Aprovada em 4° lugar no concurso TRT-MG para Analista - Odontologia (Pediatria)
Concursos Públicos
“Primeiramente temos que ter foco. Procurar um bom cursinho para te auxiliar. Estudar sozinho não dá mais. Precisamos de auxílio e experiência de quem está nesse ramo de concurso há muito tempo. Encontrei o Estratégia e foi o meu guia para a aprovação.“
Confira nossa entrevista com Roberta Keila Cardoso Gontijo Santos, aprovada em 4° lugar no concurso TRT-MG para Analista – AJ/Apoio Especializado/Odontologia (Pediatria):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Roberta Keila Cardoso Gontijo Santos: Sou formada em odontologia com especialização em odontopediatria. Tenho 48 anos e sou de Bom Despacho/MG
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Roberta: Tenho um filho de 13 anos com transtorno do espectro autista e gostaria de me mudar para uma cidade onde ele pudesse ter melhores escolas e acompanhamento. Gostaria que ele tivesse uma chance para ter melhores condições de vida e emprego futuros
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Roberta: Sim. Trabalho de 7:00 até às 20:00 de segunda a sexta. Levava meu material para o serviço e, quando tinha uma folga entre pacientes, estudava. Depois que chegava em casa à noite, também dava uma estudada.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Roberta: Fui aprovada no concurso da minha cidade onde exerço meu cargo de cirurgiã-dentista. Passei em 5º lugar. Continuo estudando para outros concursos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Roberta: Não sou muito de sair de casa. Somos bem caseiros. Mas minha família em primeiro lugar, sempre.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Roberta: Sim. Me ajudando nas tarefas de casa, me incentivando sempre. Meus filhos me acompanhando nas provas.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Roberta: Estudei uns 6 meses. Comprei o curso do Estratégia para fazer o concurso da Assembleia de MG. Vi o edital do TRT e resolvi fazer.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Roberta: Usei o PDF e assisti as aulas do Estratégia. Não entendia nada de Direito, por isso tive que me esforçar. Estudei apenas pelo Estratégia.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Roberta: Através de um sobrinho que comprou um curso para concurso e tinha gostado muito.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Roberta: Senti uma grande diferença pois consegui direcionar melhor meus estudos. Gastava muito tempo lendo livros. Gostei muito da apostila. Imprimi as apostilas e fui resolvendo as questões. Achei muito bom. Assistia as videoaulas também. Depois descobri os cadernos de questões. Achei sensacional.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Roberta: Dividia meu tempo em várias disciplinas, como direito, odontologia, português. Estudava umas 2 horas por dia.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Roberta: Importantíssimo. Como não tinha tanto tempo disponível foi assim que consegui fixar a matéria
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Roberta: Direito e português. Estudei mais o direito para conhecer a matéria.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Roberta: Intensifiquei os meus estudos na semana que antecedia a prova. No dia pré-prova fiquei tranquila. Não quis estudar mais.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Roberta: Tinha prova discursiva. Acho interessante se preparar bem para essa prova. Eu não me preparei bem. Poderia ter ido melhor. Ela é decisiva para a aprovação.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Roberta: Erros: deveria ter estudado mais para a discursiva e português. Acertos: Estudei o que achava realmente importante, que poderia cair nas provas.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Roberta: Não. Ainda estou na batalha. Meu filho é minha maior motivação
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Roberta: Primeiramente temos que ter foco. Procurar um bom cursinho para te auxiliar. Estudar sozinho não dá mais. Precisamos de auxílio e experiência de quem está nesse ramo de concurso há muito tempo. Encontrei o Estratégia e foi o meu guia para a aprovação.