Aprovada em 1° lugar para Técnico Judiciário - Especialização Saúde Bucal no concurso TRT-GO
Concursos Públicos
“É preciso começar e respeitar nossa curva de aprendizado. No início é normal ter dificuldade em se concentrar ou não saber quais estratégias de estudo funcionarão para você […]”
Confira nossa entrevista com Ana Luiza Mustafe Silva, aprovada em 1° lugar no concurso TRT-GO para o cargo de Técnico Judiciário – Apoio especializado – Especialização Saúde Bucal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Ana Luiza Mustafe Silva: Sou formada em Odontologia, tenho 28 anos e sou de Goiânia, Goiás.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Ana Luiza: Minha mãe e minhas tias são professoras e acompanhei a trajetória delas. Puderam conquistar independência financeira e estabilidade graças aos concursos. Então, logo que me formei e vi que o mercado de trabalho da Odontologia para profissionais autônomos oscilava bastante com relação à questão financeira, me interessei muito pela ideia de estabilidade que um concurso pode proporcionar.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Ana Luiza: Sou formada há cinco anos e ingressei no mercado de trabalho desde que me formei, mas especificamente nesse último ano eu estava finalizando meu mestrado. Foi bastante difícil conciliar duas atividades que exigiam igualmente um alto nível de concentração, foco e geravam um cansaço mental. No entanto, refleti que nunca existiriam circunstâncias perfeitas para que eu pudesse estudar e me dedicar, pois não temos controle de quando sai um edital ou a vaga que estamos esperando. É preciso se esforçar ao máximo nas condições que temos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Ana Luiza: Já fui nomeada em três outros concursos de prefeituras para o cargo de cirurgiã-dentista. É motivador ter bons resultados, mas nenhum havia sido na minha cidade ou em um concurso tão bom quanto este. Agora aprovada para o TRT em nível técnico, pretendo continuar estudando para cargos de nível superior.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Ana Luiza: Foi um momento de muita abdicação, especialmente nas festas de fim de ano. Não abri mão de estar com a minha família no Natal, mas apenas naquela data. Os outros dias seguiram sem perder o ritmo de estudos. Felizmente as pessoas mais próximas a mim sempre demonstraram compreensão e me motivaram bastante com palavras de apoio.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Ana Luiza: Já tento concursos há bastante tempo mas direcionado a esse foi desde a publicação do edital. Para manter a disciplina, busquei focar no fato de que era algo que passaria, que era uma oportunidade que eu não queria perder, e momentos mais tranquilos viriam. Também tentei respeitar meus limites. Existem dias que o estudo “rende menos”, a concentração não é a mesma, a ansiedade está em um nível maior… o importante é aceitar que foi o melhor que pôde no momento, e continuar no dia seguinte.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Ana Luiza: Os PDFs do Estratégia são excelentes e usei bastante durante a minha preparação. É ótimo ter um material confiável, com bom embasamento e ao mesmo tempo mais conciso que um livro, pois otimiza muito os estudos. Gosto muito das videoaulas, tanto de conteúdo teórico quanto de resolução de questões. São perfeitas para revisões e momentos de mais cansaço.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ana Luiza: Por meio de vídeos do Youtube.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Ana Luiza: Para superar as dificuldades em algumas disciplinas de concursos não tem outro caminho: é preciso se dedicar ainda mais do que para as outras disciplinas, com um estudo direcionado. Essas disciplinas tomam mais tempo de estudo. Nelas, leio mais vezes os PDFs, reviso com mais frequência e tento resolver mais questões do que para as outras disciplinas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Ana Luiza: A semana que antecedeu a prova foi bem movimentada e com compromissos inadiáveis. Tentei manter os estudos conforme possível e confiar no conhecimento que eu já havia construído durante o processo. O dia pré-prova foi bem mais tranquilo, consegui assistir as revisões de véspera do Estratégia, que são sempre excelentes.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Ana Luiza: A redação foi um grande diferencial para minha colocação nesse concurso. Tive estudos direcionados especificamente para essa etapa, e destaco três fatores essenciais na preparação: 1. Aprender sobre a estrutura de uma redação; 2. Estar atento às atualidades e ao repertório para embasar seus argumentos na redação e 3. Conhecer a banca e os temas que ela costuma abordar.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Ana Luiza: Considero que minha trajetória com os concursos começou há cinco anos, desde o final da graduação. Considero que o principal erro foi não “saber estudar”. Eu tinha uma “bagagem” boa de aprendizado durante a graduação, mas quando comecei não sabia organizar um plano de estudos ou fazer um estudo direcionado para a banca que eu iria prestar. Ter persistido considero que foi um grande acerto, pois todo concurseiro aprende muito durante a trajetória, e o Estratégia Concursos com certeza ajudou no aprendizado. Os pdfs são excelentes e já ajudam muito a direcionar os estudos, além de todos os vídeos sobre como organizar o próprio plano de estudos e dicas de quem já foi aprovado.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Ana Luiza: Sim, a vontade de desistir é constante! Durante a trajetória de concurseiro nos deparamos com muitas dificuldades, abdicações e também resultados “na trave”. Não é fácil ver que chegou tão perto de conquistar um sonho mas acabou falhando. No entanto, isso também pode servir como motivação para seguir, pensando pelo lado de que está cada vez mais perto da sonhada aprovação. Assistir os vídeos de entrevistas com aprovados do Estratégia Concursos foi algo que ajudou muito. Percebi que não estava sozinha, que todos temos esses momentos de altos e baixos, que cada concurso é uma oportunidade diferente. O importante é persistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ana Luiza: É preciso começar e respeitar nossa curva de aprendizado. No início é normal ter dificuldade em se concentrar ou não saber quais estratégias de estudo funcionarão para você, por exemplo. Concursos envolvem habilidades que podem ser desenvolvidas e uma base de conhecimento que pode ser construída, fatores colaboram para resultados cada vez melhores. Persistência é a chave.