Aprovada em 2º lugar (CR) no concurso TRT-8 para o cargo de Analista Judiciário - Área: Judiciária
Concursos Públicos
“[…] Invista nos seus estudos, foque em um bom material, evite comparações, pois cada um tem sua trajetória e seu próprio tempo. Estude que no final de tudo vai valer muito a pena.”
Confira nossa entrevista com Erlane Cunha Lavor, aprovada em 2º lugar (CR) no concurso TRT-8 para o cargo de Analista Judiciário – Área: Judiciária:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Erlane Cunha Lavor: Sou formada em Direito, tenho 33 anos e sou de Santarém/PA.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Erlane: Minha trajetória de concursos é longa. Iniciei meus estudos focada nas carreiras de nível médio, minha primeira aprovação foi para o cargo de Agente Censitário Supervisor do IBGE em 2010.
Em 2012 fui aprovada em para Assistente em Administração da Universidade Federal do Oeste do Pará.
Em 2018 fui aprovada em 6º lugar no concurso do Ministério Público da União – MPU, para o cargo de Técnico do MPU/Administração.
Em 2019 fui aprovada em 3º lugar para Auditora da Universidade Federal do Pará e do Instituto Federal do Pará. Nesse mesmo ano obtive aprovação em 13º lugar para Analista do Direito do MP de Contas do Estado do Pará.
Em 2020 fui aprovada para Analista Judiciário – Área Judiciária do TJ/PA.
Em 2023 fui aprovada em 3º lugar para o cargo de Oficial de Justiça Avaliador Federal do TRT8.
Meu grande fator motivacional desde o início foi para mudar minha realidade, conseguir estabilidade e melhoria financeira.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Erlane: Conheci o Estratégia quase contemporaneamente a sua criação, e posso dizer que foi o momento da grande virada de chave nos meus estudos para concursos públicos, pois foi quando pude realizar o estudo ativo de forma eficaz, os PDFs são fundamentais e a qualidade excepcional.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Erlane: No pré-edital adoto o estudo por ciclo no meu plano de estudos e no pós-edital gosto do estudo por metas de revisão, neste ponto o passo estratégico é uma mão na roda e auxilia a identificar os assuntos mais relevantes para o concurso.
No ciclo pré-edital coloco todas as matérias do concurso atribuindo maior relevância as matérias com mais peso, e no pós edital reviso matéria por matéria do edital.
Sempre procurei fazer 4 horas líquidas por dia, no pós-edital o máximo que eu posso.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Erlane: Desde o início dos meus estudos sempre estudei e trabalhei. Minha estratégia sempre foi utilizar as horas vagas, antes de ir para o trabalho, horário de almoço. Na época que fiz o concurso do MPU trabalhava 8 horas diárias, e fazia faculdade de Direito à noite, eu estudava nos intervalos da faculdade, inclusive em sala de aula levava meu PDF do estratégia impresso para ler, rsrs.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Erlane: Os PDFs foram as ferramentas que eu mais utilizei. As videoaulas sempre utilizei para os assuntos que não consigo compreender. O passo estratégico no pós-edital utilizei para revisão.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Erlane: Durante minha trajetória nunca parei completamente de estudar, mas para meu último concurso estudei direcionada por cerca de 3 meses. Para manter a disciplina foquei meu tempo livre nos estudos, acordava mais cedo que o habitual para obter mais tempo antes de ir para o trabalho.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Erlane: As minhas dificuldades sempre foram em torno de matemática e raciocínio lógico, neste ponto, as vídeo aulas são fundamentais para auxiliar na compreensão da matéria.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Erlane: Estudo dos resumos que construí durante a preparação a partir dos PDFs sempre foi minha principal estratégia, e também a resolução de questões e o uso do passo estratégico.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Erlane: Utilizarei o espaço para elogiar o curso de discursivas do Estratégia Concursos, pois em todos os concursos com prova discursiva que fiz utilizei o material do Estratégia, e posso dizer que sempre foi o melhor investimento da vida. No concurso do MPU para a prova de Analista Processual o tema foi exatamente um tema já trabalhado no curso, lembro que tirei 36.40 de 40 pontos. No concurso do MPC/PA tirei 99.83 na peça técnica de 100, no concurso da UFPA para Auditor fiz 19.50 de 20, no TJPA 25.84 de 30, no TRT8 fiz 8.30 de 10. Eu recomendo para todos os meus amigos os cursos de discursivas do Estratégia Concursos, de preferência com correção.
A rotina que utilizei para as provas discursivas foi de incluir aos finais de semana o estudo do PDF e a resolução dos temas propostos, no pós-edital eu buscava todos os dias escrever sobre temas passíveis de cair na prova.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Erlane: O apoio familiar sempre foi de suma importância, posso citar minha irmã como minha principal incentivadora, foi por meio dela que iniciei no mundo dos concursos públicos, hoje ela é PRF também graças ao material do Estratégia Concursos.
Não tenho filhos, e ainda não sou casada, meus amigos sempre me deram muita força.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Erlane: nem acreditei, rsrs, foi uma sensação de felicidade imensa.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Erlane: Sim, ano passado quando vi o vídeo com o show do Skank fiquei pensando o quanto eu queria estar lá participando, mas jamais pensei que teria o privilégio de ser convidada.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Erlane: Meu principal erro foi a falta de foco em determinada carreira, pois já estudei para concursos sem nenhum tipo de correlação, desde auditor, tribunais, polícia, banco rsrs.
Meu principal acerto foi investir no estudo ativo por meio do material do Estratégia Concursos e a construção dos meus resumos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Erlane: Desistir nunca foi uma opção, mas já tive muitos momentos de desânimo, principalmente, dúvidas quanto à capacidade de conseguir a aprovação. Diria para minha versão de 5 anos atrás para não duvidar do meu potencial, ser menos ansiosa e não desanimar.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Erlane: Concurso é de fato uma “bola de neve”, quando você acumula conhecimento a aprovação é só uma questão de tempo e paciência. Invista nos seus estudos, foque em um bom material, evite comparações, pois cada um tem sua trajetória e seu próprio tempo. Estude que no final de tudo vai valer muito a pena.