“Olhe se o que você tem hoje te completa e te contempla. Se sim, está tudo certo. Caso não, depende só de você!”
Confira nossa entrevista com Marcelo De Sena Silva, aprovado em 04º lugar no concurso TRT-MA (CR) para ANALISTA JUDICIÁRIO – ODONTOLOGIA:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Marcelo de Sena Silva: Sou Marcelo, cirurgião-dentista, 43 anos e nascido em Brumado (Bahia). No entanto, moro em BH há 40 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Marcelo: A possibilidade de viver de maneira planejada e dentro de uma realidade em que as preocupações sejam insignificantes.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Marcelo: Sim. Tenho consultório e precisava conciliar trabalho e estudo. Pelo fato de ser autônomo, há uma maior flexibilidade. Estudo 03 horas no periodo da manhã e 01 hora à noite, pois geralmente chego bastante cansado.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Marcelo: Fui aprovado em alguns municipais, sempre na minha área de formação. Fui servidor em uma prefeitura bastante precária na região metropolitana e isso me deu gás para buscar órgãos sérios, competentes e com remuneração atraente. Em 2014, passei em 1º lugar no TRE-AM, mas não fui nomeado, devido a incoerências do órgão. Recentemente, passei em 3º no TRT-PI e em 4º no TRT-MA, todos para o cargo de Analista Jdiciário de Apoio Especializado – Odontologia. Pretendo parar de estudar para concursos, após a nomeação.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Marcelo: Equilibrada. Fui apenas a eventos indispensáveis (aniversário de minha mãe e Natal). Todos os demais, abortei. Pois terei toda a vida para curtir, concursado. Os amigos que compreenderem sua ausência serão para a vida toda.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Marcelo: Sou casado e todos me apoiaram imensamente na caminhada. Desde a compreensão concernente às ausências às questões de afazeres domésticos, bem como cursos como presentes, troca de milhas para viagens a concursos, e, principalmente orações e muita torcida.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Marcelo: Como se trata de concurso de longo prazo, pois não acontecem com periodicidade, a preparação também foi a longo prazo. Aproveitei o período de pandemia para retomar os estudos, pois queria ter a sensação de que fiz algo proveitoso neste período tão difícil.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Marcelo: Sempre priorizo PDF, na ordem ofertada pelo curso. Como se trata de matéria específica e extensa, a estudava todos os dias. Vídeo, apenas para as dúvidas em algum ponto e para os momentos de preguiça e cansaço. Livros, para os tópicos mais complexos e com maior índice de cobrança. A desvantagem é que me tornei sócio da papelaria, pois faço questão de imprimir e encadernar todo o material, para maior organização.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Marcelo: Minha irmã, que hoje é servidora federal, estudava pelo Estratégia e eu a segui. Por curiosidade, pegava alguns PDF gratuitos de odontologia (aula 00) e debruçava sobre eles. Tomei gosto e não parei mais.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Marcelo: Sim. Foi importante na contrução da base, mas não havia uma interação com os professores. Esse é um grande diferencial para quem está em um processo de tantas dúvidas e pressão pessoal.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu diferença relevante na sua preparação?
Marcelo: Bastantes diferenças. O acesso e a disponibilidade dos professores com que estudei foram essenciais. Sem falar na qualidade dos materias escritos e nas revisões de véspera. Menção honrosa à Mirella Barreto e Adriana Figueiredo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Marcelo: Gosto de variar, pois o concurso de hoje exige que você tenha um equilíbrio nas notas, em elevado patamar, entre todas as disciplinas. Não dá para estudar mais ou menos qualquer uma delas. Estudo 4 horas por dia, sendo 4 disciplinas diferentes. Alterno as de menor peso ou número de questões e mantenho a específica todos os dias. Aos fins de semana, faço revisão do que foi estudado, exercícios e vídeos motivacionais, para não perder o foco.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Marcelo: Eu tiro foto, com o celular, daquilo que julgo ser muito importante. Monto uma pasta no computador e reviso por essas fotos. Facilita o meu controle, pois organizo por datas. Faço exercícios do próprio PDF, pois são atualizados e comentados. Tenho meu caderno com anotações imprescindíveis, mas não dedico tempo fazendo resumos. Eles já vêm prontos no próprio livro eletrônico, assim como os mapas mentais. Basta ir complementando.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Marcelo: Muito importantes. Mesmo porque há muitas questões que se repetem. A depender da banca, você garante 20% (ou mais) da prova só com questões repetidas. Nunca contabilizei, mas, com certeza, mais de 5 mil, somando todas as disciplinas (parece muito, mas não é tanto assim).
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Marcelo: Direito, pois não é minha área de formação. Superei, pensando que se não me dedicasse, teria que estudá-la novamente.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Marcelo: Relaxamento e diminuição do ritmo. Hora de concentrar nos decorebas (que já devem estar decorados), assistindo às revisões de véspera e revendo os pontos essencias das provas anteriores da banca.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Marcelo: Fiz até curso de caligrafia, pois a legibilidade da minha letra foi se perdendo com o tempo. Preparei-me como para toda disciplina. Coloquei-a no meu planejamento semanal. Geralmente é uma prova que pode mudar sua classificação.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Marcelo: Os erros: abolir atividade física, ler materiais além do oferecido (por mera insegurança), não descansar quando necessário.
Os acertos: acreditar na intuição, fazer meditação guiada (para diminuir a ansiedade), comprar o pacote completo o Estratégia, seguir o planejamento.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Marcelo: Nunca pensei em desistir. Eu tinha 2 opções: passar e realizar meu sonho ou me arrepender de não ter feito a minha parte. Eu não queria conviver com essa possibilidade.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Marcelo: Olhe se o que você tem hoje te completa e te contempla. Se sim, está tudo certo. Caso não, depende só de você!