Aprovado em 10° lugar (CR) no concurso TRT -MG para TJ - Administrativa - Contabilidade
Concursos Públicos
“Selecione uma área para focar e desenvolva um planejamento de estudo que possibilite estudar e revisar as disciplinas mais cobradas […]”
Confira nossa entrevista com Thiago Gonçalves Martins, aprovado em 10° lugar (CR) no concurso TRT -MG para TJ – Administrativa – Contabilidade:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Thiago Gonçalves Martins: Meu nome é Thiago Gonçalves Martins, sou formado em Ciências Contábeis, tenho 31 anos e nasci em Contagem/MG.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Thiago: A possibilidade de ter um estilo de vida mais equilibrado e a estabilidade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Thiago: Até 2016 sempre trabalhei na iniciativa privada. Entre o período de 2017 e 2018 me dediquei exclusivamente a estudar para concurso. Em 2018 entrei em uma empresa estatal através de concurso e a partir desse período tenho conciliado trabalho e estudo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Thiago: Fui aprovado nos seguintes concurso:
1º Lugar para o cargo de Contador – Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete/MG
2º Lugar para o cargo de Contador – MGS (Empresa pública)
2º Lugar para o cargo de Contador – Varginha/MG
4º Lugar para o cargo de Técnico em Contabilidade – UFMG
5º Lugar para o cargo de Contador – Prefeitura Municipal de Lagoa Santa/MG
10º Lugar para o cargo de Técnico Judiciário/Contabilidade – TRT 3 MG
Sim. Pretendo continuar estudando, porém selecionarei mais os concursos que irei focar.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Thiago: Naturalmente tenho um perfil mais caseiro, acho que por isso não influenciou tanto. Em várias situações abri mão de compromissos sociais, mas não deixava de sair com os amigos e familiares. Já no quesito hobbies, tive que abrir mão de assistir seriados e outros conteúdos para focar o tempo livre mais nos estudos, principalmente quando tinha edital aberto para um concurso que me interessava.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Thiago: Sim. Principalmente no período que fiquei em torno de 1 ano focado em estudar para concurso. Se não fosse o apoio dos meus pais nesse período, acredito que eu não teria conseguido.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Thiago: Direcionado para o concurso do TRT 3 MG, deve ter sido em torno de uns 3 meses. Nunca foquei em tribunais. Resolvi fazer pelo fato da prova ter sido em Belo Horizonte e o resultado me surpreendeu positivamente, pois devido a rotina não consegui estudar como eu deveria. Acredito que a base de estudo acumulada nas matérias básicas e na parte contábil foi fundamental para conseguir esse resultado na prova.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Thiago: Sempre gostei de estudar mais por PDF´s por ser mais fácil para revisar os pontos mais importantes do conteúdo. As videoaulas usei para escutar durante o deslocamento para o trabalho, visando aproveitar esse tempo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Thiago: Conheci através de grupos de concursos em Whatsapp. Comentavam que os PDFs eram de qualidade e era o preparatório para concursos que mais aprovava.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Thiago: Sim. Os PDFs do Estratégia Concursos demonstravam ser bem completos e didáticos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Thiago: Apesar do Estratégia ter concorrentes de qualidade eu percebia que para muitos concursos era o único que tinha um pacote completo disponível, além de ter vários professores que são referência. Isso fazia eu ter a tranquilidade de saber que se eu estudasse por esse material eu iria conseguir completar o edital.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Thiago: Eu priorizava as matérias mais importantes. Nesse período de 1 ano que foquei em concurso conseguia fazer uma 6 horas líquidas. Porém, depois que voltei a trabalhar, conseguia estudar mais durante o fim de semana. Na semana estudava em torno de 1 a 3 horas e vários dias não conseguia estudar. Aos finais de semana estudava em torno de umas 4 ou 5h. Procurava focar em resolução de questões e revisão de PDFs. Complementar com os áudios das aulas durante o deslocamento para o trabalho.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Thiago: Revisava por esquemas de PDFs e questões, complementando com os áudios das aulas durante o deslocamento para o trabalho.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Thiago: Com certeza foram milhares. Não tenho como precisar exatamente a quantidade.
Também utilizei uma ferramenta importante para ajudar a resolver questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Thiago: No concurso do TRT foram legislação e informática. Procurei focar mais na revisão dos principais pontos e resolução de questões da banca.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Thiago: Procurei focar em revisão através dos PDFs e através dos áudios de videoaulas de revisão durante o deslocamento para o trabalho.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Thiago: Procurei treinar redação usando estruturas de redações bem avaliadas no Enem e concursos em geral, além de assistir vídeos sobre atualidades.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Thiago: O meu principal erro foi desde o início não ter focado em concursos para a área contábil. No início fui tentando diversos concursos que julgava ser interessantes, porém vejo que a maneira mais eficiente é estudar e direcionar para uma área específica, pois assim é mais fácil de aperfeiçoar um conjunto de conhecimentos e aproveitar a base acumulada para os próximos concursos. O meu principal acerto foi passar a focar mais em concursos para a área contábil e aperfeiçoar o conjunto de disciplinas mais cobradas nessa área.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Thiago: Nunca pensei em desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Thiago: Selecione uma área para focar e desenvolva um planejamento de estudo que possibilite estudar e revisar as disciplinas mais cobradas. Resolva o máximo de questões e estude por meio de bons materiais. Aconselho também a contratar pacotes de correção de redações, pois possibilita identificarmos mais rápidos os erros e a aperfeiçoar a escrita.