Aprovado em 12° lugar no concurso TRT-8 para o cargo de Analista Judiciário - Área Judiciária
Concursos Públicos
“Tenha em mente que a trajetória tem início, meio e fim e quanto mais esforços você dedicar ao seu objetivo, mais perto da aprovação você estará. Seja obcecado por atingir a sua meta e faça disso um propósito de vida, mas não esqueça de aproveitar o seu tempo de descanso.”
Confira nossa entrevista com Lucas Lôla Ladislau, aprovado em 12° lugar no concurso TRT-8 para o cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo(a). Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Lucas Lôla Ladislau: Sou formado em Direito, tenho 28 anos e minha cidade natal é Belém/PA.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Lucas: Já entrei na faculdade pensando em estudar para concurso, mas somente coloquei o plano em prática após concluir o bacharelado. Vários fatores fizeram com quem eu tomasse essa decisão, como: estabilidade financeira, perfil pessoal e profissional e jornada fixa de trabalho.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Lucas: Sim, trabalhava de 8h às 17h. Para conciliar eu estudava de 19h às 00h e dois turnos aos finais de semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Lucas: Já fui aprovado para Analista Judiciário – Área Judiciária do TRT8 (12ª colocação), Analista Jurídico do MP/PA (29ª colocação) Analista de Procuradoria – PGE/PA (42ª colocação). Pretendo continuar estudando para carreira de Procurador do Estado.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Lucas: Sempre tentava conciliar, saía aos finais de semana, ao menos, um dia. No pós-edital acordava cedo para cumprir a carga horária e após concluir o planejamento diário normalmente saía com a namorada, amigos ou familiares.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Lucas: Sim, os meus amigos e familiares buscavam não interromper o tempo de estudo e me davam suporte emocional e financeiro quando necessário.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Lucas: Para o último concurso, estudei por volta de 5 meses. Antes disso, já estudava focado por volta de 3 anos.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Lucas: Estudava majoritariamente por PDFs, mas nas matérias que eu tinha dificuldade estudava por videoaula. As vantagens do PDF é a rapidez na leitura e abordagem completa dos assuntos, enquanto que a vantagem das videoaulas é a didática do professor para descomplicar assuntos que não foram internalizados por meio das videoaulas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Lucas: Pela internet.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Lucas: O diferencial encontrado nos materiais do Estratégia é pode encontrar tudo o que é necessário em uma preparação para concursos em um só lugar.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Lucas: Sempre gostei de estudar várias matérias no mesmo dia, estudava 2 matérias novas que ainda não tive contato antes, fazia revisão de outras 2 matérias diferentes, ainda estudava lei seca e exercícios todos os dias. Por volta de 4h líquidas de estudo, mas isso variava bastante.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Lucas: Fazia revisões diárias por meio dos grifos dos matérias. Na minha percepção, os exercícios e a lei seca também são formas de revisar.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Lucas: Importância máxima, fiz mais de 12 mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Lucas: Raciocínio lógico, Direito Financeiro e Português. Utilizei videoaulas para superá-las ao invés de PDFs.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Lucas: Na semana que antecedeu a prova fiz somente revisões e no dia pré-prova fiz revisão de legislações muito específicas que foram úteis somente nesse concurso.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Lucas: Passei por volta de 4 meses fazendo uma questão discursiva por semana. Na minha opinião, a prova discursiva é a fase mais decisiva do certame. No concurso em que foi aprovado corrigiram 800 redações, mas somente por volta de 200 candidatos obtiveram a nota acima da mínima.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Lucas: Um dos principais erros iniciais foi fazer resumo completo de todas as matérias por escrito à caneta. Já um dos principais acertos foi, desde o início, resolver questões praticamente todos os dias.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Lucas: Não, nunca pensei nessa possibilidade.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Lucas: Tenha em mente que a trajetória tem início, meio e fim e quanto mais esforços você dedicar ao seu objetivo, mais perto da aprovação você estará. Seja obcecado por atingir a sua meta e faça disso um propósito de vida, mas não esqueça de aproveitar o seu tempo de descanso.