Aprovado em 18° lugar no concurso TJ-RN para AJ - Apoio Especializado - TI - Análise de Sistemas (Natal)
Concursos Públicos
“Faça o possível para comprar um curso preparatório sério, que te oriente, que tenha ótimos materiais de estudo e professores que saibam transmitir o conhecimento […]”
Confira nossa entrevista com Moaberdã Gomes Freire, aprovado em 18° lugar no concurso TJ-RN para o cargo de AJ – Apoio Especializado – TI – Análise de Sistemas (Natal):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Moaberdã Gomes Freire: Sou graduado em Ciência da Computação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Especialização em Tecnologia da Informação Aplicado a Área Jurídica, IMD/Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tenho 37 anos e moro em Monte Alegre/RN.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Moaberdã: Na verdade, não estava estudando para concursos. Vi a oportunidade no concurso do TJ-RN porque é muito raro nos editais disponibilizar uma quantidade de vagas tão expressiva na área de TI.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Moaberdã: Atualmente ocupo um cargo efetivo na prefeitura da minha cidade que não tem relação com minha área de formação. Tentava sempre estudar à noite o máximo de horas que conseguia. Era cansativo, mas desistir jamais.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Moaberdã: Esse foi o primeiro concurso em que fui aprovado desde o último que prestei há 15 anos. Meu cargo atual é agente de endemias na cidade de Monte Alegre/RN. Caso eu seja nomeado, provavelmente, estudar para um novo concurso não será uma prioridade.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Moaberdã: Sempre separava um tempo para sair com minha esposa aos fins de semana. Isso me ajudava a relaxar mais e renovar as energias para mais uma semana de trabalho e estudos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Moaberdã: Minha esposa sempre me incentivava. Sem ela, essa jornada seria mais difícil.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Moaberdã: Estudei somente 3 meses. Desejava ter estudado mais. Não deu para ver todo o conteúdo do edital nesse tempo. Foco, apoio da minha esposa e vontade de assumir um cargo na minha área de formação, foi o que me levou a conseguir ir até o fim.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Moaberdã: Estudei pela Trilha Estratégia, seguindo suas orientações. Estudando preferencialmente pelos PDFs. A Trilha me ajudou a direcionar os estudos de forma mais eficiente.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Moaberdã: Conheci o Estratégia pelas aulas gratuitas no Youtube.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Moaberdã: A Trilha Estratégia é fantástica, com certeza foi por causa dessa ferramenta que consegui estudar o necessário em 3 meses. As aulas de português direcionado à banca FGV lecionadas pela professora Adriana foi outro diferencial.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Moaberdã: Segui a Trilha Estratégia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Moaberdã: Sempre fazia revisões e simulados no tempo que a Trilha Estratégia orientava.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Moaberdã: Não lembro quantas questões eu fiz. Mas foi importantíssima a resolução de questões para fixar o conteúdo estudado.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Moaberdã: Minha dificuldade foi mais nas disciplinas do regimento interno. Tentei assimilar o máximo que consegui, mas não dei muita prioridade porque eram somente 10 questões na prova.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Moaberdã: Na semana antes da prova eu tentei focar mais nas revisões e exercícios. No dia da prova só relaxei a mente até o horário da prova.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Moaberdã: Foram duas questões discursivas. Eu estava muito inseguro com os temas que poderiam cair, mas graças a Deus deu tudo certo, consegui fazer 23 pontos de 30. Meu conselho é, não esqueça de se preparar para a prova discursiva, ela é o divisor de águas na aprovação em concurso.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Moaberdã: Meu principal erro foi começar a estudar somente 3 meses antes da data de aplicação da prova. Meu melhor acerto foi assinar a assinatura Premium.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Moaberdã: Sim, mas tive minha esposa que não me deixou desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Moaberdã: Faça o possível para comprar um curso preparatório sério, que te oriente, que tenha ótimos materiais de estudo e professores que saibam transmitir o conhecimento. Isso vai fazer uma grande diferença na sua trajetória até a aprovação.