Aprovada no concurso TRE TO
“Tenha planejamento, objetivos, metas. Deixe esse plano e suas etapas concluídas sempre à vista. É motivador quando conseguimos concretizar algo que planejamos”.
Confira nossa entrevista com Suzana Kafurety Santos Prado, aprovada em 5º lugar para Técnico Judiciário no concurso do TRE TO:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Suzana Prado: Tenho 34 anos, nasci em Ipuiuna (MG). Sou formada em Educação Física, área na qual trabalhei por 10 anos. E sou graduanda em Ciências Contábeis.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Suzana: A convivência com uma pessoa pessoa próxima que era concursada me fez enxergar o quão bom era a estabilidade e previsibilidade financeira.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Suzana: Eu trabalhava das 16:00 às 21:00 como instrutora em uma academia de ginástica e mais 2 horas por dia, em média, como Personal Trainer.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Suzana: Dentro das vagas ainda não fui aprovada em nenhum concurso, mas fui nomeada no TRE-TO, prova que fiquei em 5° lugar. E fui nomeada no TRT6, prova que fiquei em 95°. Ambas como Técnica Judiciária. Há um concurso em andamento, TJ-TO, três vagas para Analista Contador/Distribuidor, que estou em 4° lugar, mas ainda há fase de recursos. Pretendo continuar estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Suzana: Eu evitava sair, pois finais de semana e feriados eram os melhores dias pra estudar.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Suzana: Sou solteira, sem filhos. Minha família e amigos me apoiaram e entenderam a minha ausência. Minha mãe me apoiou muito, pois me deu emprego! Rs. Trabalhei e morei na academia dela durante todo o período de estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Suzana: Comecei a estudar em março de 2017 e parei em janeiro de 2019 (1 ano e 10 meses). Para o TRE-TO estudei por 9 meses, pois a prova foi em dez/2019. Fazer inscrições em provas, ter datas, editais abertos eram a maior motivação para manter a disciplina.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Suzana: Apenas PDF. Não usei outros livros. Videoaulas apenas nos momentos que eu não estava sentada rs (arrumando casa, lavando louça, fazendo academia, banho etc).
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Suzana: Indicação de amigos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Suzana: Nunca estudei por outro material.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Suzana: A meta era estudar 5 blocos de 50 minutos ao dia, totalizando 4:10 líquidas. Esse era o mínimo. Quando eu não conseguia, tinha que repor.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Suzana: Revisava pelas questões do PDF (selecionava algumas) e fazia caderno de questões em site de questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Suzana: Resolver questões era o momento mais importante, pois dava pra mensurar o quanto entendeu e evoluiu na matéria. Não tenho a menor ideia do número de questões haha. Além das questões dos PDFs e do site de questões, eu imprimia muitas provas para simular o dia da prova (quando a prova estava perto e eu já havia fechado o edital).
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Suzana: Eu tenho dificuldade em Português. Ainda não superei. Dediquei mais tempo à matéria, testei a metodologia de quatro professores e resolvi muitas questões. Isso fez toda a diferença e foi meu diferencial nas provas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Suzana: No período pré-prova sou o tipo que quer ver e decorar o máximo de coisas possíveis, então só parava os estudos para dormir e fazia as refeições assistindo à revisão de véspera.
Estratégia: Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Suzana: As discursivas do TRE-TO e TRT6 foram sobre tema genérico, então me preparei entendendo/decorando algumas informações-chaves que poderiam ser usadas em vários temas, além de praticar muito, é claro. No TJ-TO, foram 3 questões sobre tema específico, então, como minha preparação foi curta (2 meses), a única coisa que eu fiz foi rezar pra cair algo que eu sabia. Aconselho que treinem muito para a discursiva! E vou seguir meu conselho!
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Suzana: O principal acerto acredito que tenha sido ler, entender e esquematizar muito bem os editais e, assim, conseguir ter estratégia pra pontuar melhor nas provas. “Perder tempo” estudando editais também permite conciliar várias provas sem perder o foco no que interessa, sem dar muito importância a matérias de pouco peso, etc.
Os erros:
1- pensamento de curto prazo. Esquecer dos objetivos de longo prazo sempre causava desânimo.
2- não “passar o olho” no PDF inteiro antes de iniciar leitura também causava desânimo, sono, cansaço.
3- parar de estudar por um tempo. Não ter constância prejudicou, atrasou e me fez esquecer dos meus objetivos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Suzana: Nunca pensei em desistir. Só parei de estudar porque o dinheiro para bancar minhas provas havia acabado mesmo. Em 2019, fui morar em SP, voltei a trabalhar como Personal Trainer, tinha planos de voltar a estudar mas não conseguia colocar em prática. Em 2021, o TRE-TO me nomeou. Em 2022 consegui voltar a estudar (antes das Eleições rs) e obtive êxito no TJ-TO. Em 2023, o plano é voltar a estudar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Suzana: Tenha planejamento, objetivos, metas. Deixe esse plano e suas etapas concluídas sempre à vista. É motivador quando conseguimos concretizar algo que planejamos. Sentir-se capaz de aprender e de superar obstáculos é o que torna a trajetória de estudos mais desafiadora e interessante.