Aprovado em 1° lugar no concurso TRT-14 para Técnico Judiciário - Área Administrativa (CR)
Concursos Públicos
“Para os que estão iniciando a trajetória é muito importante dar os primeiros passos, independente dos resultados, e permanecer constante nos estudos […]”
Confira nossa entrevista com Dailton Albres Martins, aprovado em 1° lugar no concurso TRT-14 para Técnico Judiciário – Área Administrativa (CR):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Dailton Albres Martins: Ensino médio, 26 anos e São Luiz Gonzaga-RS
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Dailton: Após a conclusão do ensino médio, eu não possuía condições de ingressar no ensino superior, então a única alternativa era estudar para concurso público, foi quando obtive minha primeira aprovação aos 18 anos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Dailton: Sim, trabalho durante o horário comercial e estudo durante a noite.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Dailton: Fui aprovado aos 18 anos na Escola de Sargentos das Armas, e desejo continuar estudando para concursos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Dailton: Durante a preparação para os concursos da área trabalhista foi imersão total nos estudos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Dailton: Sim, sempre me entenderam e me apoiaram a continuar estudando.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Dailton: Foram 8 meses de preparação para os concursos de Tribunal Regional do Trabalho, entretanto já estava estudando as matérias básicas há um bom tempo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Dailton: As matérias novas eu utilizei as videoaulas para aprender com o professor, e as matérias que eu já havia estudado eu utilizava o curso em PDF.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Dailton: Desde o início da minha trajetória como concurseiro eu já tinha referência que o estratégia era o melhor curso preparatório para concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Dailton: A diferença é que os cursos do Estratégia são completos, com diversas ferramentas de estudos, além das diversas aulas ao vivo (hora da verdade, preparação turbo e revisão de véspera) no YouTube como forma de revisão.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Dailton: Eu utilizava os resumos e mapas mentais do Estratégia para revisar.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Dailton: Com uma base boa de conhecimento nas matérias, as questões são de extrema importância para fixação da matéria e uma ótima ferramenta como forma de revisão, bem uma ótima forma de você conhecer a linha de cobrança da banca do seu concurso.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Dailton: Direito do trabalho e Processo do trabalho, no início parecia que eu nunca aprenderia a matéria, entretanto com a persistência e constância consegui assimilar o conteúdo.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Dailton: Na semana pré prova, eu realizei apenas revisões das matérias, através dos diversos resumos e mapas mentais que o Estratégia disponibiliza na sua plataforma.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Dailton: O principal erro, no início dos estudos, foi querer fazer concursos de áreas diversas. Para os que estão iniciando devem escolher uma área que você se identifica e seguir estudando independente das adversidades.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Dailton: Sim, pois a parte psicológica influencia o seu rendimento nos estudos, e sempre haverá os dias nublados que irão te fazer pensar em desistir, todavia, é importante seguir estudando, independente das adversidades e frustrações, com foco total no seu objetivo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Dailton: Para os que estão iniciando a trajetória é muito importante dar os primeiros passos, independente dos resultados, e permanecer constante nos estudos, pois depois de um tempo você vai evoluindo e consegue assimilar a matéria e começa a ganhar confiança para se manter firme nessa caminhada até a aprovação.