Aprovada em 1° lugar no concurso TJ-RN para o cargo de Analista Judiciário - Tecnologia da Informação
Concursos Públicos
“Acredito que o realizar um aprendizado superficial dos conteúdos e depois aprofundar, pode trazer benefícios mais rápidos que querem aprender sobre tudo no primeiro momento […]”
Confira nossa entrevista com Leticia de Cassia Santin, aprovada em 1° lugar no concurso TJ-RN para o cargo de Analista Judiciário – Tecnologia da Informação:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Leticia de Cassia Santin: Sou formada em Ciência da Computação, 31 anos, nasci em uma cidade no interior do Paraná: Abatiá.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Leticia: Na minha família há muitos casos de funcionários públicos, minha mãe, por exemplo, já trabalhou na área da saúde e, atualmente, é professora.
Logo que me formei, meu salário era baixo e via, nos editais, uma chance de ganhar 3x mais do que ganhava como recém-formada.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Leticia: Sim. Conciliava acordando mais cedo e estudando antes de iniciar o expediente, nos dias que trabalhava remoto, e assistindo às videoaulas no trajeto até a empresa.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Leticia: TJRN/ analista judiciário – apoio especializado – tecnologia de informação – análise de sistemas / 1º (objetiva + discursiva) –
DPE-RS / analista – área de apoio especializado – tecnologia da informação – desenvolvimento de sistemas / 1º (objetiva + redação)
BRDE / analista de sistemas – subárea ciência de dados / 5º
CIGA-SC / cargo: 01 – analista de sistemas / 2º
SERPRO / analista – especialização: tecnologia / dentro das vagas.
Pretendo continuar estudando. Meu foco está no cargo de Auditor – TI.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Leticia: Não atrapalhou muito, pois não tenho muita rotina de sair com os amigos e família. Quando havia algum convite, eu aceitava, pois era mais uma forma de distração.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Leticia: Sim, minha esposa compreendeu qual o meu objetivo e fez tudo que podia para me auxiliar nos estudos. Contribuiu para que eu mantivesse os pés no chão, não pirasse e me incentivava quando eu queria desistir.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Leticia: Especificamente para esse: três meses (tempo entre a publicação do edital e a prova).
Minha disciplina para esse concurso, em específico, foi porque fiquei muito empolgada com a viagem para Natal. Primeira vez no Nordeste do país. Não queria chegar lá e ser desclassificada, rs.
Brincadeiras a parte, eu utilizava a Trilha Estratégica o que me fez ter um prazo para executar as tarefas, dessa forma mantive a disciplina.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Leticia: Como tenho a Assinatura Vitalícia, fiz uso do pacote específico para o cargo, da Trilha Estratégica, curso exclusivo de português para a banca FGV (da prof. Adriana Figueiredo) e videoaulas de assuntos que não domino.
Só vi vantagens, pois possuía um bom arsenal de conteúdo e estava dependendo mais de mim (e de tempo) para utilizá-lo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Leticia: Conheci a partir de um colega que já estudava há um tempo para concursos. Ele elogiava muito os PDF do Estratégia. Inclusive, ele me incentivou a comprar a Assinatura Vitalícia (em 2019).
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Leticia: Sim, cheguei a estudar por outro cursinho, comprei um curso específico de outro cursinho também. Não cheguei a me incomodar com eles. Porém, via no Estratégia uma curadoria melhor dos assuntos abordados.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Leticia: Sim, fiz vários. Aprovada na empresa que trabalho agora.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Leticia: Encontrei muita informação e foco no conteúdo, isso me deu outra mentalidade para estudar. Os Mapas Mentais e resumos, facilitaram muito em revisões de matéria.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Leticia: Eu não criei um plano de estudos, utilizei a Trilha Estratégica específica do cargo. Durante a semana, estudava duas horas e respondia questões a cada tempinho disponível. Fins de semana, fazia simulados com provas anteriores e os disponibilizados pelo Estratégia (Mesmo não sendo específicos para o concurso/cargo).
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Leticia: Fiz meus próprios resumos ou utilizei os resumos e Mapas Mentais disponíveis.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Leticia: Muito importante, ainda mais para entender o formato que a banca avaliadora cobra as questões. Não lembro quantas fiz.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Leticia: Tive bastante dificuldade para entender o Português da FGV, porém o curso exclusivo da prof. Adriana me ajudou muito.
Na área de TI, tenho dificuldade em disciplinas relacionadas a infraestrutura ou assuntos afins, as videoaulas foram muito importantes para adquirir conhecimento.
Em nenhum dos casos eu superei…rs. Mas estou confiante no processo.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Leticia: Assisti aos vídeos de Revisão de Véspera.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Leticia: A discursiva foi mais tranquila do que eu esperava. Foquei em criar meus textos sobre os assuntos. Acredito que auxiliou muito na hora de responder às questões.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Leticia: O meu maior acerto foi não me cobrar tanto para fechar o edital, e sim me cobrar para entender o assunto e como a banca cobra o assunto.
O erro foi não estudar, mesmo que superficialmente, algumas tecnologias (pois não houve tempo hábil até a prova).
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Leticia: Sim, com certeza, sempre vem o pensamento que não vale a pena “perder” tempo estudando.
O que me motivou (e motiva) a seguir é uma frase que levo pra vida: “Sacrifícios são temporários, benefícios são permanentes.”
Com isso em mente, vejo benefícios do que aprendo em resultados de outros concursos e até no meu trabalho do dia a dia.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Leticia: Acredito que o realizar um aprendizado superficial dos conteúdos e depois aprofundar, pode trazer benefícios mais rápidos que querem aprender sobre tudo no primeiro momento.
Quando vier a vontade de desistir, lembre-se que: Sacrifícios são temporários, benefícios são permanentes.