Aprovado em 1º Lugar no concurso TRANSPETRO para Técnico de faixas de dutos - Polo Goiás
Concursos Públicos“Antes do Estratégia estudei com apostila de banca de jornal, o conteúdo era muito raso, um verdadeiro “Frankenstein” de materiais”
Confira nossa entrevista com Vítor Hugo Coimbra Nunes da Rocha Peixoto aprovado em1º Lugar no concurso TRANSPETRO para Técnico de faixas de dutos – Polo Goiás:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Vítor Hugo Coimbra Nunes: Meu nome é Vitor Hugo Coimbra Nunes da Rocha Peixoto, sou Técnico em Edificações, tenho 29 anos e sou natural de Brasilândia de Minas.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Vítor Hugo: Tive muita dificuldade na faculdade federal, reprovei em várias matérias o que me gerou um pouco de frustração. Então passar em um concurso era uma alternativa para conseguir pagar uma faculdade particular.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Vítor Hugo: Sim. Aproveito os finais de semana. Na reta final separava duas horas antes do trabalho para estudar. E sempre tenho um material de aula baixado no celular para aproveitar momentos ociosos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Vítor Hugo: TRANSPETRO – Técnico de Faixas de Dutos, 1º Lugar;
CEMIG – Técnico em Projetos e Obras, 6º Lugar;
CODHAB – Técnico em Edificações, 8º Lugar;
CBMMG – Soldado 2ª Classe;
MGS – Técnico em Edificações, 1º Lugar;
SAAE Itabira – Técnico em Edificações, 1º Lugar;
Pref. Santa Bárbara – Técnico em Edificações, 1º Lugar;
Pref. Curvelo – Fiscal de Obras;
UFVJM – Engenheiro Civil, 4º Lugar;
Pref. Unaí – Engenheiro Civil, 3º Lugar.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Vítor Hugo: Durante a preparação desativei minhas contas nas redes sociais, saí de grupos do WhatsApp, parei de beber bebidas alcoólicas e evitei grandes eventos. Considero que tudo isso, naquele momento, me tomava muito tempo e energia.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Vítor Hugo: Sim, tenho muitos familiares concursados, então as pessoas à minha volta entendiam a situação. O principal apoio foi financeiro e emocional por parte dos meus pais, que eram um porto seguro nas dificuldades. Além da minha esposa, à época namorada, que compreendia a minha ausência para estudar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Vítor Hugo: Cerca de 1 mês, pois os 4 meses anteriores estava estudando para outro concurso. Como eu tinha pouco tempo de estudo, travei a meta de resolver todas as provas anteriores da banca, para o mesmo cargo, até a data da prova. Nisso percebia minhas dificuldades e procurava no material do Estratégia conteúdo voltado para o tema.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Vítor Hugo: Utilizei muito videoaulas de português, escutava principalmente no transporte para o trabalho. E o conteúdo específico foi praticamente em PDF, pois tenho mais facilidade em concentrar durante a leitura.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Vítor Hugo: Anúncios na internet.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Vítor Hugo: Antes do Estratégia estudei com apostila de banca de jornal, o conteúdo era muito raso, um verdadeiro “Frankenstein” de materiais. Assim, durante o estudo percebia que o que eu tinha de mais valioso, o tempo, estava sendo perdido. E, por fim, não fui bem na prova.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Vítor Hugo: Sim, fui aprovado no Banco do Brasil para o cadastro de reserva, fiquei em 93º e chamaram até o 25º classificado.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Vítor Hugo: Sim. Sempre senti que o material realmente estava voltado para a prova. Isso me dava ânimo, por exemplo, de fazer leituras curtas quando tinha de 20 a 40 minutos disponíveis, pois sabia que naquele tempo eu conseguiria aprender algo, ou pelo menos revisar, e não seria um tempo perdido.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Vítor Hugo: No geral conseguia estudar 2 horas líquidas durante a semana e 4 a 6 horas nos finais de semana e feriados. Eu sempre começava a estudar alguma matéria e gastava o tempo que eu entendesse que estava absorvendo o conteúdo. Já estudei o dia todo alguma matéria e outras que eu não estava aberto a absorver naquele dia forçava pelo menos 30min de leitura ou videoaula e pulava para a próxima, esses 30 min podem parecer pouco, mas preparava meu cérebro para tempos maiores com aquele conteúdo em outra data.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Vítor Hugo: Principalmente pelo PDF de resumo das aulas do Estratégia. São muito objetivos e os mapas mentais auxiliam muito a recordar os principais pontos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Vítor Hugo: Muito importante. Acredito que dedicar no mínimo 30% do seu tempo de estudo para resolver questões desenvolve seu cérebro para ficar mais atento nos conteúdos mais cobrados durante as viídeoaulas e leituras.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Vítor Hugo: Informática. Fazia, por dia, um mínimo de 10 questões no banco de questões do Estratégia com os filtros voltados para as questões da banca. Geralmente na data da prova eu já tinha zerado as questões da banca.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Vítor Hugo: Estudei muito os mapas mentais e resumos das aulas. Fazia alguma atividade física no final do dia para conseguir dormir mais rápido e acordava cedo para focar nos estudos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Vítor Hugo: Acerto: ficar simulando a resolução da prova.
Erros: estudar muito cansado, nessas situações é melhor dormir.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Vítor Hugo: Sim. Minha motivação foi olhar para meu contracheque e pensar que eu posso ganhar mais.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Vítor Hugo: Foque em um concurso dos sonhos e durante seus estudos faça outras provas, você pode passar em outro que seja até melhor.
Para passar em concurso você tem que aprender a fazer prova. Não imagine que você não vai ser tão bom quanto tantas pessoas que têm formações invejáveis, a maioria delas já está empregada e não tem tempo para se preparar para a prova.
Todo mundo que não desiste vai passar algum dia, hoje você precisa acreditar nisso. Depois de um tempo você vai entender e não tem outra forma de você entender isso hoje, a não ser tendo fé.