Como pela manhã, rendia mais, buscava deixar as disciplinas com maior peso, e a tarde, tentava as outras.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Otávio: Resolução de questões, segunda vista nas questões comentadas dos materiais PDF, videoaulas da hora da verdade e materiais simplificados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Otávio: A resolução de questões é justamente o que você vai fazer na hora da prova, então você conhecer as características e manhas da banca é mais que essencial, cada banca tem a sua especificidade, a preparação direcionada ajuda muito na aprovação. Não faço ideia de quantas questões fiz, mas já havia zerado a contabilização do sistema de questões duas vezes, e fazia muito as questões comentadas do PDF.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Otávio: Direito Administrativo era bastante exigente, pois recentemente houve muitas mudanças nas leis, novas leis, e sempre achei o conteúdo mais extenso. Consegui superar as dificuldades através das aulas do professor Thallius, ele deixou a disciplina bem mais leve, tão tal que consegui acertar 8 de 8 no concurso do TRT-PI. Outra pedra no sapato era Português, por mais que eu estudasse, as pegadinhas das bancas sempre me pegavam, principalmente a FGV, mas a resolução de questões aliada às aulas da Adriana Figueiredo me fizeram acertar 11 de 13 no supramencionado concurso.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Otávio: Como já havia dito, foi uma semana bem tranquila, de descanso, mas também de uma preparação mais branda, engraçado que foi a semana que mais espaireci, no sábado que antecedeu a prova, conversei com uma colega de trabalho e ali eu tive uma compreensão sobre o processo de estudar para concurso. Em meio a tantos desafios e renúncias, ali naquela conversa eu pude compreender que gostaria de viver esse processo, e não simplesmente passar por ele, pois a vida estava acontecendo juntamente com a minha preparação, e assim fui muito tranquilo para a prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Otávio: Não acredito que existam erros ou acertos, tudo fez parte da minha trajetória para chegar até a aprovação, era para ter acontecido da forma como foi.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Otávio: Com certeza, vontade de desistir teve muita. O que mais me fez persistir foi a minha família (Josué, Maria José, Cyntian e João Paulo) que nunca me deixaram desanimado, mesmo diante de tantas reprovações ou batidas na trave. Um colega de trabalho e amigo, também me apoiava bastante nessa questão, pois atualmente é servidor efetivo, e sabe bem como lidar com a rotina e as frustações de ser concurseiro.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Otávio: A persistência e a determinada decisão em seguir a rotina dos estudos para concurso, e ter a ciência de saber que seu dia chegará, acreditar em si mesmo e confiar bastante em Deus.
Acredite colega concurseiro, a aprovação pode estar mais perto do que você imagina, avante! Obrigado!